Conecte-se Conosco

BELÉM

Passageiros denunciam aglomerações nos coletivos de Belém e Região Metropolitana.

RomaNews

Publicado

em

Usuários do transporte público coletivo denunciam aglomerações de passageiros nos ônibus que fazem o transporte na capital e região metropolitana. 

De acordo com os usuários, a movimentação nos chamados horários de pico das linhas não está sendo fiscalizada e o limite de passageiros diariamente excede a recomendação dos órgãos de segurança. 

“Todos os dias preciso chegar cedo no trabalho, tenho que pegar o ônibus das 6h e já passa na minha parada com mais de dez pessoas em pé. No meio do caminho lota e nossa única proteção é a máscara”, conta uma usuária que faz uso da linha Icoaraci – Cohab- Ver-O-Peso.

Uma outra pessoa que faz uso da linha Cidade Nova 5 – Ver-O-Peso, denúncia que no final da linha, usuários fazem fila para embarcar nos ônibus das primeiras viagens do dia. “No final da linha todo dia tem fila e ônibus das 6h sai lotado”.

Os relatos também se referem aos horários da volta para casa. Segundo as denúncias, os horários  com maior aglomeração nos coletivos seriam das 6h às 7h da manhã e das 18h  às 20h, na volta à noite.

 “Sempre voltamos no Pratinha lotado, eu trago meu álcool em gel. Todo mundo precisa voltar de ônibus, de uber não dá” , diz uma usuária da linha Pratinha – Presidente Vargas.

Entre as principais recomendações  para o novo normal, uma estabelece as regras de lotação dos veículos. Além dos passageiros que fazem as viagens sentados, apenas mais oito usuários poderão realizar os trajetos em pé, respeitando uma distância considerável entre eles e com uso obrigatório de máscaras.

Também foi determinado que as empresas disponham de um número satisfatório de carros para atender a população.

O diretor de operações do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belém (Setransbel), Natanael Romero, esclareceu que a organização monitora diariamente o fluxo de passageiros nos coletivos através do sistema de bilhetagem eletrônica, com auxílio de gráficos elaborados para acompanhar a situação no período da pandemia. 

Ainda de acordo com o diretor, a frota está sendo retomada aos poucos de acordo com o percentual de passageiros.

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual