Conecte-se Conosco

Sem categoria

Pesquisas fajutas ou “fakes news” tentam mostrar vantagem de Helder Barbalho no 2º turno.

Única pesquisa confiável até agora está em A Província do Pará e foi feita pelo Instituto Doxa

Publicado

em

Depois que o candidato Márcio Miranda encostou no líder das pesquisas de intenção de voto no 1º das eleições para governo do Pará, uma série de pesquisas mentirosas, falsas, “fakes newsa” e fajutas mesmo,pura picaretagem, começa a aparecer nas redes sociais, com ofito de mostrar que Helder Barbalho está bem na foto. Não está. Márcio Miranda está na cola dele e em poucos dias, como mostrou a nossa pesquisas, realizada pelo Instituto Doxa e públicada no domingo passado (14), vai se igualar ou superar o candidato do MDB , de Michel Temer. Pelo menos é essa a tendência. Márcio Miranda ganhou hoje a adesão do partido Verde, e elogiou a ética dos ambientalistas.

Em sua páginas no Facebook, o jornalista Ronaldo Brasiliense, cometou a nova pesquisa divuçgada pela TV Record.

“A pesquisa Real Big Data que a TV Record divulga nesta terça-feira, 16, tem a credibilidade de uma moeda de dois reais…
No primeiro turno, a pesquisa da Record dava 60 x 23 para Helder Barbalho, contra Márcio Miranda, vitória incontestável.
Abertas as urnas, Helder teve 47 – uma diferença de 13 pontos a menos do que apontava a pesquisa – ficando Márcio Miranda com 30 por cento, sete pontos a mais do que a Real Data anunciou.
Uma explicação para o erro mastodôntico: como a pesquisa é feita por telefone, os pesquisadores devem ter centrado foco nos números da Torre da RBA, sede do império de comunicação dos Barbalhos.
Ou então a pesquisa é picaretagem, mesmo.

Vejam os dados da tal pesquisa da Record

Fonte:  Blog Ver-o-Fato/ Jornalista Carlos mendes

O Ibope, contratado pela TV Liberal por R$ 80 mil, deve divulgar a pesquisa dele para o governo do Pará e presidência da República entre quinta-feira e sexta desta semana, mas o instituto Real Time Big Data, contratado pela TV Record Belém, já saiu com nova pesquisa, divulgada na manhã desta terça-feira (16). E seus números divergem, e muito, da pesquisa do Instituto  Doxa/ A Província do Pará, divulgada domingo (14), que apontou diferença de 7,4 pontos de Helder Barbalho para Márcio Miranda.
Segundo o Real Data, Barbalho está com 62% dos votos válidos, contra 38% de Miranda. Portanto, uma diferença de 24 pontos a favor do candidato emedebista. Já na pesquisa estimulada, a diferença cai para 20 pontos: Barbalho tem 53%, contra 33% de Miranda. Pelos dois resultados, Barbalho está eleito, folgadamente.
O Real Data entrevistou 1.500 pessoas entre os dias 13 e 14 deste mês. A pesquisa tem margem de erro de 3% para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%.
VOTOS VÁLIDOS:
Helder Barbalho (MDB) 62%
Márcio Miranda (DEM) 38%
Pesquisa estimulada: 
Helder Barbalho (MDB) 53%
Márcio Miranda (DEM) 33%
Brancos E Nulos 10%
Indecisos 4%

Barbalho, mais rejeitado

Sobre rejeição, o instituto aferiu os seguintes resultados:
44% dos entrevistados declararam que não votariam em Helder Barbalho, enquanto 30% disseram que não votariam em Márcio Miranda. 10% rejeitam os dois candidatos e 16% não rejeitam nenhum dos dois. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os números PA02287/2018 e BR08788/2018.
Continue lendo
Clique para comentar

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual