Conecte-se Conosco

Sem categoria

Nova pesquisa Doxa/A Província confirma 2º turno no Pará: Helder Barbalho cai e Márcio Miranda sobe

Publicado

em

Nova pesquisa sobre intenção de votos, realizada pelo Instituto Doxa, com a chancela de A Província do Pará, por meio de sua editora, a Gravasom Editora,  confirma que a eleição de 2018 no Pará será decidida em segundo turno.

E,  confirmando também a projeção feita pelo presidente do Doxa, Dornélio Silva, após a segunda pesquisa, a atual indica que a decisão será mesmo entre o candidato Helder Barbalho (MDB) – se ele parar de cair.  Helder Barbalho, que é investigado pela Operação Lava Jato, se  apoia numa coligação de 16 partidos,  sob o título de “O Pará Daqui Pra Frente”, sugerindo que o que passou passou e  que o eleitor não deve ligar para as denúncias antigas envolvendo o seu nome e o nome da sua família.

Dornélio Silva previu que a candidatura de Márcio Miranda – o mais  forte concorrente de Helder Barbalho – tendia a crescer mais que a do ex-ministro da Integração Nacional do presidente Michel Temer. Acertou na mosca.

A nova  pesquisa confirma que o  deputado Márcio Miranda (DEM), apoiado pela coligação “O Pará em Boas Mãos”. e que tem se apresentado como ficha limpa, insinuando que Helder Barbalho não o é, justamente por conta de denúncias sobre o seu envolvimento em irregularidades quando concorreu em 2014 ao governo do Pará e perdeu para o atual governador, Simão Jatane, será o candidato a enfrentar Helder Barbalho no 2º turno. Helder Barbalho, aliás, teme, segundo assessores seus, justamente esse confronto, pois sabe que não venceria o atual presidente da Assembleia Legislativa.

A nova pesquisa Doxa/A Província do Pará está registrada no Tribunal Regional Eleitoral ( TRE-PA)  sob o protocolo PA-05803/2018,. Para concluí-la, o Instituto DOXA,  no período de 12 a 15 de setembro, entrevistou  com 1.896 eleitores, nas 12 mesorregiões do Pará. O nível de confiança utilizado é de 95% e a margem de erro estimada de 2,25% para mais ou para menos.

Essa nova  pesquisa aponta que Helder Barbalho caiu de  39.2% da pesquisa anterior  para 38,95; e que Márcio Miranda subiu de 22,1% para 23.6%. São movimentos suaves, mas que sinalizam mudanças de paradigmas entre os eleitores, hoje muito preocupados mais com a história pessoal dos candidatos que com o floreado dos discursos

Na pesquisa estimulada,  Helder Barbalho apresenta 38.9%  de intenção de voto. enquanto Márcio Miranda,  23.6%; na espontânea, Helder Barbalho teve 26.7% contra 17.8% de Márcio Miranda. Nos dois cenários, há certeza de segundo turno

Quando o quesito é rejeição, Helder Barbalho tem 13.5% e Márcio Miranda, 12%. Não souberam ou não quiseram responder 14,2%. Os que disseram que rejeitam todo os candidatos somam 8.4%.

 

Confira os gráficos da nova pesquisa de intenção de voto para governador:

Espontânea

 

Estimulada

Rejeição para governador

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Corpes Digital