Conecte-se Conosco

Sem categoria

Márcio Miranda tende a crescer mais que Helder Barbalho, afirma presidente do Instituto Doxa

Publicado

em

Dórnélio Silva, diretor do Instituto Doxa, prevê que, pela evolução das campanhas, haverá segundo turno no Pará

 

A candidatura de Márcio Miranda (DEM) ao governo do Pará tende a crescer mais que a seu principal concorrente e líder atual da corrida eleitoral, Helder Barbalho (MDB), segundo análise do diretor do Instituto Doxa, Dornélio Silva.  Segundo ele,  a partir dos números apurados por  suas equipes, .  “a pesquisa mostra crescimento dos três principais candidatos: MDB, DEM e PT”. Afirma que o crescimento ainda tímido, tendo em vista que em início de programas eleitorais há, normalmente, um recrudescimento do eleitor; isto é, ele se recolhe um pouco e começa a observar os candidatos que se apresentam com suas imagens e propostas”

Dórnélio Silva acredita que “a partir do décimo dia de propaganda eleitoral, começa a haver um afunilamento das intenções de preferência do eleitor. Portanto, a pesquisa Doxa revela, nos índices apresentados, oscilações dos candidatos para mais. Isso significa que nas próximas pesquisas, esses dados já estarão bem modificados”.

O candidato M´rcio Mirando já está explorando eleitoralmente esse cikrcunstância e seus assessores estão postando artes nas redes sociais refletindo a pesquisa:

O pesquisado disse também que “esses números mostram uma forte tendência de um segundo turno. Ao avaliarmos a série histórica das pesquisas verificamos que há um crescimento significativo de Márcio Miranda, que sai de 2% para 22% nessa pesquisa. Essa série mostra que a probabilidade de crescimento de Márcio tende a ser maior do que a de Helder, assim como de Paulo Rocha. Com isso,  podemos concluir que com o avanço da campanha (a apenas um  mês para as eleições), o ritmo de crescimento desses dois candidatos pode aumentar”, assinala;

OS NÚMEROS 

.Na  segunda pesquisa Doxa/ Gravasom Editora –  empresa que edita o jornal A PROVÍNCIA DO PARÁ -,os números podem  nortear a opção do votante, assim como pode ajudar os candidatos a corrigir o curso de suas campanhas tanto no corpo a corpo quanto no horário eleitoral no rádio e na televisão.

Segundo a pesquisa. Helder Barbalho(MDB) lidera a corrida eleitoral  com 39,2%,  seguido de Márcio Miranda (DEM), com  22,1%; e Paulo Rocha (PT) 14,1%. Fernando Carneiro (PSOL) aparece com 2,5% e Cleber Rabelo (PSTU), com 1,4%. O percentual de voto branco ou nulo ficou em 10,6%. O candidato do MDB mantém o mais alto índice de rejeição, de 21,8%. Os indecisos são 10,1%.

SENADO FEDERAL

Na disputa pelas duas vagas no Senado, o percentual de indecisos (16,4%) e de brancos e nulos (12,5%) é maior do que as intenções de voto nos candidatos, individualmente. Jader Barbalho (MDB), com 11,9%, é seguido de muito perto por Mário Couto (PP), que tem 11,5%, e Flexa Ribeiro, com 10,3%. Sidney Rosa(PSB) tem 5,6%, Úrsula Vidal(PSOL), 5,2%, Jarbas Vasconcelos(PV) 5,1%, Coronel Osmar (PDT) 3,2%, Zé Geraldo (PT) 3,1% e Zequinha Marinho (PSC) 2,7%. Ibanês e Bogo estão empatados em 2,3%, Benedita do Amaral e Wladimir Costa,  com 1,9%, José Francisco Alves e Gerson Dourão com 1,1%, Xaropinho do Povo tem 0,9%, Anivaldo Vale (PR) 0,7% e Mário David Prado Sá 0,6%. Wladimir Costa (18,4%) e Jader Barbalho  (15%) são,disparados, os mais rejeitados.

 

Helder é Campeão de rejeição

O líder na corrida rumo ao Executivo, Helder Barbalho (MDB), apresenta também  uma alta txa de rejeição e está na frente de seus concorrentes também neste quesito. Com 21,8%,  ele  é o candidato com  maior índice de rejeição. Depois dele, ainda tem Paulo Rocha (PT).

A pesquisa Doxa/A PROVÍNCIA DO PARÁ, divulgada na desta sexta-feira (7), à noite, e que está espelhada nesta A PROVÍNCIA DO PARÁ online, foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o protocolo Nº PA-08758/2018. A margem de erro estimada é de 2,25% para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. Os dados foram coletados no período de 02/09/2018 a 06/09/2018. Foram entrevistados 1.896 eleitores.

REPERCURSÃO NA MÍDIA

Todos os blogs e redes sociais deram ampla repercussão à pesquisa que estamos divulgando sobre a inteção de votos para governador do pARá e Senador da República. O blog “As Flas da Pólis”, assinado por Diógenas Brandão, entendeu  que “Helder Barbalho e Márcio Miranda continuam liderando. Jader Barbalho e Mário Couto seriam eleitos ao senado” E publicou todos os gráficosa, como se pode ver abaixo.

 Segue o texto de Por Diógenes Brandão:

“Faltando exatos 30 dias para as eleições deste ano, temos a divulgação da primeira pesquisa realizada após o início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, que apresentou as candidaturas que participam deste pleito no Estado do Pará.

Realizada entre os dias 02 a 06 setembro, a pesquisa foi encomendada pela Gravasom, empresa que edita o jornal A Província do Pará. 

Registrada no TRE-PA sob o nº PA-08758/2018, a pesquisa apresenta a margem de erro estimada em 2,25% para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95%.

ESTIMULADA AO GOVERNO

Na pergunta estimulada, onde são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados, Helder Barbalho (MDB) continua em primeiro lugar com 39,2% das intenções de voto para o governo do Estado.

Mantido na segunda posição, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Márcio Miranda (DEM) está com 22,1%.

O senador Paulo Rocha (PT) continua como terceiro colocado, com 14,1% das intenções de voto.

Fernando Carneiro (PSOL) está com 2,5% e Cleber Rabelo (PSTU) está com 1,4%.

Brancos e nulos somam 10,6% e os indecisos estão com 10,1%.

No quesito rejeição, Helder Barbalho (MDB) continua como o mais rejeitado pelos eleitores, somando 21,8%. O senador Paulo Rocha (PT) aparece como o segundo mais rejeitado, com 17,4%.

Fernando Carneiro (PSOL) vem com 10,7% e Márcio Miranda (DEM) tem 10,2% de rejeição. O menos rejeitado entre os cinco candidatos é Cleber Rabelo (PSTU), com 7,7%.
PREFERÊNCIA AO SENADO
Se a eleição para o senado fosse hoje, Jader Barbalho e Mário Couto, seriam os eleitos. Segundo a pesquisa, eles estão tecnicamente empatados, 11,9% e 11,5%, respectivamente.
Em terceiro colocado vem o senador Flexa Ribeiro (PSDB) com 10,3%.Sidney Rosa tem 5,6%; Ursula Vidal (PSOL) 5,2%; Jarbas Vasconcelos (PV) 5,1%; Coronel Osmar  (PDT) 3,2%; Zé Geraldo (PT) 3,1%; Zequinha Marinho (PSC) 2,7%; Ibanês 2,3%; Elléri Bogo 2,3%;Benedita do Amaral 1,9%; Wladimir Costa (SD) 1,9%; José Francisco Costa 1,1%; Professor Gerson Dourão 1,1%; Xaropinho do Povo (PPL) 0,9%; Anivaldo Vale (PR) 0,7% e Mário David Prado Sá com 0,6%.
Os indecisos são 16,4% e os que tendem a votar em branco ou nulo somam 12,5%.

WLAD E JADER LIDERAM REJEIÇÃO

Na pergunta sobre quem os eleitores entrevistados mais rejeitam para a vaga ao senado, a maioria aponta Wladimir Costa (SD), como o candidato mais rejeitado, com 18,4%, seguidor por Helder Barbalho (MDB), que vem como  a rejeição de 15%.

Veja o gráfico abaixo:

Click e veja abaixo os demais gráficos no relatório completo da pesquisa DOXA.

 

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual