Conecte-se Conosco

CIDADE

Aluunos da Escola da Vida dos Bombeiros visitam a Transitolândia

Publicado

em

Rose Barbosa

Alunos do programa Escola da Vida do Corpo de Bombeiros do Pará visitam,esta semana Transitolândia,  espaço educativo instalado pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran),  no segundo piso do shopping localizado em Val-de-Cans. No total, 26 crianças puderam não aprender na prática quais as regras básicas para um trânsito seguro.

A Transitolândia foi reeditada pelo Detran no dia 25 do mês passado. Desde então, cerca de 300 crianças já passaram pelo espaço e aprenderam e receberam noções de segurança no trânsito. O  espaço criado pelo Detran objetiva orientar crianças em idade escolar sobre a rotina diária do trânsito. O projeto é um resgate do espaço educativo que já existiu no órgão tempos atrás.

A Transitolândia é uma iniciativa do departamento por meio da Coordenadoria de Educação de Trânsito/Escola Pública de Trânsito. Tem um espaço de 1.600 metros dotados de elementos que remetem a temática trânsito como semáforos, placas de sinalização, faixas de pedestre, veículos (carrinhos e caminhões), posto de gasolina, paradas de ônibus, incluindo o espaço voltado para pessoas com deficiência física.

Com os alunos do Programa Escola da Vida não foi diferente. Não esconderam o fascínio pelo espaço e gostaram de aprender de maneira divertida. “Eu estava ansioso para conhecer o espaço. Meu professor falou que a gente ia aprender muito sobre trânsito e agora estou vendo como andar de maneira segura e evitar acidentes”, disse João Pedro Jesus, de 12 anos. Assim como os demais colegas, ele experimentou a sensação de conduzir um veículo com responsabilidade.

Escola da Vida

 O programa é uma iniciativa do Corpo de Bombeiros do Pará e já existe há 25 anos. Tem 25 pólos sendo sete na Região Metropolitana de Belém. Além do bairro da Cremação, funciona em Icoaraci, Outeiro, Marituba, Cidade Nova, Mosqueiro e no Comando Geral da PM.

No total, 3. 200 alunos, entre 10 e 15 anos, participam do projeto sendo que do polo Cremação são 180. O projeto trabalha com temas transversais, que não fazem parte do currículo escolar, como é o caso do tema trânsito, educação sexual, ética e cidadania, entre outras.  “Nós fizemos essa parceria com o Detran para que os alunos aprendessem na prática como se comportar no trânsito. O órgão de trânsito está de parabéns. Nossos alunos aprenderam uma lição para a vida toda”, ressaltou o sargento Paulo Palmeira, sub-coordenador do programa.

“Aqui a criança aprende brincando. Desde cedo recebe orientações com responsabilidades que serão importantes para lhe acompanhar por toda a sua vida”, ressalta a coordenadora de educação de trânsito do Detran, Ermelinda Cantuária.

 

Continue lendo
Clique para comentar

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual