Conecte-se Conosco

ESPORTES

Paraguaio que está na mira do São Paulo já foi a maior revelação da Argentina

Foto: Gazeta Press

Publicado

em

Jorge Moreira é paraguaio, tem 28 anos, joga como lateral direito e desde 2016 está no River Plate, da Argentina. Agora está na mira do São Paulo, segundo a imprensa argentina, em uma negociação que será decidida no mais tardar na quarta-feira, quando a janela de transferências para compra será oficialmente finalizada no Brasil.

O jogador é pouco conhecido no Brasil, mas na Argentina chegou a ser considerado a maior revelação do país logo no ano de estreia. Começou a carreira como volante, já foi meia e se firmou mesmo como lateral direito.

Nascido na pequena comunidade de Villarrica, a 180km de Assunção e com 70 mil habitantes, Jorge Moreira pertence a uma família de jogadores. Os irmãos Orlando, 25, e Diego, 19, seguiram por esse caminho. Apenas Daniel, 27, não.

O lateral direito começou no futebol aos 10 anos em sua cidade natal, no Club Atlético Carlos Pfannl, equipe em qual seu pai viraria uns dos diretores anos depois. Com 16, foi convidado para se mudar para Assunção e defender uma equipe semiamadora, o Tembetary, que disputava a quarta divisão local.

Dois anos depois debutou no 2 de Mayo e no ano seguinte passou ao Libertad, coroando a rápida ascensão.

Foram seis anos defendendo o clube alvinegro da capital, onde atuou ao lado do zagueiro Balbuena, ex-Corinthians e atualmente no West Ham, da Inglaterra, passou a jogar como lateral direito para substituir um companheiro (Carlos Bonet) que se lesionou. A escolha foi por causa da velocidade e do poderio na marcação.

A improvisação acabou virando regra e Jorge Moreira não deixou mais de ser lateral direito. Admitiu em entrevistas para a imprensa argentina que buscou inspiração em um brasileiro para ter sucesso.

“Gosto de ver todos os jogos de Daniel Alves porque ele é o melhor da posição. Ele avança muito bem ao ataque, tem uma técnica muito refinada. É lindo vê-lo jogar”, disse Moreira ao “La Nacion” ano passado.

Foi nesta posição que ele surpreendeu o River Plate durante um encontro pela Copa Sul-Americana de 2014. O duelo foi pelas oitavas de final e o time argentino eliminou o Libertad com dois triunfos (3 a 1 e 2 a 0).

Daquele confronto em diante o técnico Marcelo Gallardo passou a tentar a vinda dele ao River Plate, o que só aconteceu dois anos depois, em 2016. Logo na temporada de estreia foi eleito a maior revelação do país.

O primeiro ano e parte de 2017 foi muito bom para Jorge Moreira, mas em outubro do ano passado ele sofreu uma lesão no tendão. Ficou sem meses sem jogar e voltou a ter dores em abril deste ano.

Entre idas e vindas, voltou a ficar a disposição do River Plate recentemente.

“Ele é um lateral com a cara do Brasil, bem ao estilo brasileiro, com muitas descidas ao ataque. Também é um jogador com passagem pela seleção do Paraguai”, disse o jornalista paraguaio Edgar Cantero para a ESPN Brasil.

Entre os títulos que conquistou, destaque para uma Recopa Sul-Americana (2016), uma Supercopa da Argentina (2017) e duas Copas da Argentina (2016 e 2017) pelo River Plate. Além de cinco nacionais do Paraguai pelo Libertad.

Fonte:Espn

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual