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Tecnologia

Paul Allen, um dos fundadores da Microsoft, morre aos 65 anos

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Foto: Reprodução

Faleceu nesta segunda-feira (15/10), na cidade de Seattle, Paul Allen, um dos co-fundadores da Microsoft, juntamente com Bill Gates. O executivo tinha 65 anos e combatia um linfoma não-Hodgkin, um tipo de câncer que se origina nos gânglios.

A notícia foi divulgada pelo canal norte-americano CNBC. No início do mês, Allen revelou que havia iniciado o tratamento contra o linfoma não-Hodgkin, o mesmo tipo de câncer que ele havia superado nove anos atrás. Inclusive, ele havia deixado a direção da Microsoft quando foi diagnosticado com a doença pela primeira vez, para se dedicar à recuperação.

Depois de deixar a Microsoft, Allen se dedicou a filantropia, às artes e também aos esportes. Ele era um dos proprietários do Portland Trail Blazers, time de basquete da NBA (liga profissional norte-americana), do Seattle Seahawks (NFL – a liga profissional de futebol americano) e também do Seattle Sounders, time que disputa a MLS, liga profissional de futebol dos EUA.

Além disso, ele era considerado uma das pessoas mais ricas do mundo, ocupando a 44º posição na lista de bilionários da revista Forbes, com uma fortuna estimada em US$ 21.7 bilhões.

Microsoft

Bill Gates e Paul Allen fundaram a Microsoft em 1975, na cidade de Albuquerque no Novo México. Juntos, desenvolveram um interpretador da linguagem BASIC. Em 1980, depois de se comprometerem a desenvolver um DOS para a IBM, Allen fechou então um contrato para comprar o QDOS da Seattle Computer Products. Feito isso, a plataforma foi alterada para a criação do MS-DOS e do PC-DOS, que foram desenvolvidos pelo programador Tim Paterson.

Com isso, a Microsoft conseguiu cumprir o acordo de fornecer o DOS para os computadores da IBM, o que se tornou um breaking point na história da empresa, que passou a crescer exponencialmente , gerando a fortuna de Gates e Allen.

Após ser diagnósticado com o linfoma de Não-Hodgkin, Allen acabou curado, ao mesmo tempo que passou a se distanciar do dia a dia da Microsoft. Em novembro de 2000, ele renunciou a sua cadeira no conselho de administração da empresa e vendeu quase toda sua participação societária na companhia – reduzindo de 28% para 2% das ações.

Artes, filantropia, aviões e combate ao ebola 

Depois de se afastar da Microsoft, Allen fundou e dirigiu a Vulcan Inc., entidade que administra seus diversos negócios e projetos filantrópicos. A partir dela, ele gerenciou um portfólio bilionário de investimentos o que inclui, além das equipes esportivas já citadas, companhias de tecnologia, imobiliárias e participações em startups e empresas de mídia.

Além disso, trabalhou ativamente para evolução da ciência e tecnologia, fundando as instituições Allen Institute for Brain Science, Allen Institute for Artificial Intelligence e o Allen for Institute for Cell Science.

Allen também destinou parte da sua fortuna às artes, doando mais de US$ 100 milhões à museus e outras instituições, além de emprestar sua coleção privada à quase 50 localidades, entre eles o EMP Museum, o o STARTUP Gallery e o Living Computer Museum. Por fim, fã de aviação, ele criou o Flying Heritage & Combat Armor Museum, um instituto que reuniu e restaurou 26 aeronaves e 25 veículos de guerra.

Além da filantropia e artes, Allen também doou US$ 100 milhões para o combate ao surto de Ebola que ocorreu na África Ocidental em 2014. Além disso, ele criou o site Tackle Ebola, cujo objetivo é difundir os conhecimentos sobre a doença e ajudar em seu controle e isolamento.

Fonte: Olhar Digital

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Spotify testa botão que permite que usuários bloqueiem artistas

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Foto: Reprodução /Fonte: Olhar Digital

O Spotify pode, em breve, permitir que usuários se livrem de artistas dos quais eles não gostem. Segundo rumores, o aplicativo de streaming estaria testando um recurso para que seja possível bloquear um músico ou banda no aplicativo para o iPhone. A função, contudo, não tem previsão de chegada.

De acordo com a publicação do Thurrot, a função de bloqueio de artistas no Spotify promete ser irrestrita. Ou seja, ao excluir um artista da sua conta, as músicas dele não aparecerão mais nas suas playlists, listas curadas, listas públicas ou qualquer outra área do serviço de streaming. O app não permitirá nem mesmo a reprodução manual da faixa, sendo necessário desbloquear a banda antes para conseguir ouvir.

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Para bloquear um artista no Spotify, basta ir até a sua página pública no serviço, tocar nas reticências e escolher “Não toque esse artista”. Ainda de acordo com o site, a única exceção para essa nova ferramenta de bloqueio são as faixas no qual o músico faz uma colaboração.

Por enquanto, tudo indica que o teste está restrito a um pequeno grupo de usuários do aplicativo beta do Spotify para iPhone. A companhia também se negou a comentar o assunto e dar uma previsão sobre a chegada do recurso. Apesar dos pedidos dos assinantes, o Spotify sempre se negou a lançar um botão de bloqueio no aplicativo, mas tudo indica que a empresa pode ter mudado de ideia.

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Tecnologia

Robôs aprendem a se movimentar sozinhos com sistema criado por cientistas suíços

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Foto: Reprodução /Fonte: Olhar Digital

Em um novo artigo publicado na Science Robotics, engenheiros suíços apresentaram um sistema que ensina um robô a se mover mais rápido do que nunca, enquanto tenta evitar ser derrubado. Ele também é capaz de se levantar se cair no chão. Existem vários vídeos na web com robôs se equilibrando para não cair, mas, no caso citado, esses novos robôs não tiveram os movimentos programados. Eles simplesmente aprendem novos movimentos por si só.

