Conecte-se Conosco

Sem categoria

Moradores de Patal bloqueiam BR-308 em protesto por terem sido enganados por Helder Barbalho

Publicado

em

Moradores  da vila do Patal,  no município de Augusto Corrêa,  Nordeste do Pará, estão  em pé-de-guerra e mantém desde  asegunda-feira(22), bloqueada a rodovia  BR -308,  no trecho entre o vilarejo e o município e Viseu,  na divisa do Pará com o Maranhão. Essa área do pará é feudo eleitoral do candidato a vice-governador na chapa do MDB, Lúcio Vale (PR). A chapa é encabeçada pelo ex-ministro da Integração Nacional de Michel  Temer, Helder Barbalho, contra quem está focada a indignação dos moradores de Patal. Um líder comunitário disse que Helder Barbalho e Lúcio Vale estão “pensando que a gente é pato, por causa do nome da comunidade. Mas estão muito enganados. Vamos ver dia 28”.

De acordo com os manifestantes, o ex-ministro da Integração Nacional de Michel Temer, Helder Barbalho, foi à localidade no começo deste ano, anunciar o asfaltamento da BR 308 e teria prometido que o trecho da localidade do Patal também receberia pavimentação. Ficou só na promessa e no pedido para que votassem nele para governador.

Agora, como candidato ao governo do Pará, Helder Barbalho  teria se negado a voltar ao Patal,  para ouvir as reivindicações e os desabafos dos moradores. Até agora, o trecho Patal/Vizeu continua  sem asfalto, com muita poeira e sem condições de tráfego para a comunidade local. Não dá nem para uma ambulância ir buscar algum paciente que necessite ser removido para um centro maior. Diziam os manifestante que será pior, se Helder Barbalho for eleito governador. “Estamos decididos a votar em Márcio Miranda, no segundo turno, porque ele já foi médico do interior, e sabe as nossas dificuldades. Helder Barbalho é um engomadinho que quer se dar bem na política”, avaliou outro líder comunitário.

Os manifestantes prometem manter a interdição até que o governo federal vá negociar a inclusão da pavimentação do trecho do Patal com eles. “Queremos ver se o Barbalho tem mesmo prestígio com o Temer ou se é só papo furado. Porque se não tiver com este aí, com o outro é que não vai ter, Seja Bolsnaro ou Haddad”, especulou o revoltado líder.

O superintendente da Polícia Rodoviária Federal, inspetor Cassiano Filho, confirmou que o trecho da BR-308 está interditada desde a segunda-feira e afirma que na quinta-feira (25), vai se deslocar para a área, a fim de se reunir com a comunidade do Patal, em Augusto Correa, em busca de uma solução pacífica.

Segundo o inspetor, a preocupação é com o tráfego dos eleitores no domingo para votação do segundo turno. Por isso, a assessoria jurídica da PRF já prepara uma ação de reintegração de posse da área, requerendo a justiça federal, que conceda uma liminar para assegurar o livre trânsito dos eleitores na BR-308.

O inspetor afirma que a área do Patal é da União, foi ocupada pelos moradores, que reivindicam a inclusão no projeto de pavimentação, mas existem vários problemas no local, que precisam ser resolvidos, porque é um trecho muito baixo.

“A preocupação da PRF é com o fluxo de veículos, transporte das urnas, que começa a partir de sexta-feira e que os eleitores possam ter acesso às seções eleitorais sem problemas. Vamos conversar com os manifestantes e através do diálogo explicar que é preciso acabar com esse bloqueio”, explicou o inspetor.

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual