Conecte-se Conosco

BELÉM

Partes do teto secular do Theatro da Paz desabam em Belém

G1 Pará

Publicado

em

Equipe técnica iniciou providências no local nesta segunda, segundo a Secult. O prédio é tombado pelo Iphan e foi inaugurado em 15 de fevereiro de 1878.

Partes do forro do Theatro da Paz, em Belém, desabaram na noite de domingo (12). Uma equipe técnica iniciou providências no local nesta segunda, de acordo com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult). Alguns pontos foram isolados. Ainda não foi confirmada a extensão dos danos.

O prédio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) foi inaugurado no dia 15 de fevereiro de 1878 e é considerado o maior da região Norte.

Em nota, a Secult afirmou que já estava prevista para janeiro a licitação da obra, que inclui reforma do sistema elétrico, “projeto atualizado de prevenção e combate a incêndios, bem como pintura interna e externa do Theatro”. De acordo com a secretaria, a reforma deve iniciar em 60 dias.

Alguns pontos foram isolados para reparo no Theatro da Paz, segundo Secult. — Foto: Victor Furtado / O Liberal
Alguns pontos foram isolados para reparo no Theatro da Paz, segundo Secult. — Foto: Victor Furtado / O Liberal

Alguns pontos foram isolados para reparo no Theatro da Paz, segundo Secult. — Foto: Victor Furtado / O Liberal

Reparos devem começar em até 60 dias, diz Secult. — Foto: Victor Furtado / O Liberal
Reparos devem começar em até 60 dias, diz Secult. — Foto: Victor Furtado / O Liberal

Reparos devem começar em até 60 dias, diz Secult. — Foto: Victor Furtado / O Liberal

PREFEITURA DE BELÉM

Prefeitura anuncia serviços de pavimentação nos bairros do Guamá, Terra Firme e Condor

Publicado

em

Texto: Victor Miranda/ Agência Belém

As obras de pavimentação seguem em vias de diversos bairros de Belém com o programa de asfalto. As assinaturas das Ordens de Serviço (OS) foram direcionadas para vias nos bairros do Guamá, Terra Firme e Condor, e contou com a participação do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e dos vereadores Simone Kahwage (PRB), Fabrício Gama (PMN), Toré Lima (PRB) e Gleisson Silva (PSB), durante as assinaturas das OS.

Guamá – O bairro do Guamá receberá serviços de pavimentação asfáltica em algumas de suas vias. A primeira assinatura foi para as obras da vila Stélio Maroja, no trecho na passagem Paulo Cícero, entre a avenida José Bonifácio e travessa Castelo Branco.

“Na continuação das obras em Belém e distritos, estou assinando e entregando a Ordem de Serviço para a empresa começar esse trabalho, que foi um pedido da comunidade”, comentou Zenaldo.

Morador da área há 15 anos, o autônomo Carlos Cavalcante comemorou a chegada das obras na vila onde reside. “É motivo de muita alegria para nós, moradores. Essa obra é essencial para a nossa rua e vai trazer muitos benefícios”, comentou o morador.

Também para o bairro do Guamá, o prefeito assinou a Ordem de Serviço de obras na passagem Nova, entre as passagens Caraparu e Napoleão Laureano. Para o autônomo Domingos Lima, que acompanhou a assinatura ao lado de outros moradores daquela área, a comunidade espera ansiosa pelo serviço. “Estamos aguardando ansiosamente por essa obra, que vai ajudar e melhorar a nossa vida”, comemorou.

Passagem Marajoara – Localizada no bairro da Condor, a passagem Marajoara, entre a avenida Bernardo Sayão e a travessa Padre Eutíquio, vai receber obras de pavimentação na via. “A Ordem de Serviço já está assinada e a obra se inicia no dia 22 de janeiro”, anunciou Zenaldo Coutinho, durante a assinatura das ordens.

Um grupo de moradores da passagem Marajoara acompanhou a assinatura.  Para o engenheiro civil Rogério Palheta, morador da passagem, os serviços serão essenciais para melhorar a qualidade de vida da população que reside na área. “É um sonho que vai melhorar a nossa qualidade de vida”, celebrou.

Passagem Maria – A professora Lúcia Conceição, moradora da passagem Maria, no bairro da Terra Firme, estava feliz com a assinatura da Ordem de Serviço da obra de pavimentação, que vai levar benefícios para os moradores. “Essa obra vai valorizar, cada vez mais, as nossas casas e a rua asfaltada será mais uma opção para as nossas crianças brincarem”, comentou.

“Estou entregando a Ordem de Serviço da passagem Maria, entre as ruas Celso Malcher e Dois de Junho. São muitas obras que estamos assinando os serviços, para que possamos levar dignidade e qualidade de vida aos bairros da nossa cidade”, finalizou o prefeito.

Continue lendo

BELÉM

Festival gratuito exibe curtas francófonos em Belém

Publicado

em

Cena do curta Ralha-Criançada (Gronde marmaille), dirigido por Clémentine Carrié. — Foto: Reprodução Fonte: G1 Foto reproducao

A programação traz curtas-metragens do My French Film Festival, às terças-feiras, sempre às 18h30. Confira a programação.

Belém recebe um festival de filmes francófonos a partir da próxima terça-feira (21), em uma escola de idiomas. A programação exibe curtas-metragens, sempre às 18h30, do My French Film Festival, com entrada gratuita.

O festival chega à 10ª edição com novos filmes, novas plataformas e lançamentos em cinemas de vários países. Serão 31 filmes em seis temáticas diferentes, entre eles filmes sem falas, destinado às crianças.

Entre os 17 curtas que serão exibidos em Belém estão filmes de animação, dramas, suspenses e comédias, como “A Noite Dos Sacos Plásticos” (2018), de Gabriel Harel; “Uma irmã” (2018), de Delphine Girard; “A aventura atômica” (2019), de Loïc Barché; “Pelo menos”, de Lauriane Escaffre.

Programação

21/01, 18h30
Animação francófona
Classificação: livre e 16 anos
Categorias: My Little Zoo e Is it real?
Legendas em português

“Depois Da Chuva” (After the Rain) 2018 – Dir: coletiva
“O Sonho De Sam” (Le Rêve de Sam) 2018- Dir: Nölwenn Roberts
“O Tigre Sem Riscas” (Le Tigre sans rayures) 2018 – Dir: Raùl Robin e Morales Reyes
“Stuffed” 2018 – Dir: coletiva
“Turbopéra” 2018 – Dir: coletiva
A Noite Dos Sacos Plásticos (La Nuit des sacs plastiques) – Dir: Gabriel Harel
O Discurso Glorioso De Aceitação De Nicolas Chauvin (Le Discours d’acceptation glorieux de Nicolas Chauvin) 2018 – Dir: Benjamin Crotty

28/01, 18h30
Obras de arte em realidade virtual
Classificação: 16 anos
Categoria: New Horizons
Legendas em francês

Un bar aux Folies Bergère VR (A Bar at the Folies-Bergère VR) 2018 – Dir: Gabrielle Lissot
L’Île des morts VR (Isle of the Dead VR ) 2018 – Dir: Benjamin Nuel
Le Cri VR (The Scream VR) 2019 – Dir: Sandra Paugam e Charles Ayats

04/02, 18h30
Sobre mulheres / histórias do front
Classificação: 16 anos
Categoria: All about woman e On the frontline
Legendas em português

Pleno Oeste (Plein Ouest) 2019 – Dir: Alice Douard
Uma Irmã (Une sœur) 2018 – Dir: Delphine Girard
A aventura atômica (L’Aventure atomique) – Dir: Loïc Barché

11/02, 18h30
Para rir e se divertir
Classificação: 12 anos
Categorias: Say Cheese e Teen Spirit
Legendas em português

A Tração Dos Polos (La Traction des pôles) 2018 – Dir: Marine Levéel
Pelo Menos (Pile poil) 2018 – Dir: Lauriane Escaffre e Yvonnick Muller
O Canto De Ahmed (Le Chant d’Ahmed) 2018 – Dir: Foued Mansour
Ralha-Criançada (Gronde marmaille) 2018 – Dir: Clémentine Carrié

Serviço

Exibição de curtas-metragens do My French Film Festival 2020
Data: terças-feiras (21 e 28 de janeiro / 04 e 11 de fevereiro)
Hora: 18h30
Local: Aliança Francesa de Belém, na tv. Rui Barbosa, 1851 – Batista Campos
Entrada gratuita
Mais informações: (91) 3224-3998 e pelo site

Continue lendo

BELÉM

Quatro suspeitos de tráfico são flagrados com cocaína ingerida no Aeroporto Internacional de Belém

Publicado

em

PF prende suspeitos de tráfico internacional de drogas no Aeroporto Internacional de Belém. — Foto: Reprodução / Assessoria Polícia Federal

Outras porções da droga foram encontradas em peças de roupa do grupo. Exames foram realizados em um hospital público de Belém.

Quatro homens foram flagrados pela Polícia Federal no Aeroporto Internacional de Belém neste domingo (19), suspeitos de tráfico de drogas, ao tentarem transportar cocaína dentro do corpo. Outras porções da droga foram encontradas nas peças de roupa dos suspeitos. O grupo vai responder por tráfico internacional de drogas.

Os suspeitos seriam dois brasileiros e dois estrangeiros. Segundo informações preliminares, o grupo estaria indo para Caiena, capital da Guiana Francesa.

Exames apontam drogas dentro de corpo de suspeitos de tráfico internacional de drogas em Belém. — Foto: Reprodução / Assessoria Polícia Federal

O quarteto foi submetido a exames em um hospital público de Belém. O nome do hospital não foi divulgado. O resultado da ação da PF ainda será divulgado na noite deste domingo, durante entrevista coletiva em Belém. A perícia ainda está realizando análises.

A Infraero informou, por telefone, que não vai se manifestar sobre o caso, que é competência da Polícia Federal.

Passageiros que embarcam em voos no aeroporto internacional de Belém reclamaram de calor provocado pela falta de energia elétrica nesta sexta (2). — Foto: Gabriela Azevedo/G1
Passageiros que embarcam em voos no aeroporto internacional de Belém reclamaram de calor provocado pela falta de energia elétrica nesta sexta (2). — Foto: Gabriela Azevedo/G1

Continue lendo

Facebook

Propaganda

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Corpes Digital