Conecte-se Conosco

CÍRIO DE NAZARÉ

Mais de um milhão de fiéis acompanham a Trasladação da Virgem de Nazaré para a Catedral de Belém

A imagem da Virge de Nazaré é homenageada nas ruas de Belém nesta noite de sábado, véspera do Círio. Foto Diego Monteiro/Roma News

Publicado

em

A Trasladação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, do Colégio Gentil Bittencout, já está passando pela Praça da República, em direção à Catedral de Belém, de onde sairá, neste domingo (14), o Círio de Nazaré, a maior romaria do mundo, em sentido contrário, para a Basílica de Nazaré. Mais de um milhão de pessoas acompanham a Trasladação neste momento.

Milhares de pessoas nas ruas de Belém prestam louvores à Virge de Nazaré Foto: Diário do Pará

A Trasladação é a romaria que antecede o Círio de Nazaré. Consegue congregar mais de 1 milhão de pessoas na noite do sábado que antecede o domingo do Círio, em Belém. O termo correto é “Trasladação” em português Brasileiro.

A primeira Trasladação aconteceu em 1793. Na véspera da procissão, o pároco levava a imagem primeiro para a capela do Palácio do Governo e depois para a Catedral. Ele era acompanhado apenas por um pequeno grupo de pessoas. Atualmente, a Trasladação é praticamente um outro Círio.

A Trasladação é o mais tradicional entre os eventos que antecedem o Círio. Começou na noite anterior ao primeiro Círio de Nazaré, em 1793.  A procissão originou-se de uma circular do governador da época, Dom Francisco de Souza Coutinho, determinando que a imagem da Virgem fosse conduzida da igreja onde estava para a capela do Palácio do Governo, de onde sairia o Círio na manhã seguinte. Desde então, a tradição vem sendo cumprida.

A procissão geralmente é longa. Em 2000, por exemplo, durou das 17 horas de sábado a uma da madrugada de domingo.

Ao longo de todo o trajeto o povo se aglomera nas ruas transversais ao cortejo para ver à passagem da Berlinda, que conduz a imagem da Virgem de Nazaré.

No domingo,  a imagem será levada, bem cedo, para a grande procissão do Círio, que é considerada uma das maiores romarias católicas do mundo, por reunir cerca de 2,5 milhão de pessoas nas ruas de Belém.

A “procissão luminosa” já começou. Conhecida por ser a segunda maior procissão das festividades do Círio, se levarmos em consideração a quantidade de romeiros nas ruas, a Trasladação teve início por volta de 17h48, com a saída da imagem de Nossa Senhora de Nazaré do Colégio Gentil Bittencourt.

A previsão é de que a romaria termine por volta das 23h, com a chegada da imagem da Catedral da Sé, no bairro da Cidade Velha. A procissão começou com uma missa celebrada por Dom Alberto Taveira, arcebispo de Belém. Até a chegada a catedral, serão aproximadamente 3,7 quilômetros percorridos.

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual