Conecte-se Conosco

EDUCAÇÃO

Mais de 10 mil alunos no 1º Desfile escolar de Icoaraci

Publicado

em

O primeiro dia de desfile escolar de Icoaraci ocupou a rua Manoel Barata.

 

As ruas do centro de Icoaraci ficaram lotadas para o primeiro dia da programação do tradicional Desfile Cívico Escolar, realizado na rua Manoel Barata e promovido pela Prefeitura de Belém por meio da Agência Distrital de Icoaraci (Adic). Nesta terça-feira, 4, desfilaram mais de 10 mil alunos de 26 instituições.

A programação se iniciou com o hasteamento do pavilhão nacional. Em seguida as escolas entraram na avenida. A Escola Professora Helena Antipoff abriu o desfile com 300 alunos. O diretor da escola, Gilmar Gomes falou da importância do evento. “O desfile é importante para o resgate da cidadania, homenageando a nossa pátria, mostrando para os alunos o que é cidadania, tanto para os mais novos quanto para aqueles que têm mais idade”.

No desfile, predominaram as mensagens de paz, preservação ao meio ambiente e respeito à diversidade, à cultura e à educação.

A aluna da Escola Municipal Professor Alfredo Chaves Estefany de Souza, de 12 anos, destacou a mensagem de paz que a escola apresentou. “Muito lindo isso, porque a nossa escola veio hoje aqui para transmitir para todos a importância da paz e que a violência não é uma coisa legal de se ver e nem ouvir”.

Além das escolas, outras instituições do distrito participaram da programação, como a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, que levou para a avenida um pelotão de 1.200 crianças. O pastor presidente da Assembleia de Deus em Icoaraci, Ary Gomes, falou da alegria da participação da igreja. “Nós estamos muito contentes de ter trazido essas crianças até o desfile, em clima de festa, pois estamos comemorando os 90 anos da nossa igreja em Icoaraci. E, é claro, nós estamos comemorando essa liberdade que existe na nossa nação. Graças a Deus a nossa nação é alegre, próspera e abençoada”.

Dez bandas animaram o desfile, se revezando ao longo da programação. Para o maestro da Banda Cavaleiros de Judá, William Duarte, a participação dos adolescentes e jovens nas bandas promove a inclusão social. “A Banda Marcial quer agradecer à Prefeitura e à Agência Distrital de Icoaraci por promover esse evento tão maravilhoso. Todo o esforço, todo trabalho com o tempo de ensaios é válido por tirar esses jovens da criminalidade, das drogas e de tudo que é ruim que acontece no país”.

Para o agente distrital Enivaldo Santana, o resultado do primeiro dia do desfile foi positivo. “O resultado foi maravilhoso. Eu só tenho a agradecer o apoio da Prefeitura de Belém, através do nosso prefeito Zenaldo Coutinho, que se esforçou ao máximo para a realização do desfile, a todos os diretores, professores e alunos das escolas pelo compromisso, à comunidade de Icoaraci, que compareceu em massa para prestigiar o evento, e a todos os servidores pelo envolvimento na programação para que tudo desse certo”, disse.

Para garantir a segurança do evento, a Guarda Municipal preparou um esquema especial, explicou o inspetor Sérgio: “Nós estamos com um efetivo de quatro motocicletas fazendo a parte externa, circulando para garantir a segurança, e também nós estamos com uma viatura com a guarnição de três guardas fazendo também a segurança das autoridades e da população. Esse momento é um momento ímpar em Icoaraci, do qual a Guarda Municipal está imbuída da tarefa de garantir a segurança de todo o cidadão que vier para este evento”.

O desfile também contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), da Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae), da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), da Defesa Civil Municipal, do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e da Polícia Militar do Estado do Pará (PMPA). Ainda participou do evento, o comandante Erlon, representando o comandante do 4º Distrito Naval, Almirante Edervaldo.

Nesta quarta-feira, 5, a programação do desfile escolar termina com a participação de mais 14 escolas. São esperados mais de 10 mil alunos. O evento começa às 8h.

 

Continue lendo
Clique para comentar

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual