Conecte-se Conosco

MARABÁ

Paraense infarta e morre após virada do Flamengo, no mesmo dia do seu casamento

Publicado

em

O que seria um dia de alegria para a família do estudante universitário Bruno Rodrigues Feitosa, de 23 anos, se transformou em tristeza e comoveu Marabá, no Sudeste paraense.

O jovem havia se casado pela manhã, durante um casamento comunitário de 550 casais, realizado no Centro de Eventos da Igreja Assembleia de Deus, no município e sofreu um infarto fulminante, enquanto comemorava o segundo gol do time de coração.

O jovem e a esposa Ana Carolina Fernandes estavam acompanhando a transmissão da final da Taça Libertadores da América entre Flamengo e River Plate, na Praça São Félix de Valois, na Marabá Pioneira, onde foram disponibilizados telões. Dezenas de torcedores se concentravam no local.

Segundo informações apuradas, o jovem, que ainda usava a camisa do casamento, se sentiu mal no momento em que o time confirmava a vitória por 2 a 1 contra o River Plate e garantia o título.

Nesse momento, muitas pessoas que estavam na praça tentaram ajudá-lo abanando com bandeiras e o som foi interrompido. Uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionada e tentou reanimá-lo, mas o jovem não resistiu e veio a óbito ainda no local.

Bruno Rodrigues Feitosa cursava Letras na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e deixa esposa e uma filha pequena.

MARABÁ

Equipe da Seap vistoria unidades penitenciárias sob intervenção em Marabá

Além da visita ao ambiente carcerário, a equipe inspecionou duas unidades em construção, que devem ser entregues ainda no primeiro semestre

Publicado

em

Foto: Ascom / Seap / Fonte: Agência Pará

Unidades penitenciárias localizadas em Marabá, no sudeste paraense, receberam na última sexta-feira (17) a visita de uma equipe da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). A agenda de trabalho incluiu o Centro de Recuperação Agrícola Mariano Antunes (Crama), o Centro de Reeducação Feminino de Marabá (CRFM) e a Central de Triagem Masculina de Marabá (CRMM), todos sob a intervenção da Seap, por meio do Comando de Operações Penitenciárias (Cope) e da Diretoria de Administração Penitenciária (DAP), com a participação decisiva da Força-Tarefa Penitenciária (FTIP).

A equipe, coordenada pelo secretário de Estado de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos, constatou a retomada de controle do Estado nas unidades e outros procedimentos adotados, como a padronização dos internos, que receberam cortes de cabelo e barba e mais de 1.500 kits de higiene pessoal, uniforme e sandália. Celas e pavilhões foram higienizados e revitalizados pelos próprios custodiados. O lixo retirado das celas foi separado e incinerado, para garantir um ambiente mais limpo, humanizado e adequado à permanência de pessoas privadas de liberdade.

Segundo o comandante de Operações Penitenciárias, coronel Vicente Neto, a retomada de controle das unidades é avaliada de forma positiva. “Na intervenção, nós conseguimos atuar de uma maneira séria, rápida e objetiva, trabalhando para que o preso consiga retornar ao seio da sociedade. Os representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil/PA) e da Secretaria Regional de Governo do Sul e Sudeste puderam observar in loco o antes e o depois, vendo como o preso ficava num ambiente insalubre e imundo, e hoje está em um ambiente limpo e sendo bem tratado com dignidade e respeito. O ambiente, agora, é capaz de ressocializar o interno”, afirmou.

Além do secretário Jarbas Vasconcelos, a equipe foi composta pela diretora de Logística, Patrimônio e Infraestrutura, Kamila Costa; o diretor de Administração Penitenciária, Ringo Alex Frias; o coordenador da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária, Claudevan Costa; o secretário Regional do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, e o presidente da OAB em Marabá, Ismael Gaia. Além das visitas às unidades penitenciárias, a equipe verificou o andamento de obras na região, como a construção de mais duas unidades, que vão dispor de mais de 500 vagas, e já devem ser entregues no primeiro semestre de 2020.

Entrosamento – “A gente pôde acompanhar, nas visitas de inspeção, as condições das unidades da região de Marabá, e constatar que esse entrosamento entre a FTIP e o Cope, e o trabalho realizado pelo Comando aqui na região, foi muito satisfatório. A gente viu que os procedimentos realmente foram implantados e melhorou a situação estrutural. O Cope e a FTIP sempre estiveram juntos, desde o começo, trocando conhecimentos e experiências, e a gente pôde constatar que os trabalhos aqui realizados estão no caminho certo para a evolução do sistema prisional”, ressaltou o coordenador da FTIP no Pará, Claudevan Costa.

A equipe também se reuniu para traçar planos de ação e estabelecer metas para as unidades da região. De acordo com o diretor Ringo Alex Frias, a expectativa do sistema com a nomeação dos agentes concursados (já autorizada pelo governador Helder Barbalho) é a melhor possível. “A região já está no procedimento estabelecido pelos protocolos do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), e a vinda desses novos servidores vai legitimar ainda mais o nosso trabalho de manutenção dessa ordem e disciplina, uma vez que a gente vai precisar do aparelho do Cope para avançar a outras unidades prisionais. São os agentes que vão fazer a manutenção desses procedimentos, dar continuidade aos protocolos que vão ficar estabelecidos aqui, e isso vai trazer um resultado muito positivo, contribuindo para a diminuição dos índices de criminalidade no município de Marabá”, destacou.

Sublotação – Segundo o secretário Jarbas Vasconcelos, “hoje a unidade está funcionando com altíssimo nível. Está sendo recuperada, reformada; os presos estão em procedimento e disciplina, com a participação dos agentes da casa interagindo fortemente com o Cope e aprendendo novos protocolos. O trabalho é de excelência, e assim está sendo feito no Crama, no CRFM e no CTMM, com muita integração entre membros do Cope, diretores, agentes, servidores e de todos da Seap”.

Ele disse ainda que a visita foi vem avaliada e a expectativa, agora, é acabar com a superlotação carcerária na região. “O dia foi muito produtivo, e eu saio daqui extremamente satisfeito e vendo a construção de duas unidades prisionais, que se avizinham de serem entregues, e nós teremos pela primeira vez no sul e sudeste do Pará uma sublotação, ou seja, nós teremos mais vagas do que internos. Vamos ter uma oferta de vagas seja no semiaberto, seja no fechado, no feminino, no temporário ou nos sentenciados. Isso, realmente, é um contexto que planejamos desde o ano passado, e trabalhamos para que aconteça nos próximos meses”, acrescentou o titular da Seap.

Continue lendo

MARABÁ

Cinema itinerante, estará em Marabá neste final de semana

Marabá recebe cinema itinerante, uma proposta de diversão gratuita para todas as idades. Além do ingresso, a pipoca e o refrigerante são gratuitos

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: A Província do Pará

Nos dias 17, 18 e 19 de janeiro, a população de Marabá, tem encontro marcado com a diversão. Nesses dias, a cidade recebe o projeto “Cinema é pra você, sim!” que vai promover sessões gratuitas de cinema para crianças, jovens e adultos.

A sala de cinema, que ficará localizada na Praça da Liberdade com a Avenida Paraíso, terá sessões às 8h, 10h, 14h, 16h e 19h, com títulos nacionais e internacionais de grande sucesso, como Pantera Negra, Homem-Formiga e a Vespa, Jurassic World – Reino Ameaçado, Procurando Dory, Moana entre outros, além dos sucessos nacionais Vai Que Cola, com Paulo Gustavo, e Carrossel 2 – O Sumiço de Maria Joaquina. Os ingressos são gratuitos, individuais e distribuídos por ordem de chegada uma hora antes do início das sessões. A pipoca e o refrigerante também são gratuitos.

Os filmes incluídos na programação foram escolhidos para agradar a toda a família. Assim, são histórias para todos os gostos e gêneros, como animação, comédia, ação e aventura. Pela manhã e à tarde, os filmes destinam-se principalmente para crianças e melhor idade. As sessões noturnas, por sua vez, foram pensadas para agradar principalmente ao público jovem e a todas as pessoas que procuram uma distração para relaxar após o dia de trabalho.

O cinema móvel apresenta os mesmos recursos encontrados nas salas convencionais de cinema das grandes cidades. O ambiente tem capacidade para 78 confortáveis lugares e conta com isolamento térmico e acústico. Possui ar condicionado, bombonière, som estéreo, projeção convencional e 3D, gerador próprio e elevador de acesso para pessoas com necessidades especiais.

A mostra de cinema itinerante é uma iniciativa da Caixa Seguradora e o projeto foi idealizado pela Projetos com Incentivo, agência de Marketing Cultural, que tem mais de 10 anos de experiência em ações envolvendo cinema itinerante e na realização de projetos incentivados nas áreas de cultura, esporte, educação e inclusão social. 

O projeto “Cinema é pra você, sim!” tem início em Moju e passará por 36 cidades dos estados do Pará e Tocantins.

Sobre Marabá

A história de Marabá, um dos mais populosos e ricos municípios do estado do Pará, no Brasil, compreende, tradicionalmente, o período desde a chegada dos comerciantes e chefes políticos deslocados do norte da província de Goyaz, até os dias atuais. Embora o seu território seja habitado continuamente desde tempos pré-históricos por índios nômades, a região permaneceu praticamente intocada até o início da década de 1890, com raros contatos com europeus e bandeirantes, que desde o século I exploravam a região.

Sobre a Projetos com Incentivo 

A plataforma Projetos com Incentivo foi criada para facilitar o encontro entre o proponente e as empresas que investem em projetos incentivados – CULTURA, ESPORTE, EDUCAÇÃO, INCLUSÃO SOCIAL, entre outros. Essa plataforma permite que os produtores de conteúdo divulguem seus projetos para grandes empresas, pois além de divulgar, a Projetos com Incentivo distribui seu portfólio para parceiros comerciais estrategicamente espalhados por todo o Brasil.

Por: Pedro Carvalho

Continue lendo

MARABÁ

Tião Miranda inicia 2020 licitando obras para todo lado

Prefeito quer construir praça entre duas avenidas da Folha 22, mandou equipar academia ao ar livre numa pracinha de São Félix e vai erguer ponte na vicinal Tamboril, perto da vila Santa Fé.

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: Blog Ze Dudu

Amanhã, desta quinta-feira (9), a Prefeitura de Marabá vai apreciar propostas comerciais para construção de uma pracinha entre as avenidas VP-220 e VP-221, na Folha 22, núcleo Nova Marabá. É que Tião Miranda, um dos mais bem avaliados gestores do sudeste do Pará, disparou obras públicas por todos os cantos do município, trazendo em grande estilo o desenvolvimento da infraestrutura de que Marabá tanto precisa. A informação foi levantada pelo Blog do Zé Dudu.

A Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop), responsável por organizar o edital do certame, estima que o custo da praça fique em torno de R$ 195 mil. O governo municipal alega que o espaço vai atender a demanda por nova área de lazer para os moradores da Folha 22. “As praças são locais onde as pessoas se reúnem para fins comerciais, políticos, sociais ou religiosos, e onde se desenvolvem atividades de entretenimento”, justifica a administração.

Além dessa obra, a Prefeitura de Marabá está recebendo nesta quarta-feira (8) as propostas para construção de uma academia ao ar livre na Praça dos Sonhos, no núcleo São Félix. De acordo com a Sevop, a empreitada está orçada em R$ 167 mil, com duração de oito meses a partir da ordem de serviço. Metade desse período é para a implantação da academia de fato, segundo o edital do certame publicado no final de novembro.

Na zona rural, o prefeito Tião Miranda vai erguer uma ponte de concreto de 24 metros sobre o Rio Café, nas imediações da vicinal Tamboril, próximo à vila Santa Fé. De acordo com a Sevop, que ainda não divulgou no portal de transparência do município o orçamento estimado para tal, o objetivo da ponte é facilitar o acesso à comunidade de Santa Fé, possibilitando o escoamento e o deslocamento dos colonos. O conjunto das três obras pode gerar a abertura de até 100 empregos formais na construção civil para no mercado de trabalho de Marabá.

Continue lendo

Facebook

Propaganda

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Corpes Digital