Conecte-se Conosco

JUSTIÇA

Novos servidores tomam posse no Tribunal de Justiça do Pará

Publicado

em

Novos servidores durante cerimônia de posse no salão Des. Oswaldo Pojucan Tavares, do TJPA

 

“Gostaria, como gestor desta casa, de pedir aos novos servidores que se juntarão ao nosso exército de servidores, um olhar que o servidor público tem na sua consciência, na sua alma e no seu coração: que o servidor deve servir bem. As pessoas com quem vocês terão a possibilidade de conviver chegarão muito fragilizadas por todo tipo de problema. Vocês terão necessariamente que ter este olhar, terão necessariamente que atender bem essas pessoas”.

Ao lembrar do dever de prestar um bom atendimento ao público do Judiciário paraense, o presidente do Tribunal de Justiça do Pará, desembargador Ricardo Ferreira Nunes saudou os 45 novos servidores empossados nesta segunda-feira, 03, em cerimônia realizada no plenário des. Oswaldo Pojucan Tavares, no prédio sede do TJPA. Ao total, 17 Analistas Judiciários, seis Oficiais de Justiça Avaliadores e mais 22 auxiliares se juntaram aos 4.310 servidores do corpo funcional do TJPA

Desembargador Ricardo Ferreira Nunes, presidente do TJPA, entregou termo de posse aos novos servidores

O desembargador lembrou, na ocasião, dos números elevados de desemprego do país e destacou o esforço do TJPA para que sua força de trabalho seja aumentada. Durante a gestão do biênio 2017-2019, tomaram posse 331 servidores, dos quais 130 analistas judiciários, 63 oficiais de Justiça Avaliadores e 138 auxiliares.

Compuseram a mesa de abertura da solenidade, o corregedor das Comarcas  da Região Metropolitana de Belém e coordenador estadual da Infância e Juventude, desembargador José Maria Teixeira do Rosário;  a desembargadora Vânia Valente do Couto Fortes Bitar da Cunha, corregedora das Comarcas do Interior;  o diretor do Fórum Criminal  de Belém, juiz  Raimundo Moisés Alves Flexa, a diretora do Fórum Cível de Belém, juíza Margui Gaspar Bittencourt, e a secretária de Gestão de Pessoas do TJPA, Patrícia Bacellar Lopes, que entregaram certificados aos servidores empossados.

 

O servidor Antônio Carlos dos Santos Monteiro (foto) discursou em nome dos empossados, e lembrou que os novos servidores devem contribuir com a prestação jurisdicional e buscar a razoável duração do processo, assim como a justa e célere aplicação do Direito no caso concreto, com eficiência e probidade. “Hoje passamos a integrar esta imensa família do Judiciário paraense. Não vamos esquecer o que o Judiciário é a última trincheira das esperanças daqueles que ainda acreditam em Justiça. Muitas pessoas que vêm a nós já o fazem com tamanho sentimento de exclusão que chegam a pedir permissão para falar. Exatamente por isso, jamais poderemos usar as dificuldades que enfrentaremos como fermento para a morosidade processual. Assim, os processos que encontraremos em cima das mesas e dentro dos armários não podem ser vistos como meros cadernos processuais. Eles contêm problemas de uma vida, e a vida não conhece o verbo esperar. Portanto, enfrentemos resolutos as dificuldades inerentes à função de servir em um estado como o Pará”.

Ao total, 621 servidores já foram empossados pelo TJPA desde 2015, quando foi feita a primeira nomeação de servidores para o concurso 002/2014, e foram incorporados ao corpo funcional do TJPA 279 Analistas judiciários, 114 Oficiais de justiça avaliadores e 228 Auxiliares.

Secretária de Gestão de Pessoas, Patrícia Bacelar, em discurso durante posse de novos servidores no TJPA

A secretária de Gestão de Pessoas do TJPA, Patrícia Bacellar lembrou em seu discurso que a atuação do servidor público deve ser pautada nos princípios do Direito Administrativo: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência, além da cortesia no atendimento ao público, que é merecedor de atenção e respeito. Ela lembrou   da vitória que a aprovação no concurso público significa e que no dia-a-dia profissional, os novos servidores devem cumprir seus deveres com dedicação, responsabilidade, e devem satisfazer completamente as necessidades coletivas.

Foi registrada na cerimônia a presença da desembargadora Maria de Nazaré Saavedra Guimarães; desembargador Luiz Gonzaga da Costa Neto; desembargadora Nadja Nara Cobra Meda; Antônio da Silva Pereira Neto, chefe de gabinete da presidência; Secretário Judiciário David da Cruz Gomes; secretário de Administração Francisco de Oliveira Campos Filho; secretária de Controle Interno Débora Moraes Gomes; secretária de Engenharia e Arquitetura Claudia Sadeck Burlamaqui; secretária adjunta de Planejamento, Coordenação e Finanças, Maria de Nazaré Rendeiro Saleme; do diretor de Comunicação do TJPA, Linomar Saraiva Bahia e do presidente do Sindojus, Edvaldo dos Santos Lima Jr.

Continue lendo
Clique para comentar

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual