Conecte-se Conosco

Sem categoria

Oi é a primeira operadora do Brasil a usar RCS, o ‘SMS do futuro’

Publicado

em

Foto: Reprodução /Fonte: Olhar Digital

A operadora Oi é a primeira do Brasil a adotar o protocolo RCS (Rich Communications Service) no país. O novo padrão de mensagens de texto adiciona recursos multimídia às conversas e é conhecido como uma espécie de “SMS do futuro”.

Com o RCS, é possível criar grupos de conversas, compartilhar fotos e vídeos em alta resolução, ver quando o contato está digitando e muito mais. A tecnologia deixa as mensagens de texto comuns mais parecidas com mensagens por WhatsApp, por exemplo.

Para habilitar o RCS, a Oi aproveitou a tecnologia oferecida pelo Google. A empresa trouxe o novo padrão ao Brasil no final de 2017 numa parceria com três operadoras, entre elas Claro e Vivo, mas a Oi foi a primeira a transformar o plano em realidade.

A novidade está sendo liberada para clientes da Oi lentamente desde o final de 2018, segundo informações do site Mobile Time. Para usar o RCS, o cliente precisa estar usando Android num smartphone compatível com a tecnologia e o aplicativo padrão de SMS do Google, o Mensagens (veja no Google Play).

Além disso, para que os recursos do formato RCS funcionem devidamente, a pessoa com quem se está trocando mensagens deve cumprir as mesmas exigências: smartphone Android, aplicativo Mensagens instalado e chip da Oi. A novidade não funciona em iPhones.

A Oi diz que, atualmente, cerca de 20% da sua base de usuários está habilitada para experimentar o novo recurso.

Como saber se eu tenho RCS?

Se você cumpre os requisitos, um alerta vai surgir na tela do seu smartphone assim que você abrir o app Mensagens. O texto do alerta não faz qualquer menção ao protocolo RCS, mas sugere um recurso que permite que você “converse por Wi-Fi e rede de dados, compartilhe fotos de alta resolução e muito mais”.

Após aceitar o upgrade, você receberá, em alguns instantes, um novo alerta avisando sobre a chegada dos novos recursos. Ou você pode, também, acessar as configurações do app e ativar os “recursos de bate-papo” manualmente.

Vale destacar que o RCS exige conexão com a internet, seja por Wi-Fi ou redes móveis (3G ou 4G) para funcionar. A cobrança é feita descontando do seu pacote de dados, e não como um envio de SMS simples. Na prática, o custo de enviar um RCS é o mesmo de enviar uma mensagem por WhatsApp, portanto.

A grande maioria das fabricantes de smartphones Android já suportam o padrão RCS em seus dispositivos mais recentes, incluindo Samsung, Motorola, LG, Asus e Huawei.

Continue lendo
Clique para comentar

Sem categoria

Análise de HC é adiada e Temer deve ficar preso ao menos até quarta-feira (27)

Publicado

em

Desembargador Antonio Iva Athié decidiu enviar o pedido de soltura para a Primeira Turma do TRF-2

Renato Souza/Correio Braziliense

Rio de Janeiro – O pedido de habeas corpus impetrado pela defesa de Michel Temer no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) só deve ser julgado na quarta-feira (27). Havia expectativa de que a decisão saísse ainda nesta sexta-feira (22), mas o desembargador Antonio Iva Athié decidiu enviar a solicitação para a Primeira Turma da Corte.

O pedido foi pautado para a próxima sessão da Turma, que ocorre só na quarta-feira. Até lá, salvo uma eventual decisão dos tribunais superiores, o emedebista continua preso na Superintendência da Polícia Federal, no Rio de Janeiro.O ex-presidente foi preso, na quinta-feira (21), em operação da Lava-Jato e está detido na Superintendência da Polícia Federal no Rio. Ele é acusado dos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e peculato, em decorrência do pagamento de propina nas obras da usina de Angra 3 e desvios de recursos da Eletronuclear. A defesa dele alega que não existem motivos para embasar uma prisão preventiva.

Triste

No fim da manhã, procuradores da Força-Tarefa da Lava-Jato chegaram ao prédio para acompanhar o depoimento de Temer e de seu ministro, Moreira Franco, também detido na quinta-feira.

Temer está preso em uma sala da corregedoria, no 3º andar do prédio e uma das poucas a ter banheiro privativo. A sala, de 20 metros quadrados, tem ainda frigobar e ar condicionado. Uma televisão também deve ser instalada no local.
Nesta sexta, Temer recebeu a visita do ex-ministro da Secretaria de Governo e aliado Carlos Marun, que descreveu o estado de espírito de Temer como muito triste.

Continue lendo

Sem categoria

Deu empate entre Papão e Castanhal neste domingo

Publicado

em

Texto: Jorge Luís Totti Imagem: Jorge Luiz

Único invicto e líder geral do Parazão 2019, o time de futebol profissional do Paysandu Sport Club empatou em 1 a 1 com o Castanhal, na manhã deste domingo (17), no Estádio da Curuzu. Com o resultado do jogo válido pela oitava rodada da competição, os bicolores agora somam 18 pontos no grupo A2.

Aos 22 minutos do primeiro tempo, Diego Matos cruzou da esquerda, Leandro Lima escorou com o peito e quase surpreendeu Iago, que espalmou para escanteio. Na sequência da jogada, após bola levantada na área, Nicolas sofreu pênalti. Na cobrança, o arqueiro defendeu a batida de Leandro Lima e a cabeçada de Paulo Henrique, no rebote.

No segundo tempo, logo aos cinco minutos, Paulo Henrique encontrou Marcos Antônio, que passou pelas costas da defesa e saiu na frente de Iago, mas o goleiro abafou a finalização. Aos dez, Heliton avançou pela direita e tentou a finalização. Em cima do lance, Victor Oliveira travou na hora do chute. Um minuto depois, Thiago Primão cruzou da esquerda para Paulo Henrique, de cabeça, fazer a Fiel explodir.

Aos 37 minutos, os visitantes chegaram ao empate, em cobrança de pênalti convertido por Fabinho. Três minutos depois, Thiago Primão lançou para Alan Calbergue, que avançou pelo lado direito e chutou forte, por cima da meta. Já aos 43, Bruno Oliveira cruzou da direita para Nicolas, que cabeceou na trave.

O Paysandu volta a campo no próximo domingo (24), para o clássico Re-Pa, no Estádio Mangueirão, às 16h, pela nona rodada do Campeonato Paraense.

Continue lendo

OBITUÁRIO

Morreu o prêmio Nobel de Física Zhores Alferov

Publicado

em

O Nobel a Zhores Alferov deu impulso à ciência russa pós-soviética

 Agência France-Presse

 

 
Moscou, Rússia –O cientista russo Zhores Alferov, co-vencedor do prêmio Nobel de Física em 2000 por seu trabalho sobre semicondutores e tecnologias relacionadas ao laser, morreu aos 88 anos, anunciaram neste sábado (2) agências de notícias russas.
Zhores Alferov foi o primeiro russo a receber o prestigioso prêmio, juntamente com os americanos Herbert Kroemer e Jack Kilby, desde a atribuição do prêmio Nobel da Paz ao líder soviético Mikhail Gorbachev em 1990. O Nobel a Zhores Alferov deu impulso à ciência russa pós-soviética.
“Zhores Alferov faleceu hoje”, disse sua esposa, citada pela imprensa russa.
O físico também era deputado pelo Partido Comunista na Duma.
Seus trabalhos permitiram aplicações práticas usadas atualmente para satélites, telefones celulares e scanners de código de barras.

Continue lendo

Destaques

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com