O ANYmal foi originalmente projetado por pesquisadores do Robotic Systems Laboratory, do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça (ETH Zurich). Desde então, têm sido comercializados como parte da empresa ANYbotics, fundada em 2016, e continua a ganhar melhorias.

Ao contrário de muitos dos robôs de quatro pernas que existem hoje, este robô à prova d’água foi projetado especificamente para viagens em áreas de difícil acesso, como florestas, complexos industriais e paisagens com neve. De acordo com a ANYbotics, ele já pode ser usado para alcançar lugares perigosos onde humanos não podem ir, e até para missões de busca e salvamento. Ele até já fez uma ponta em um episódio da série X-Files no ano passado.

Embora os robôs de quatro pernas sejam mais ágeis e com melhor coordenação do que seus equivalentes de duas pernas, ainda há muito espaço para melhorias. Uma das soluções que a robótica encontrou é uma forma de aprendizado de máquina chamado aprendizado por reforço.

Esse método permite que os robôs treinem por si mesmos por meio de um modelo de tentativa e erro, para encontrar a melhor maneira de executar uma tarefa, como caminhar. Em suma, aprender por reforço permitiria ao robô quase “pensar” e aprender como um animal, com sua própria lógica interna.

No entanto, usar o aprendizado por reforço com um robô com pernas não é uma tarefa fácil, já que tanto o autômato, quanto seus movimentos são muito complexos. Até agora, os cientistas se limitaram a fazer essas simulações por computador. “Mas usar os dados dessas simulações para treinar robôs reais também é difícil”, diz Jemin Hwangbo, cientista do Robotic Systems Laboratory da ETH Zurich.

“Tem sido extremamente complexo desenvolver políticas de controle para robôs tão sofisticados”, disse ele. “Existem inúmeras situações com as quais um desses robôs pode se encontrar, e é quase impossível projetar uma lógica de controle que cubra todos eles.”

No artigo, Hwangbo e sua equipe escreveram como desenvolveram uma rede neural que lhes permitiu mover os dados da simulação para o robô com mais facilidade e eficiência do que antes.

Essas simulações foram quase mil vezes mais rápidas do que teriam sido no mundo real. A equipe disse que eles também foram capazes de reduzir o poder de computação necessário para fazer uma simulação como essa, e que isso poderia ser feito com um computador comum.

Seus últimos resultados, que mostraram em uma série de vídeos, são realmente impressionantes (e também um pouco assustadores). O último robô da ANYmal foi capaz de melhorar seu recorde de velocidade em 25% e foi capaz de processar as ordens com mais precisão. Ele permaneceu em pé, enquanto os pesquisadores faziam todo o possível para derrubá-lo. Também conseguia se levantar depois de cair no chão, o que, segundo a equipe, nunca havia sido observado em um robô de quatro patas com esse nível de complexidade.

Além disso, de acordo com Hwango, seu sistema deve funcionar em qualquer robô da ANYmal. Segundo os pesquisadores, isso poderia ajudar qualquer robô de quatro patas a se levantar. Mas ainda há muito trabalho a ser feito para que o robô tenha agilidade em uma ampla gama de situações.

“Os princípios que apresentamos neste documento são apenas para um terreno uniforme”, disse ele.

“Para atravessar terrenos difíceis e não estruturados, precisamos de sensores de visão e um sistema adequado para processar suas informações. Estamos trabalhando nesse sentido e esperamos ter uma solução mais versátil em breve”.

Enquanto isso, vamos esperar que esses robôs não lembrem de nada da violência que cometemos contra eles em nome da Ciência. :))

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Sistema de reconhecimento facial chinês já é testado no Brasil desde 2018

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Foto: Reprodução /Fonte: UOL Tecnologia

Durante a semana, uma comitiva de parlamentares brasileiros, cuja maioria são deputados federais eleitos pelo PSL (partido do presidente Jair Bolsonaro) viajou à China para importar o sistema de câmeras de rua usadas para o reconhecimento facial de cidadãos. A princípio, a tecnologia de vigilância chinesa seria adotada primeiro no estado do Rio de Janeiro. No entanto, esse sistema já vem sendo testado no Brasil desde o ano passado.

Segundo reportagem do UOL Tecnologia, o sistema já está sendo testado desde o fim do ano passado, mais precisamente na cidade de Campinas (interior de São Paulo) e no estado da Bahia. De acordo com André Von Zuben, secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, apenas no ano passado, mais mais de 130 pessoas já foram detidas devido ao sistema de monitoramento de veículos. A tecnologia presente nas câmeras consegue detectar carros suspeitos com base em características marcantes, como adesivos em destaque.

Já o projeto de reconhecimento facial é mais recente. Usando a cidade como uma espécie de “cobaia”, a prefeitura de Campinas começou a receber empresas e institutos de pesquisa especializados nessa tecnologia para fins de políticas públicas mais conectadas. A primeira companhia a apresentar o projeto foi a chinesa Huawei que propôs uma plataforma de reconhecimento facial a partir das imagens capturadas pelas câmeras instaladas na cidade.

A solução oferecida pela Huawei em Campinas é a mesma que é usada na China. Para implementá-la na cidade do interior paulista, a empresa contou com a parceria do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), sediada também em Campinas.

Já na Bahia, o sistema de reconhecimento facial é um projeto do governo estadual. Foram gastos R$ 18 milhões na compra da plataforma de monitoramento, além da compra de 310 câmeras que são preparadas para o reconhecimento de rostos.

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