

SAÚDE
Municípios paraenses têm novo dia D contra sarampo e poliomelite
Menos de 70% do público alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, foi alcançado no Pará, assim como em outros onze estados brasileiros.. Por isso, todos os municípios paraenses devem realizar o segundo dia D, no próximo sábado (1º), A ação pretende garantir o alcance da meta do Ministério da Saúde, que é a cobertura de 95% das crianças de até cinco anos.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), a organização da mobilização é de responsabilidade de cada município, portanto é necessário que a população verifique com as Secretarias Municipais quais postos estarão abertos neste sábado. Em Belém, prefeitura informou que estará com todas as unidades de saúde funcionando de 8h às 13h.
A campanha começou no dia 6 de agosto e tinha previsão para acabar nesta sexta-feira (31). No entanto, as Secretarias Estaduais de Saúde aguardam a decisão do Ministério de Saúde sobre se haverá ou não prorrogação após o Dia D em primeiro de setembro.
Em termos quantitativos, só no Pará, verificou-se queda para a cobertura de Poliomielite de 101,54% em 2011, para 66,21% no ano passado. A situação também foi semelhante com a imunização contra o sarampo, que atingiu uma cobertura de 109,25% em 2011, e só atingiu 69,90% do público alvo com as doses de Tríplice Viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba.
Público alvo
Segundo recomendação do Ministério da Saúde, a prioridade da campanha são as crianças de um até menores de cinco anos, que são mais vulneráveis às doenças e suas complicações. Para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida devem receber a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a Vacina Oral Poliomielite (VOP), a gotinha.
Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina tríplice viral, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.
Em 12 estados, vacinação ficou abaixo da média
Por Paula Laboissière / Agência Brasil Brasília
Casos de sarampo
Até o dia 28 de agosto, foram confirmados 1.553 casos de sarampo no Brasil, enquanto 6.975 permanecem em investigação. O país enfrenta dois surtos da doença: no Amazonas, que já computa 1.211 casos confirmados e 6.905 em investigação, e em Roraima, onde há 300 casos confirmados e 70 em investigação.
Casos isolados e relacionados à importação foram identificados nos seguintes estados: São Paulo (2); Rio de Janeiro(18); Rio Grande do Sul (16); Rondônia (2); Pernambuco (2); e Pará (2).
Foram confirmadas ainda sete mortes por sarampo, sendo quatro em Roraima (três em estrangeiros e uma em brasileiro) e três no Amazonas (todos brasileiros, sendo dois óbitos em Manaus e um no município de Autazes).