Conecte-se Conosco

PARAGOMINAS

Mulher que caiu em bueiro após colisão já recebeu alta do Hospital Regional do Leste

A iniciativa visa incentivar entre os alunos o hábito da leitura, essencial no processo de ensino e aprendizagem.

Foto: Reprodução /Fonte: Agência Pará

Publicado

em

Vítima de um acidente de trânsito de grande repercussão na internet, ocorrido em Paragominas, no sudeste paraense, Maiara Santos da Costa, 27 anos, que esteve por nove dias internada no Hospital Regional Público do Leste (HRPL), já está em casa se recuperando de uma delicada cirurgia na coluna. O acidente ocorreu no último dia 5 de agosto e foi registrado pela câmera de segurança de uma loja. As imagens, reproduzidas pela imprensa em todo o País, mostram a colisão entre um carro e a moto pilotada por Maiara, que foi arremessada para dentro de um bueiro.

Após ser socorrida por populares, que ajudaram a remover a tampa do bueiro, Maiara deu entrada no pronto-atendimento do Hospital Regional com quadro de politraumatismo. Na avaliação médica foram observadas lesões na coluna vertebral, e ela foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde passou sete dias internada.

Segundo o neurocirurgião Rodrigo Almeida, embora Maiara tenha chegado ao Hospital mantendo os movimentos das pernas, por muito pouco a fratura na coluna não causou a paralisia dos membros inferiores, risco esse que havia também durante o procedimento cirúrgico. “Ela foi submetida a uma cirurgia para fixação da coluna, um procedimento complexo, com muitos riscos, mas felizmente ela não apresentou nenhuma complicação, nem durante e nem após a cirurgia, e teve uma recuperação muito boa já no pós-operatório. No primeiro dia ela tava se levantando, saindo da cama, fazendo as movimentações”, disse o médico.

Maiara teve a primeira alta no dia 12 de agosto, saindo da UTI para a enfermaria comum, caminhando com ajuda dos enfermeiros. A alta hospitalar foi no dia 14, prosseguindo a recuperação em casa. Ela conta que ainda não teve coragem de assistir ao vídeo do acidente, e não tinha noção da repercussão. “Foi uma coisa assustadora! Teve gente que fez meme, que achou engraçado. É importante mostrar esse lado bom, da minha recuperação, que tá sendo rápida e positiva”, frisou.

Cuidados – Sobre os nove dias que passou internada, ela disse que “meus dias no Hospital, no início, foram de medo de não voltar a andar, mas também de muita reflexão”. “Toda vez que eu ouvir e ver a frase enfermagem por amor, certamente vou lembrar da UTI, onde eu fui muito bem cuidada. Todos são muito atenciosos, não só comigo, mas com os outros pacientes que estavam ali, inclusive em situação mais grave que a minha”, acrescentou, afirmando ser “muito agradecida, a Deus primeiramente, e a estes profissionais”. 

O Hospital Regional Público do Leste é uma unidade do Governo do Pará, que presta assistência de média e alta complexidade para uma população de aproximadamente 800 mil habitantes, de 23 municípios. A unidade é referência Pará como Centro de Atendimento de Urgência e Emergência às vítimas críticas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), e desde 2018 está habilitada a realizar cirurgias oncológicas. Paicentes atendidos no HRPL precisam ser referenciados por unidades municipais, passando por avaliação da Central Regional de Regulação.

Nos casos levados pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), o Hospital recebe os pacientes diretamente pelo Pronto-Atendimento, com equipe de suporte 24 h.

Serviço: O Hospital Regional Público do Leste está localizado na Rua Adelaide Bernardes, s/n, bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones: (91) 3739-1046 / 3739- 1253 / 3739-1102.

Por Mikaella Moraes (HRPL)

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/aprovincia/public_html/wp-includes/functions.php on line 4556