Conecte-se Conosco

BRASIL GERAL

Pesquisa mostra que 15 mil brasileiros têm Whatsapp clonado por dia

Foto: Reprodução / Fonte: Jornal Extra

Publicado

em

Uma pesquisa realizada pelo laboratório especializado em segurança digital da PSafe revelou que mais de 15 mil brasileiros têm Whatsapp clonado por dia.

Em setembro, o número de vítimas cresceu 25% em relação ao mês anterior. A análise projeta que mais de 473 mil brasileiros tenham caído na armadilha no período. São Paulo se mostra como o epicentro dos ataques, com 107 mil afetados, seguido pelo Rio de Janeiro, com 60 mil, e Minas Gerais com 43mil.

De acordo com o diretor do laboratório Emilio Simoni, a clonagem de WhatsApp começa com a engenharia social, ou seja, uma articulação para ludibriar a vítima. “Os fraudadores têm robôs que monitoram sites de vendas. Quando entra um anúncio novo, em questão de dois ou três minutos já entram em contato com a pessoa tentando convencê-la a dar o código de verificação com alguma justificativa. É uma manipulação psicológica. A pessoa acaba passando, sem perceber que esse número é do Whatsapp. Isso também acontece muito no Instagram. Os estelionatários observam que a vítima interage com algum perfil de hotel ou restaurante e entram em contato forjando o sorteio de um jantar ou de uma diária”, afirmou.

Entre março e agosto, o Instituto de Segurança Pública (ISP) chegou a registrar aumento de 273% nos crimes virtuais, número quase quatro vezes maior comparado ao mesmo período do ano passado. Por isso, a Polícia Civil recomenda ativar a confirmação em duas etapas sempre quando for possível.

Como se proteger

1 – Em caso de uso pessoal do celular, tenha instalado uma solução de segurança, que alerte sobre Clonagem de WhatsApp em tempo real.

2 – Ative a autenticação em dois fatores em seu dispositivo (onde um segundo código de segurança é necessário além da senha), para aumentar a segurança de seu WhatsApp;

3 – Nunca compartilhe seu código de confirmação do WhatsApp com terceiros.

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/aprovincia/public_html/wp-includes/functions.php on line 4556