

GOVERNO
MELANCÓLICO CREPÚSCULO DE UM GOVERNO ILEGÍTIMO
Já em maio passado, pesquisa Ibope sobre a avaliação do governo Michel Temer (MDB) divulgada no dia 28, mostrava um aumento na reprovação à gestão do presidente, com 79% de respostas ruim ou péssimo. Este era o pior percentual de avaliação de um presidente desde que teve início a série histórica do Ibope, em 1986, no governo José Sarney (MDB).
Entre os entrevistados, 4% avaliaram o governo Temer como ótimo ou bom, 16% como regular e 1% disseram não saber ou não responderam. Esses percentuais se mantém até hoje, 6 de outubro, véspera da eleição para se escolher um novo presidente, desta vez legítimo, seja ele quem for. Temer era vice-presidente de Dilma Rousseff (PT), tendo chegado ao cargo por meio de um golpe de estado, engendrado por Aécio Neves (PSDB), inconformado com a derrota para uma mulher em 2014. O mineirinho contou com a colaboração do Legislativo e do Judiciário, como já está provado sobejamente.
A margem de erro daquela pesquisa de junho era de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Na última pesquisa desse tipo feita pelo Ibope, divulgada em abril, o governo Temer foi avaliado como ruim ou péssimo por 72% dos entrevistados, ótimo ou bom por 5% e regular por 21%.
90% desaprovam maneira de Temer governar
A pesquisa de junho também perguntou se as pessoas aprovam a maneira de governar do presidente. Disseram que desaprovavam, 90%, aprovavam, 7%, e não sabiam ou não responderam, 3%. Também foi medida a confiança no presidente Temer. A maioria, 92%, disse não confiava, 6% disseram confiar e 2% não saberam ou não quiseram responder.
Temer X Dilma
O Ibope também perguntou em junho como as pessoas comparam o governo Temer com a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), alvo de processo de impeachment em agosto de 2016.
Uma maioria de 63% respondeu que o governo Temer é pior que o governo Dilma. 26% disseram considerar “igual” as duas gestões e 9% disseram que o governo do MDB é melhor que o do PT. As pessoas que disseram não sabiam ou não responderam somaram 2% dos entrevistados.
A pesquisa Ibope foi feita entre os dias 21 e 24 de junho e entrevistou 2.000 pessoas em 128 municípios. O levantamento foi realizado a pedido da CNI (Confederação Nacional da Indústria).
Temer afirmou no dia da divulgação da pesquisa, , durante cerimônia no Palácio do Planalto, que a “história é que vai dizer” como foi seu governo. A história já disse: 14 milhões de desempregado;