Conecte-se Conosco

Entretenimento

PMB apresenta resultados da “operação verão”

Publicado

em

 

Por Victor Miranda/Comus

 

A ação integrada entre os órgãos da Prefeitura Municipal de Belém durante a Operação Verão 2018 gerou resultados bastante positivos. O balanço das ações realizadas durante todo o mês de julho foi divulgado ontem, 05, pelos órgãos de fiscalização e segurança pública do município, que montaram esquemas especiais nos distritos de Belém durante todo o período das férias escolares. Mais de 400 servidores municipais estiveram envolvidos nos trabalhos na capital e nos balneários.

A Fundação Papa João XXIII (Funpapa), através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), montou uma operação para combater o trabalho infantil nos distritos de Outeiro e Mosqueiro. A ação teve como objetivo mapear, aproximar, intervir e encaminhar situações pertinentes do combate ao trabalho infantil e possíveis situações referentes à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes.

Durante os cincos finais de semana de ação, 78 crianças e adolescentes foram identificadas em situação de trabalho infantil, sendo 59 em Mosqueiro e 19 em Outeiro. Após a identificação, as vitimas foram encaminhadas ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), onde passaram por atendimento com assistente social e posteriormente inseridas nas atividades de convivência e fortalecimento de vínculos.

As famílias também são inscritas no Cadastro Único de Assistência Social (CadÚnico), para terem acesso a benefícios de transferência de renda, além de serem acompanhadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). “Vamos continuar monitorando as situações através das unidades do Creas e em conjunto com os Cras para a inserção da família no serviço de fortalecimento de vínculos, além de verificar também se a família está acompanhando o filho na escola”, destacou a coordenadora da Proteção Social de Média Complexidade, Luiza Moraes.

Segurança – Para garantir a segurança dos veranistas, a Guarda Municipal de Belém (GMB) atuou com mais de 200 homens em Cotijuba, Mosqueiro, Outeiro e Belém. Mais de 30 mil pessoas foram abordadas, com 77 registros de ocorrências, gerando 32 boletins de ocorrências. Dez armas foram apreendidas, sendo duas de fogo, uma de ar comprimido, dois simulacros e cinco armas brancas, além da apreensão de três veículos. O número de ocorrências durante o período das férias reduziu 25%, em relação ao ano de 2017, segundo o Inspetor de planejamento da Guarda, Antonio Carlos Tavares. “Aumentamos as abordagens e a ostensividade através de ações integrada com outros órgãos de segurança, como meio de prevenção, resultando na redução dos roubos e na queda nos furtos, onde  o número de ocorrências durante os 31 dias teve a redução de 25% com relação ao ano passado”.

Em Outeiro, os números de ocorrências caíram 20% em comparação com o ano de 2017. A vendedora Rai Feitosa, 61 anos, que trabalha com vendas de lanches na praia Grande, se disse satisfeita com a segurança durante o veraneio. “Foi muito seguro. Este ano só vi uma confusão na praia, mas os guardas agiram rapidamente”, disse a comerciante.

O balanço da operação apontou um aumento de 200% no número de apreensão de entorpecentes, com 298 porções apreendidas em 2018 e 91 porções em 2017. O grupamento Operacional, os motopatrulheiros do RONDAC, SOS e os Grupamentos de Ações Táticas (Gat) e Ações Táticas com Cães (Atac), trabalharam 24h no combate ao tráfico de drogas e todo tipo de vandalismo, furtos e roubos.

Para Almir Ferreira, Inspetor Geral da GMB, a população foi fundamental no trabalho da Guarda Municipal durante o verão. “Os Guardas estiveram presentes nas áreas de veraneio e também em Belém no serviço ordinário, atuando constantemente nos logradouros e bairros. Todo êxito da missão foi estabelecido na conscientização da população quanto as ações de prevenção e também através de denuncias do número 153”, frisou.

Trânsito e Saúde – A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) intensificou as ações de saúde durante o verão, em Belém. Foram realizadas oito ações com abordagem educativas para a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST´s/ HIV/AIDS e Hepatites virais. O órgão distribuiu mais de 57,660 mil insumos de prevenção e realizou mais de dez mil abordagens.

Já a Vigilância em Saúde atendeu mais de quatro mil pessoas nos distritos de Mosqueiro e Outeiro. Foram realizadas abordagens com os banhistas e atividades pedagógicas com o público infantil. Em Belém, os agentes de saúde distribuíram materiais impressos, folders informativos de doenças como dengue, zika vírus, chikungunya, febre amarela e malária, em locais como o Trapiche de Icoaraci, terminais hidroviário e rodoviário, além de portos particulares.

Já a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) realizou fiscalização e ações educativas sobre trânsito seguro na saída dos veranistas de Belém e mais em Mosqueiro, Outeiro, Icoaraci e Cotijuba. Ao todo, cerca de 140 servidores foram envolvidos na ação, entre agentes de trânsito, fiscais de transporte, agentes educadores e apoiadores de trânsito.

No trabalho educativo, as ações se concentraram na avenida Almirante Barroso e nas praias. Ao todo, foram feitas cerca de cinco mil abordagens pela equipe de educação. “Aproveitamos esta época do ano para reforçar que as férias não podem ser sinônimo de imprudência no trânsito, e que os condutores têm que ser responsáveis na hora de pegar a estrada rumo aos balneários”, explica Tatiane Pinheiro, chefe do setor de Educação para o Trânsito da SeMOB.

Em Mosqueiro, aos finais de semana o trabalho de fiscalização teve como foco o bairro da Vila, as praias do Chapéu Virado, Murubira e Ariramba, além da Ponte do Cajueiro, avenida 16 de Novembro e rua Variante. Em Outeiro e Icoaraci, a atuação ficou centrada na Estrada do Outeiro e Avenida Nossa Senhora da Conceição em diversos trechos e ruas Siqueira Mendes, Cristóvão Colombo e Manoel Barata, em Icoaraci.

Mosqueiro, Outeiro e Cotijuba receberam também operações especiais todos os finais de semana. Foram feitas 22 apreensões de veículos em situação irregular em Mosqueiro, e nove em Outeiro. Em uma das operações em Outeiro foi recuperado um carro roubado em outubro do ano passado.

Quanto ao reforço de ônibus para levar os veranistas no trajeto Belém-Mosqueiro, a Prefeitura de Belém disponibilizou, nos quatro finais de semana, 810 ônibus. Para Outeiro foram 552 veículos no mesmo período.

 

Continue lendo
Clique para comentar

Entretenimento

Show de Talentos Solidario no Teatro Maria Silvia Nunes

Publicado

em

No próximo dia,  a partir das 20h, será realizado o Show de Talentos Solidario no Teatro Maria Silvia Nunes, na Estação das Docas, com  abertura por Lucinha Bastos, produção musical de Mocotó Elétrico e muitos talentos.

Adquira seu ingresso e entre nessa corrente do bem e de solidariedade. Ajude a concluir a construção da “Maloca Milagre de Deus” em Anajás,  no Marajó,  que atende crianças carentes daquela região com aulas de música, disponibilizando professores e instrumentos musicais para aulas práticas, retirando essas crianças das ruas e das drogas.

Faça você também parte dessa transformação!! #amigassolidarias #IIIshowdetalentos #solidariedadefazbem #solidariedadefazadiferença

Continue lendo

Entretenimento

Prefeitura de Belém determina ponto facultativo na sexta-feira, 16

Publicado

em

PSM da 14, só plantão médico na urgência e emergência

Devido ao feriado da Proclamação da República, no dia 15 de novembro, a Prefeitura de Belém instituiu ponto facultativo na próxima sexta-feira (16). A determinação será aplicada às secretarias, coordenadorias e repartições públicas, com exceção dos serviços considerados essenciais para a população, que funcionarão em regime de plantão.

Funcionarão em regime de escala de plantão o serviço de fiscalização do Departamento de Feiras, Mercados e Portos da Secretaria Municipal de Economia (Secon). O mesmo vale para as unidades de urgência e emergência da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Central de Leitos, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Hospital Geral de Mosqueiro, Central de Ambulância 192, Hospitais do Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti e Humberto Maradei Pereira, unidades que mantém  atendimento de urgência e emergência do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Belém (Iasb); cemitérios; Departamento de Resíduos Sólidos (Dres) da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan); setores operacionais da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob); serviços de proteção social especial de média e alta complexidade, rede de abrigos e casa de passagem do serviço de acolhida em abrigo para crianças e adolescentes, do serviço de acolhida em abrigo para mulheres vítimas de violência, do  serviço de acolhida em abrigo para adultos e para famílias em situação de rua, setor de calamidade e emergência (Sicape), