quinta-feira, março 28, 2024
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Equatorial Pará entrega prêmios aos Cras de municípios do Marajó pelo pelo bom desempenho no cadastro da Tarifa Social

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Cras de Breves, Curralinho, Bagre, Portel e Melgaço recebem equipamentos para melhorar ainda mais o atendimento aos clientes. Ao todo, 141 municípios do estado serão contemplados com a ação.

Nesta semana, a Equatorial Pará, em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seaster), entregará aos Cras das cidades de Breves, Curralinho, Portel, Bagre e Melgaço os prêmios referentes ao bom índice de cadastros e atualizações na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) realizados em 2023. Ao todo 141 municípios do estado receberão premiação. Um investimento de cerca de 800 mil reais.

Os municípios que atingem a meta do número de beneficiários são contemplados com equipamentos de uso eletrônico, como notebooks, impressoras, centrais de ar, cadeiras e mesas.

“Temos essa parceria com os Cras há alguns anos. Essa premiação garante ainda mais conforto e comodidade tanto para os funcionários quanto para os clientes. Trabalhamos juntos para que mais famílias possam ter acesso à Tarifa Social”, afirma Alexandro Freitas, analista de relacionamento com o cliente da Equatorial Pará.

Em Breves, a entrega ocorreu na terça-feira, 19. Em Curralinho e Bagre a ação é nesta quarta-feira, 20, e em Melgaço e Portel na quinta-feira, 21.

A busca continua

A Equatorial Pará ainda possui mais de 722 mil clientes em potencial que podem se cadastrar na TSEE, e para alcançá-los vai continuar promovendo mutirões, ações na comunidade, estabelecendo parcerias com os municípios, Centros de Referência e Assistência Social (Cras) entre outras estratégias para que 100% das famílias que tenham esse perfil sejam impactadas positivamente com este benefício.

Em Breves, existem 14.520 potenciais clientes, em Portel 5.635, em Melgaço 3.757, Curralinho 3.391 e Bagre 2.710.

Vale destacar, também, que os já cadastrados precisam fazer atualização a cada dois anos. Em 2024, 78.359 famílias devem procurar os Cras para atualizarem as informações para que não percam o desconto da Tarifa Social de Energia.

Como se cadastrar

Para se cadastrar, os clientes residenciais podem informar sua conta contrato no Cras mais próximo e este cadastro será efetivado de forma automática ou ainda deve utilizar os canais que a empresa disponibiliza para o serviço: por meio do atendimento via WhatsApp, no número (91) 3217-8200; por meio do site, o www.equatorialenergia.com.br; ou por meio da central telefônica, no 0800 091 0196 ou, também pode procurar uma das agências de atendimento presencial.

Requisitos

  • Ser inscrito no CadÚnico, com renda familiar de até meio salário mínimo, por pessoa;    

 – Ser idoso ou deficiente que recebe o Benefício da Prestação Continuada (BPC) com renda mensal por pessoa, inferior a um quarto do salário mínimo;  
  

  • O beneficiário do NIS precisa estar com o cadastro atualizado nos últimos dois anos;     
  • Famílias inscritas no CadÚnico que tenha portador de doença que necessite de aparelhos ligados à energia elétrica de forma continuada, com renda mensal de até 3 (três) salários mínimos; 

  – Famílias indígenas e quilombolas inscritas no Cadastro Único com renda menor ou igual a meio salário mínimo, por pessoa da família ou que possuam, entre seus moradores, algum beneficiário do BPC.

Saiba os principais benefícios do pilates, uma prática centenária

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Pilates é um método de exercícios que leva esse nome porque foi desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates na década de 20 com o objetivo de unir, em uma só prática, exercícios que oferecessem benefícios para o corpo e para a mente.

A prática se concentra no fortalecimento do corpo e do core – região que faz a ligação da parte superior com a inferior do corpo, composta pelos abdominais superiores, oblíquos e abdome transverso — por meio de alongamentos e exercícios de resistência.

Dentre os inúmeros benefícios da prática, a fisioterapeuta Cristiane Paes Leme destacou a qualidade de vida, a postura e a respiração.

– O maior benefício do pilates que eu enxergo é a melhora da qualidade de vida em geral. As pessoas que procuram pilates chegam com muitas dores, muito debilitadas, com dores crônicas, às vezes provenientes da hérnia de disco, da fibromialgia, do reumatismo. O método pilates consegue diminuir significativamente a dor crônica. Quando eu consigo tratar esse paciente e diminuir a dor crônica dele, eu consigo melhorar a qualidade de vida dele – explicou.

– Não existe qualidade de vida com dor – frisou a profissional.

– O pilates também é muito procurado pela postura. Vivemos numa geração em que as crianças e os adolescentes gastam muito tempo sentados de qualquer maneira com o telefone na mão. Isso gera problemas posturais graves como escoliose, hipersifose – apontou a fisioterapeuta.

Sobre a respiração, dra. Cristiane explica que muitos médicos passaram a recomendar o pilates para este fim após a pandemia de Covid-19.

– A maioria de nós respira de uma forma errada. Uma respiração artificial – assinalou.

Fonte: Pleno News/Foto: Racool_studio/Freepik

AO VIVO | ÁGUIA DE MARABÁ X PAYSANDU | CAMPEONATO PARAENSE | 27.03.24

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Nesta quarta-feira (27), Águia de Marabá e Paysandu vão disputar a partida de ida da semifinal do Campeonato Paraense 2024. O jogo inicia a partir das 20h, no Zinho Oliveira, em Marabá. Acompanhe o jogo ao vivo pelo YouTube da Super Marajoara, pela Rádio Marajoara AM 1130 e em todas as redes sociais do Grupo Marajoara.

O Águia chega à competição após superar o Caeté nas quartas de final por 2 a 0 nos jogos de ida e volta, o azulão líder do grupo A com 12 pontos na fase inicial do Estadual, conquistou sua classificação na semifinal. O atual campeão paraense, recebe a torcida em casa e tem a missão de vencer o adversário.

O Paysandu terminou na liderança do Grupo C, com 20 pontos. Nas quartas de final venceu o Bragantino-PA nos dois jogos da decisão. A equipe do Papão chegou na região de Marabá, na cidade Poema por volta das 17h de terça-feira (26). A partida de logo mais promete grandes emoções.

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Fabiana Justus agradece doador de medula: “Me deu 2ª chance”

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A influenciadora Fabiana Justus publicou uma carta aberta, nas redes sociais, expressando profunda gratidão ao seu doador de medula óssea. Mesmo sem saber quem foi o responsável pela boa ação, ela quis manifestar seu apreço pela pessoa que deu a ela uma “segunda chance”.

– Querido doador, ainda não podemos nos conhecer e nem saber quem somos… mas eu já te considero TANTO! Você doou sua medula sem saber para quem. Sem pedir nada em troca. Ah, se todos no mundo fossem assim… Você só soube que sou adulta e que precisava com urgência. E você não hesitou. Foi lá, fez os exames necessários e doou. E com isso você está me dando minha segunda chance! Você está me possibilitando minha vida de volta – escreveu, exibindo fotos do dia em que recebeu a nova medula.

Na sequência, a filha de Roberto Justus enalteceu a Deus por essa conquista.

– Estou escrevendo como se você [doador] estivesse lendo, porque me dá uma sensação boa poder agradecer. Enquanto não posso escrever de verdade pra você, escrevo aqui na minha imaginação. E enquanto não posso lhe agradecer pessoalmente, agradeço a Deus! Deus maravilhoso que me deu tantas bênçãos na vida e hoje me deu mais essa. Um doador 100% compatível comigo. Meu “gêmeo” de medula! Desde o dia que soube que encontraram, eu só agradeço. E seguirei eternamente grata – frisou.

Fabiana ainda afirmou que há um “caminho pela frente” e precisará aguardar a “pega da medula”, expressão que se refere ao momento em que a taxa de plaquetas alcança 20.000/mm³ e os leucócitos superam 500/mm³ sem a necessidade de transfusão por dois dias consecutivos.

– Depois, continuar me cuidando e isolada por um tempo fazendo bastante acompanhamento. Mas tenho que comemorar as vitórias e a de hoje foi GIGANTE! Agora peço a vocês, por favor, MUITA energia na nossa corrente maravilhosa de amor, para que a medula pegue e dê tudo certo! – finalizou.

Fonte: Pleno News/Foto: Arquivo Pessoal

Vendas do Tesouro Direto caem 16,7% em fevereiro

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As vendas de títulos públicos a pessoas físicas pela internet somaram R$ 3,04 bilhões em fevereiro, divulgou nesta quarta-feira (27) o Tesouro Nacional. O valor caiu 16,7% em relação a janeiro e 16,1% em relação a fevereiro do ano passado.

O recorde mensal histórico do Tesouro Direto ocorreu em março do ano passado, quando as vendas somaram R$ 6,842 bilhões. O mês passado foi marcado por algumas instabilidades no mercado financeiro global, o que reduziu o interesse de alguns investidores.

Os títulos mais procurados pelos investidores em fevereiro foram os corrigidos pela Selic (juros básicos da economia), cuja participação nas vendas atingiu 64,8%. Os títulos vinculados à inflação (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA) corresponderam a 22,4% do total, enquanto os prefixados, com juros definidos no momento da emissão, foram 8,8%.

Destinados ao financiamento de aposentadorias, o Tesouro Renda+, lançado no início de 2023, respondeu por 2,9% das vendas. Criado em agosto do ano passado, o novo título Tesouro Educa+, que pretende financiar uma poupança para o ensino superior, atraiu apenas 1,1% das vendas.

O interesse por papéis vinculados aos juros básicos é justificado pelo alto nível da Taxa Selic. Em março de 2021, o Banco Central (BC) começou a elevar a Selic. A taxa, que estava em 2% ao ano, no menor nível da história, ficou em 13,75% ao ano entre janeiro de 2022 e agosto de 2023. Mesmo com as quedas recentes nos juros básicos, atualmente em 10,75% ao ano, as taxas continuam atrativas.

O estoque total do Tesouro Direto alcançou R$ 131,459 bilhões no fim de fevereiro, aumento de 1,04% em relação ao mês anterior (R$ 130,09 bilhões) e de 21,6% em relação a fevereiro do ano passado (R$ 108,99 bilhões). Essa alta ocorreu porque as vendas superaram os resgates em R$ 217,3 milhões no último mês.

Investidores
Em relação ao número de investidores, 324,8 mil novos participantes se cadastraram no programa no mês passado. O número total de investidores atingiu 27.711.491. Nos últimos 12 meses, o número de investidores acumula alta de 18,7%. O total de investidores ativos (com operações em aberto) chegou a 2.538.900, aumento de 19,7% em 12 meses.

A utilização do Tesouro Direto por pequenos investidores pode ser observada pelo considerável número de vendas de até R$ 5 mil, que correspondeu a 83,1% do total de 500.399 operações de vendas ocorridas em fevereiro. Só as aplicações de até R$ 1 mil representaram 60,4%. O valor médio por operação atingiu R$ 6.075,78.

Os investidores estão preferindo papéis de médio prazo. As vendas de títulos de até cinco anos representam 30,9% do total. As operações com prazo entre cinco e dez anos correspondem a 52,8% do total. Os papéis de mais de dez anos de prazo representaram 16,3% das vendas.

O balanço completo do Tesouro Direto está disponível na página do Tesouro Transparente.

Captação de recursos
O Tesouro Direto foi criado em janeiro de 2002 para popularizar esse tipo de aplicação e permitir que pessoas físicas pudessem adquirir títulos públicos diretamente do Tesouro Nacional, via internet, sem intermediação de agentes financeiros. O aplicador só precisa pagar uma taxa semestral para a B3, a bolsa de valores brasileira, que tem a custódia dos títulos. Mais informações podem ser obtidas no site do Tesouro Direto.

A venda de títulos é uma das formas que o governo tem de captar recursos para pagar dívidas e honrar compromissos. Em troca, o Tesouro Nacional se compromete a devolver o valor com um adicional que pode variar de acordo com a Selic, índices de inflação, câmbio ou uma taxa definida antecipadamente no caso dos papéis pré-fixados.

Edição: Maria Claudia

Fonte: AGência Brasil/Foto: Marcelo Casal JR

Prefeitura de Belém participa do Simpósio Internacional de Iluminação Pública e Cidades Inteligentes, na Bahia

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As iniciativas da gestão municipal em busca de novas alternativas para modernizar o parque de iluminação pública de Belém são reforçadas por ações de atualização sobre os avanços e inovações no setor em âmbito nacional e mundial, como a participação da Prefeitura de Belém Simpósio Internacional de Iluminação Pública, Energias Renováveis e Cidades Inteligentes (SIIPE 2024), que está sendo realizado em Salvador, na Bahia.

O SIIPE é considerado o maior encontro de iluminação pública das regiões Norte e Nordeste. O evento reúne urbanistas, designers de iluminação e também prefeitos, secretários e gestores de obras públicas do país, promovendo o debate de diversos assuntos relacionados ao crescimento das cidades, inovações nas áreas de iluminação pública, energias renováveis, tecnologias, conectividade e  sensibilidades ambientais.

A Prefeitura de Belém é representada no evento pelo diretor do departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Félix Negrão. Dentre os temas em foco são destaques os sistemas de gestão, normatização, tecnologias modernas e eficientes e o meio ambiente, por trazerem mais debates, recursos e alternativas para as questões de emergência climática, modernização das cidades e sustentabilidade para levar mais qualidade de vida à população.

Avanços e modernização

Belém avança na modernização da iluminação pública para reduzir as emergências climáticas que impactam as grandes cidades. Investir em inovações tecnológicas e sustentáveis é uma prioridade da atual gestão municipal, como destaca o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves. “ O prefeito está empenhado na modernização do sistema de iluminação pública da capital e através do Programa de LED, mais de 65 mil lâmpadas já foram trocadas, beneficiando diversos bairros e comunidades. A meta é substituir todas as lâmpadas convencionais de Belém por LED até o final deste semestre”, afirma o secretário.

Para o titular da Seurb, a participação de Belém no SIIPE é mais uma oportunidade  de aprendizado e troca de experiências. “Neste Simpósio está sendo abordado tudo o que há de mais moderno na área de iluminação pública e estamos presentes para aprender com os principais nomes do ramo e poder colocar em prática aqui na nossa diretoria de Iluminação Pública”, enfatiza Deivison Alves.

O diretor do DIP reforça a importância dos temas abordados no simpósio. “Além da questão tecnológica,estamos discutindo questões normativas, questões econômicas e o futuro das cidades através do escopo da iluminação pública,procurando novas soluções que se encaixam em uma era de cidades mais inteligentes e sustentáveis”, explica Félix Negrão, acrescentando que participar de eventos que mostrem novas maneiras, tecnologias e soluções para a preservação ambiental através da iluminação pública é um passo importante para Belém atingir uma eficiência energética mais limpa, principalmente no momento em que a capital paraense se prepara para ser a sede da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30) em 2025.

Texto:

Sarah Carneiro

Fonte: Agência Belém/Foto: Ascom Seurb

Pará adota ferramenta de inteligência turística criada por empresa alemã

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O Destino Pará avança com as políticas públicas de turismo ao adotar a Ciência de Dados como aliada. A partir do mês de abril, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) passa a contar com informações de inteligência turística da TrustYou, empresa alemã líder em análise de avaliações de clientes para a indústria hoteleira e do turismo. A parceria com o Governo do Pará foi firmada durante a participação paraense na “ITB Berlin”, evento realizado na capital da Alemanha, no início de março.

Fundada em 2008, em Munique, a TrustYou é uma referência global em inteligência turística, fornecendo dados valiosos para hotéis, destinos turísticos, agências de viagens e outras empresas do setor. O contrato tem validade de 12 meses, com ênfase no comportamento do consumidor final.

Com informações precisas sobre o comportamento e as preferências do público-alvo, o Pará poderá desenvolver ações mais assertivas para promover seus produtos turísticos. O secretário adjunto de Turismo do Pará, Lucas Vieira, destaca a importância da parceria, e como a tecnologia alemã será fundamental para impulsionar o turismo no Estado. “Estamos dando um passo importante ao utilizar a Ciência de Dados em nossas políticas públicas de turismo. Com a TrustYou, teremos acesso a dados valiosos, que nos ajudarão a entender melhor o mercado e a criar estratégias mais eficazes para atrair visitantes”, afirma o gestor.

Tendências – A empresa alemã oferece uma plataforma abrangente de avaliações de clientes para a indústria hoteleira e do turismo. Com base em milhões de avaliações de hóspedes, comentários de redes sociais, avaliações de hotéis, revisões de blogs e outras fontes, a TrustYou gera dados de inteligência sobre a jornada do cliente e tendências de mercado.

“Com sua abordagem inovadora e foco na análise de dados, a TrustYou tem ajudado empresas em todo o mundo a melhorar a experiência do cliente, aumentar a satisfação do hóspede e impulsionar seus negócios no competitivo mercado do turismo. Vamos não apenas atrair mais turistas para o Pará, mas também estimular em longo prazo que as empresas possam oferecer experiências mais personalizadas e atraentes, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social”, completa Lucas Vieira.

Destaques – Segundo o diretor de Políticas Públicas de Turismo da Setur, Eduardo Görresen, são clientes da TrustYou destinos como Alemanha, Áustria, Estados Unidos, Suíça e Dubai, considerados os maiores destinos do planeta que usam a ferramenta.

“Atualmente, a TrustYou detém mais de 90% do mercado mundial. São mais de 7 milhões de avaliações por dia. A ferramenta já está parametrizada para o Estado do Pará, as regiões, os municípios, os equipamentos, dados do Cadastur etc. Toda vez que alguém escrever algo sobre uma experiência no Pará teremos a possibilidade de consultá-la em um relatório simples. E teremos como saber quem está se destacando na qualidade do serviço e quem precisa melhorar. Hotéis de Dubai, inclusive, estão usando como um sistema de pontuação, com base na avaliação dos consumidores”, reforça Eduardo Görresen.

Com essa parceria inovadora, o Pará se torna o segundo estado brasileiro – o primeiro é o Mato Grosso -, a fazer uso desta tecnologia, possibilitando à Setur identificar padrões e tendências no mercado de turismo, antecipando demandas futuras e adaptando suas estratégias de acordo com os movimentos de mercado, posicionando o Destino Pará de forma mais competitiva no mercado turístico global.

Fonte: Agência Pará/Foto: Alex Ribeiro

Unidades de Saúde de Belém suspendem atividades nesta quinta-feira, 28, e retornam na segunda, 1º de abril

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As unidades básicas de Saúde paralisam suas atividades nesta quinta-feira, 28, e voltam ao atendimento normal na próxima segunda-feira, 1º de abril, com a disponibilidade da vacina Bivalente como prevenção à covid-19, dos imunizantes que fazem parte do Calendário Vacinal e atendimento para consultas e marcação de exames oferecidos à população de Belém.

O comunicado foi dado nesta quarta-feira, 27, pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), por causa do ponto facultativo, decretado para esta quinta-feira pela pela Portaria 1.164/ 21 de março de 2024, e do feriado de Sexta-feira Santa, no próximo dia 29.

A disponibilidade da vacina Bivalente segue a orientação do Ministério da Saúde para os grupos prioritários, dos quais fazem parte: gestantes, em qualquer idade gestacional; puérperas, no período até 45 dias após o parto; trabalhadores da área da saúde, professores do ensino básico e superior; idosos com 60 anos ou mais de idade; povos originários; pessoa em situação de rua; pessoas com deficiência permanente e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa.

O imunizante é destinado também aos policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das forças armadas; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário (motoristas e cobradores) urbano e de longo curso;  trabalhadores portuários e caminhoneiros; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade; população privada de liberdade com 18 anos e funcionários do sistema de privação de liberdade.

A Sesma ressalta que o ponto facultativo de quinta-feira, 28, e feriado de Sexta-feira Santa, 29, não se aplicam aos serviços essenciais à população, como os prontos-socorros Mário Pinotti (14 de Março) e Humberto Maradei (bairro do Guamá), Hospital Geral de Mosqueiro, unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Central de Leitos, Departamento de Vigilância em Saúde (Devs) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o 192.
 

Texto: Augusto Pachêco

Fonte: Agência Belém/Foto: Divulgação

Príncipe Harry tem nome envolvido em processo de tráfico sexual. Entenda!

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O Príncipe Harry teve seu nome envolvido em um processo polêmico. Ele foi citado em documentos do processo contra o rapper Sean ‘Diddy’ Combs, que está sendo acusado por abusos e tráfico sexual. Mesmo sendo citado, não há nada que indica que Harry tenha participado de atividades ilegais.

O produtor musical Rodney ‘Lil Rod’ Jones, entrou com o processo de US$ 30 milhões contra o Diddy e afirma que sua proximidade com Duque de Sussex,  entre outras figuras imponentes, possa ter relação às acusações de tráfico sexual.

De acordo com a revista Vanitatis, o nome do Príncipe aparece na página 63 de um dos processos iniciados contra o rapper. “Entre os benefícios financeiros que os arguidos receberam por participar e facilitar o negócio de tráfico sexual de Combs estavam a adesão e o acesso à fama do mesmo. O Sr. Combs era conhecido por dar as ‘melhores’ festas. A afiliação ou patrocínio das festas (…) davam-lhe legitimidade e acesso a celebridades como atletas famosos, figuras políticas, artistas, músicos e dignitários internacionais, como o príncipe Harry”, indicam os documentos judiciais a que a imprensa teve acesso.

Os eventos  eram usados para fechar relações comerciais e teriam feito Combs aumentar ainda mais a sua fortuna bilionária. Os documentos, no entanto, não apontam qualquer irregularidade cometida por Harry.

Fonte: Portal Léo Dias/Foto: Reprodução

Estado lança pacote de serviços digitais para a população paraense

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O Governo do Estado, por meio da Ouvidoria Geral do Estado (OGE), realizou nesta quarta-feira, 27, o lançamento de uma série de serviços que beneficiarão a população paraense por meio da inclusão digital: o portal Pará Digital, a Carta de Serviços e o aplicativo “Pará Digital”. A programação ocorreu na sede do Tribunal de Justiça do Estado, em Belém, e contou com a presença de representantes da Ouvidoria Geral do Estado, Prodepa, DPE, TCE, TJE e CGU, além de ouvidores de vários órgãos do Executivo.

Portal “Pará Digital” – Desenvolvido pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), em parceria com a OGE, o Pará Digital vai concentrar, em um único lugar, todos os serviços do Estado, com intuito de facilitar a vida do cidadão. Além disso, o portal é totalmente integrado ao Gov.br, do Governo Federal, o que facilita o acesso ao site, com um único usuário e senha, para todos os serviços integrados. 

“Foi exatamente essa a intenção do Governo do Estado quando desenvolveu essa ferramenta. (…) Concentrando os serviços e desenvolvendo as ferramentas de acesso a cada um serviço desse. Caso o usuário precise de um caminho para chegar até a Fundação Carlos Gomes, ele tem os serviços da Fundação, tem o sistema que vai levar ele até aquele serviço e se precisa de um aperfeiçoamento, de uma melhoria da gestão, a OGE faz essa mediação junto com o gestor para levar essa sugestão de aprimoramento”, explicou o Ouvidor Geral do Estado, André Bassalo. 

Carta de Serviços – Durante a programação, a OGE também apresentou o sistema “Carta de Serviços”, que está disponível no Portal. A Carta de Serviços é um importante instrumento de gestão pública que contempla informações sobre os serviços públicos prestados de forma direta ou indireta pelos órgãos e entidades da administração pública. 

Segundo Bassalo, a Carta de Serviço é o espaço digital que reúne exatamente a classificação de todos os serviços ofertados por cada unidade. “Temos como exemplos serviços que vão desde o pedido de uma certidão, de um aceleramento de processo, o pedido de um usuário que não é do Estado do Pará, mas que precisa de uma informação de uma das unidades setoriais do Estado, informações ambientais, informações sobre áreas de preservação ambiental, por exemplo, o que tem de política para aquela área. Nós vamos lá no serviço da Semas e trazemos essa informação para o usuário”, explicou o titular da OGE.

Outra vantagem das ferramentas é que mesmo havendo a necessidade de um atendimento presencial, o usuário pode obter todas as informações sobre os documentos necessários antes de se deslocar, evitando assim, a “perda de tempo”. A iniciativa simplifica o acesso aos serviços e promove maior transparência e agilidade, reduzindo a burocracia e os tempos de espera, tornando o processo ágil e simplificado para todos os envolvidos.

A ouvidoria é o principal canal de acesso dos cidadãos à administração pública. Por meio dela, as demandas serão acolhidas, com objetivo de zelar pela garantia da qualidade dos serviços públicos. É o canal por meio do qual o cidadão pode apresentar sugestões, reclamações, solicitações, elogios e denúncias sobre a prestação de serviços públicos.

“Esse canal é importantíssimo não só para a consolidação do estado democrático de direito aqui no nosso país, como também para o aprimoramento das políticas públicas. E esse evento é de extrema importância porque no mundo digital em que nós vivemos, é muito importante que as ouvidorias e a administração pública como um todo possam investir em tecnologia para que essa ferramenta, esse canal, esteja cada vez mais disponível, já que hoje em dia quase a totalidade da população tem acesso a um telefone celular, tem acesso a uma rede wi-fi”, comentou Lorena Parede, Superintende da CGU no Pará. 

O evento, alusivo ao Dia Nacional do Ouvidor – celebrado em 16 de março –  chama atenção para a ampliação e valorização da participação da sociedade na governança pública, colocando a tecnologia ao alcance do cidadão. 

A ouvidora da Sespa, Andréa Costa, participou dos lançamentos  e acredita que as ferramentas trarão maior praticidade ao usuário. “O site ‘Pará Digital’ traz os serviços que a Sespa disponibiliza. Assim, o usuário precisa de um serviço, mas ele não tem a orientação de onde pode ir, o que precisa levar de documentação, então o site traz as informações necessárias para que ele vá e consiga logo atendimento nesse primeiro momento, sem precisar se deslocar até o local. Você vai além da localização do serviço, você já leva a documentação necessária, quais os canais de atendimento, então vai facilitar bastante que o usuário consiga localizar o que ele precisa e a documentação ou os critérios que ele precisa utilizar para que ele tenha acesso também ao serviço”, detalhou. 

Com as ferramentas, o usuário encontrará todas as informações necessárias para receber um serviço do Estado em um só lugar. Ele poderá avaliar a prestação do serviço ofertado gerando assim informações valiosas para a evolução desses serviços e, de posse dessas informações disponíveis como “avaliação do cidadão”, “quantidade de acessos por serviços”, a OGE poderá definir, de forma efetiva, qual serviço merece ser totalmente digitalizado, melhorando a qualidade dos serviços ofertados no portal.

As ferramentas foram vistas ainda com bons olhos pelos órgãos de controle externo. Para o Conselheiro Ouvidor do TCE, Odilon Teixeira, as ferramentas alcançam um importante objetivo da Ouvidoria, que é diminuir o distanciamento entre os cidadãos e os órgãos e entidades públicas. “(…) Essas plataformas diminuem esse distanciamento, promovem uma maior participação, porque hoje, no mundo em que vivemos, é inegável o acesso digital. Todos têm um smartphone e isso facilita a vida do usuário. E a ouvidoria tem que estar atenta sobre isso. Essas utilizações vão incentivar com que a população se sinta mais representada dentro dos órgãos governamentais”, comentou. 

Aplicativo “Pará Digital” – Em fase de desenvolvimento, o aplicativo “Pará Digital”, assim como o portal, será um centralizador de todos os serviços do Estado. A plataforma contará com outras funcionalidades por meio das quais o cidadão poderá enviar alertas, como solicitações e denúncias, por exemplo, aos órgãos em relação aos serviços prestados, e poderá acompanhar o status da sua demanda. 

O objetivo da ferramenta é tornar o Pará cada vez mais digital e fazer com que todos participem desta digitalização, de forma simples e direta, acessível na palma da mão. A previsão é que seja lançado ainda este ano. 

Fonte: Agência Pará/Foto: Bruno Cruz/Ag Pará

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