Conecte-se Conosco

JUSTIÇA

Justiça prende vereador por compra de votos no Pará

Publicado

em

Fonte/Foto: Ze Dudu

A Polícia Civil de Canaã dos Carajás, em diligência do delegado Gabriel Henrique Alves Costa, cumpriu hoje (13) Mandado de Prisão Preventiva contra o vereador do município, Sr. Zilmar Costa Aguiar Júnior, 40 anos, conhecido como Júnior Garra (PR), eleito em 2016 com 1.183 votos. A prisão foi decretada pelo juiz eleitoral Lauro Fontes Júnior em decisão no processo eleitoral número 70662019 impetrado pelo Ministério Público Eleitoral de Canaã dos Carajás.

Segundo o magistrado, ficou comprovado nos autos que o vereador Júnior Garra comprou votos para se eleger nas eleições de 2016. Depois, quando denunciado, tentou coagir testemunhas ameaçando-as.

No momento de sua prisão foram encontradas armas de fogo na residência do vereador. Ele foi encaminhado para a Comarca de Parauapebas, onde passará por exame de corpo de delito e Audiência de Custódia, às 14 horas no Fórum do município.

As Fontes são do site Ze Dudu

TCM /PA

TCM inicia campanha de doação de brinquedos organizada por servidores

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: TCM /PA

Servidores do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCMPA) iniciaram, voluntariamente, na manhã desta terça-feira (03), a XXVIII Campanha Faça uma Criança Sorrir Neste Natal, organizada pelo grupo Acolher que realiza a entrega de presentes para crianças moradoras de bairros periféricos do entorno da Corte de Contas. Os primeiros postos de entrega visitados foi a Escola Municipal Professor Nelson Ribeiro, no bairro do Telégrafo, e na Unidade de Educação Infantil do bairro da Sacramenta (UEI). 

A presença do Papai e Mamãe Noel causou muita agitação entre as crianças que, segundo a direção dos espaços visitados, aguardam ansiosas o ano inteiro a chegada do mês do natal para verem de perto o Noel. “Ano passado, após a visita do Papai Noel e da equipe do TCM, nós ficamos esperando pelo próximo ano, pois é uma grande satisfação recebê-los aqui e tudo o que vem junto: amor, esperança e caridade”, disse, emocionada, Juliana Paixão, Coordenadora da escola Prof. Nelson Ribeiro.

A Coordenadora da UEI Sacramenta, Rosângela Rabelo, agradece a vinda do Tribunal e fala sobre a renovação do pacto de generosidade estabelecido com esta ação: “O Grupo Acolher, formado pelos servidores do TCMPA, firma essa parceria conosco em prol das crianças que hoje estão transbordando de alegria”. A fala da coordenadora assemelha-se com o que é dito pelas crianças atendidas na ação, encantadas com a presença do Papai Noel. “Eu vi o Papai Noel e a Mamãe Noel e fiquei muito feliz. Eles me deram um presente. Eu gosto da minha escola e gosto do papai Noel.”, disse o aluno de UEI, Leandro Silva, 5 anos.

Até o dia 10 de novembro, a equipe de voluntários do TCM-PA realizará esta ação que vai beneficiar um total de, aproximadamente, duas mil e cem crianças. As próximas instituições a serem contempladas com o projeto são: UEI Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; Escola Santo Afonso; Escola Boca do Acre; Escola Ester Bandeira; Escola Isa Cunha; Escola Inês Maroja. No dia 09, penúltimo dia da ação, a entrega de brinquedos será realizada na própria sede do TCMPA, no bairro do Telégrafo.

Este já é o 28º ano em que os servidores do TCM-PA, atualmente articulados pelo grupo Acolher, se unem para realizar a ação voluntária, voltada às crianças de baixa renda das imediações do Tribunal. Na ação desta terça-feira, foram realizadas as entregas de brinquedos de 406 brinquedos.

Continue lendo

TCM /PA

TCM começou semana de capacitação no Marajó

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: TCM /PA

Os cursos e palestras destinados a gestores públicos e servidores municipais ocorrem até a próxima quinta-feira (5).

Conselheiros e equipe técnica do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) estão no Marajó para ministrar palestras e cursos para prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de câmaras municipais, vereadores e demais servidores municipais sobre diversos assuntos, entre eles, folha de pagamento, ICMS Verde, governança e direitos e deveres de conselhos municipais. 

As atividades fazem parte do projeto CAPACITação, iniciam nesta terça-feira (3) e ocorrem até a próxima quinta-feira (5), no Centro de Desenvolvimento e Educação Profissional (Cedep), em Breves. A iniciativa é realizada pela Escola de Contas Públicas do TCMPA, sob a direção geral do conselheiro vice-presidente, José Carlos Araújo.

Está é a sétima edição do CAPACITação em 2019, que está percorrendo todas as regiões do Pará levando orientação técnica para os prefeituras e câmaras de vereadores dos 144 municípios do estado.

Continue lendo

TCM /PA

Inscrições abertas para a II Caminhada do Ministério Público Contra a Corrupção

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: TCM /PA

No dia 15 de dezembro, o Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA), o Ministério Público de Contas dos Municípios do Pará (MPCM-PA), o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) realizarão a II Caminhada do Ministério Público Contra a Corrupção, que acontecerá no Parque Estadual do Utinga, em Belém. E o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCMPA) também é um dos parceiros nesta causa.

Para a segunda edição do evento, a organização dobrou o número de vagas, que agora conta com até 1 mil vagas. As inscrições podem ser realizadas no site www.even3.com.br/caminhada2mp/(link é externo) até o dia 9 de dezembro. Os inscritos deverão doar três kg de alimento não perecível – exceto sal – e levar até os postos de entrega dos kits da caminhada, entre os dias 10, 11, 12 e 13 de dezembro. Os alimentos arrecadados serão doados para três instituições de caridade de Belém e região metropolitana.

Com a iniciativa, os Ministérios Públicos  e o TCMPA objetivam aproximar e integrar os órgãos com a sociedade e, ainda, lembrar o Dia Internacional Contra a Corrupção, comemorado no dia 9 de dezembro. 

Caminhada Inclusiva
Este ano, a caminhada promoverá, também, a inclusão social. Nesse sentido, o objetivo é realizar um evento com a presença de pessoas com deficiência, bem como combater a exclusão da vida em sociedade.  Vale lembrar que, conforme determinação legal, 20% das inscrições serão destinadas para pessoas portadoras de deficiência.

Sobre o evento
A II Caminhada do Ministério Público Contra a Corrupção é um evento realizado pelos órgãos ministeriais do Estado, MPC-PA, MPCM-PA, MPPA, MPF e MPT, com a parceria de diversas instituições públicas e associações, dentre elas, AMPCON, AMPEP, ANPR, AGE, TCE-PA e TCM-PA.

Serviço
II Caminhada do Ministério Público Contra a Corrupção
Quando? Dia 15 de dezembro de 2019, às 7h30 da manhã
Onde? Parque Estadual do Utinga – Avenida João Paulo II, S/N – Belém/PA 
Concentração:  Estacionamento do IDEFLOR-BIO, localizado ao lado da entrada do Parque Estadual do Utinga
Qual a data da entrega dos kits da I Caminhada? Nos dias 10, 11, 12 e 13 de dezembro
Onde ficarão os postos de entrega de kits da caminhada? 
Servidores do MPC-PA, MPCM-PA, MPPA e MPF: Em seus respectivos órgãos 
Demais inscritos: Na sede do Ministério Público de Contas do Estado do Pará, Av. Nazaré, 766, das 8h às 18h.

Continue lendo

Facebook

Propaganda

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Corpes Digital