Conecte-se Conosco

MUNICÍPIOS

MP requer a impugnação de candidatura de conselheiro tutelar

Publicado

em

Foto: Reprodução / Texto: Ascom MPA

O Ministério Público do Estado, por meio do promotor de justiça Luiz Gustavo da Luz Quadros, designado para acompanhar o processo eleitoral de Conselheiros Tutelares de Santo Antônio do Tauá, ajuizou na justiça ação de impugnação da candidatura de Francisco Hélio Gonçalves Lemos ao Conselho Tutelar daquele município.

O Ministério Público requer a eliminação do candidato do certame após comprovação de que o mesmo violou as regras do edital que proíbe o transporte de eleitores até os locais de votação. Caso o pedido seja considerado procedente, o cargo deverá ser assumido pelo primeiro suplente que será proclamado como titular.

O Ministério Público recebeu mídias que revelam os familiares do candidato prometendo e instruindo o transporte de eleitores até os locais de votação, por meio de um grupo de aplicativo de mensagens.

No arquivo de áudio, a esposa do candidato, Vanilsa Lemos, Conselheira Tutelar atuante em Santo Antônio do Tauá, orienta o seguinte: “quem tiver dificuldade de ir votar é só mandar mensagem no meu privado, que eu mando buscar você na casa pra levar pra votar. Tá bom, gente?”

Num vídeo, também compartilhado via aplicativo de mensagem, o vereador e filho do candidato, Edson Erik da Silva Lemos, aparece repassando instruções para os eleitores em relação ao transporte para o local de votação e afirmando que a locomoção seria realizada por outra pessoa já que havia suspeita que seu veículo estaria sendo seguido por uma viatura da Polícia Civil.

“Quem for precisar eu buscar ou qualquer outra coisa, falem com a mamãe no pv, que vai ser mandado buscar. Eu não vou poder mais ir, porque eu já prestei atenção que agora quem está atrás do meu carro é um carro da Polícia Civil”, disse o filho do candidato no vídeo.

Para o promotor Luiz Gustavo Quadros, as mídias demonstram a participação direta de familiares do candidato eleito Francisco Hélio Gonçalves Lemos no transporte irregular de eleitores, burlando as regras do processo de escolha para o Conselho Tutelar local, ocasionando um desequilíbrio entre os candidatos e maculando o pleito. Hélio Lemos foi eleito Conselheiro Tutelar com 674 votos. A segunda colocada foi a candidata Jheny do Ney que obteve 410 de votos.

“Constata-se que o representado obteve votação de mais de 50% dos votos do segundo colocado. Assim vislumbra-se que o suporte ilícito de captação ilegal de sufrágio violou o processo eleitoral, tendo em vista a esmagadora votação apresentada pelo requerido”, destacou na Ação de Impugnação o promotor Luiz Gustavo.

Quanto ao filho e a esposa do candidato que aparecem nas mídias organizando o transporte de eleitores o promotor de justiça, Luiz Gustavo da Luz Quadros, designado para acompanhar o processo eleitoral, informou que encaminhará cópia da ação ao Ministério Público da Comarca de Santo Antônio do Tauá, para que sejam apuradas as responsabilidades administrativas e criminais.

Continue lendo
Clique para comentar

MARAJÓ

Prefeito de Melgaço quer fazer em 4 anos tudo que seus antecessores não fizeram em 40

Publicado

em

Fonte/Foto: Portal Marajó

 Prefeito de Melgaço Jose Delcicley Pacheco Viegas ( Tica Viegas) vem ganhando destaque nas comunidades ribeirinhas de seu município, por inúmeras vezes o prefeito foi registrado trabalhando junto com servidores, seja na manutenção de uma escola até na construção de um novo posto de saúde, como mostra nas fotos.  

Tica Viegas está como prefeito de Melgaço pela primeira vez, o jovem de pouco mais de 30 anos está em busca de um feito muito importante para sua carreira politica, que é fazer 40 em 4, ou seja fazer por Melgaço o que muitos prefeitos não fizeram nos últimos 40 anos.
Na área da educação serão entregues quase 20 novas escolas, além de reforma e manutenção em muitas outras.
Veja o Vídeo 
 A estruturação da educação foi além das instituições de ensino, chegando até o novo prédio da SEMED de Melgaço que já foi entregue.
Veja o Vídeo 

 Na urbanização da cidade, bairros inteiros já foram pavimentando e vias do centro da cidade já receberam atenção do governo seja na pavimentação ou manutenção. Além de pontes e praças revitalizadas. Já esta em andamento os projetos de construção de um novo porto moconha e reforma da prefeitura municipal.
Na área da economia o prefeito fortaleceu as secretarias municipais, principalmente a de agricultura para capacitar e buscar recursos para produção rural, visando desenvolvimento de áreas  carentes do município. Tica também firmou parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas(SEBRAE), para qualificação dos empreendedores locais, deixando a disposição uma sala do empreendedor.
Veja o Vídeo 

”Eu estou buscando fazer, muitos nem sabe o que estamos fazendo por Melgaço, mas quero chegar ao fim do meu mandato com a certeza que fiz tudo que estava ao meu alcance para dar uma vida melhor ao povo melgacense, estou em busca de fazer em 4 anos tudo que os outro prefeito não fizeram em obras”, afirmou Tica Viegas.

Continue lendo

CANAÃ DOS CARAJÁS

Canaã pretende contratar assessoria para regularização fundiária

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: Blog Ze Dudu

O Instituto de Desenvolvimento Urbano (Idurb) da Prefeitura de Canaã dos Carajás lançou na última segunda-feira (2) edital de licitação para contratar uma assessoria que auxilie a administração de Jeová Andrade na regularização fundiária de 1.400 famílias. Os bairros Alto Bonito 2, Jardim Florido, parte do Novo Brasil, Nova Canaã 2 e a Vila Planalto, todos os quais localizados numa área conhecida como Matrícula 25, estão na mira de serviços que vão desde o reconhecimento e a regularização de imóveis até a legalização das posses.

As informações foram levantadas com exclusividade pelo Blog do Zé Dudu e foram publicadas no mural de licitações do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), cujo edital do processo está disponível aqui. De acordo com o governo municipal, serão realizadas medidas técnicas, administrativas, sociais, ambientais e urbanísticas com vistas a compor um cadastro físico que dê subsídios à regularização.

Na prática, em razão de natureza e estratégias operacionais, os serviços envolvem mobilização comunitária, levantamento cadastral e físico-territorial, diagnóstico social, instrução processual, estudo técnico ambiental e entrega de títulos. A prefeitura tem disponível R$ 1.615.422,00 para gastar com a empreitada.

A administração de Jeová Andrade reconhece, em justificativa assinada pelo presidente do Idurb, Alisson Milhomem, o fato de que a ausência de políticas públicas específicas para resolução de problemas da ordem de ocupação urbana resultou na consolidação do desenvolvimento urbano informal, com assentamentos ilegais, formação de favelas, ocupações e construções irregulares, diversos vazios urbanos e especulação imobiliária, refletindo-se em segregação social e espacial, baixos índices de desenvolvimento humano e graves problemas sociais, ambientais, econômicos e de gestão atuais.

Para ele, o município de Canaã dos Carajás “necessita apoiar seus habitantes com a ampla regularização fundiária cujo escopo é garantir a segurança jurídica em relação a sua moradia” em prol da qualidade de vida dos cidadãos locais. “O problema habitacional não se restringe à falta de moradia, mas também a precariedade, insalubridade, insegurança e ou irregularidade de imóveis habitados de modo sub-humano”, reflete.

Continue lendo

MUNICÍPIOS

Dom Eliseu recebe cinema itinerante, uma proposta de diversão gratuita para todas as idades

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: Pimenta Comunicação

Nos dias 07, 08 e 09 de dezembro, a população de Dom Eliseu tem encontro marcado com a diversão. Nesses dias, a cidade recebe o projeto “Cinema é pra você, sim!”, que vai promover sessões gratuitas de cinema para crianças, jovens e adultos.

A sala de cinema, que ficará localizada na Praça do Mercado Municipal, terá sessões às 8h, 10h, 14h, 16h e 19h, com títulos nacionais e internacionais de grande sucesso, como Pantera Negra, Homem-Formiga e a Vespa, Jurassic World – Reino Ameaçado, Procurando Dory, Moana entre outros, além dos sucessos nacionais Vai Que Cola, com Paulo Gustavo, e Carrossel 2 – O Sumiço de Maria Joaquina. Os ingressos são gratuitos, individuais e distribuídos por ordem de chegada uma hora antes do início das sessões. A pipoca e o refrigerante também são gratuitos.

Os filmes incluídos na programação foram escolhidos para agradar a toda a família. Assim, são histórias para todos os gostos e gêneros, como animação, comédia, ação e aventura. Pela manhã e à tarde, os filmes destinam-se principalmente para crianças e melhor idade. As sessões noturnas, por sua vez, foram pensadas para agradar principalmente ao público jovem e a todas as pessoas que procuram uma distração para relaxar após o dia de trabalho.

O cinema móvel apresenta os mesmos recursos encontrados nas salas convencionais de cinema das grandes cidades. O ambiente tem capacidade para 78 confortáveis lugares e conta com isolamento térmico e acústico. Possui ar condicionado, bombonière, som estéreo, projeção convencional e 3D, gerador próprio e elevador de acesso para pessoas com necessidades especiais.

A mostra de cinema itinerante é uma iniciativa da Caixa Seguradora e o projeto foi idealizado pela Projetos com Incentivo, agência de Marketing Cultural que tem mais de 10 anos de experiência em ações envolvendo cinema itinerante e na realização de projetos incentivados nas áreas de cultura, esporte, educação e inclusão social. 

O projeto “Cinema é pra você, sim!” tem início em Moju e passará por 36 cidades dos estados do Pará e Tocantins.

Sobre Dom Eliseu

A origem do município de Dom Eliseu está ligada ao município de Paragominas, pois constituía um povoado daquele município que até 1967 era conhecido por “Quilometro zero”. Posteriormente, recebeu a denominação de Felinto Muller e, mais tarde, ocasião em que é elevado à categoria de distrito passa a se chamar Dom Eliseu, por sugestão do deputado federal Fausto Fernandes, em homenagem ao bispo Dom Eliseu Corolli, da diocese de Bragança. 

Sobre a Projetos com Incentivo 

A plataforma Projetos com Incentivo foi criada para facilitar o encontro entre o proponente e as empresas que investem em projetos incentivados – CULTURA, ESPORTE, EDUCAÇÃO, INCLUSÃO SOCIAL, entre outros. Essa plataforma permite que os produtores de conteúdo divulguem seus projetos para grandes empresas, pois além de divulgar, a Projetos com Incentivo distribui seu portfólio para parceiros comerciais estrategicamente espalhados por todo o Brasil.

Continue lendo

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Corpes Digital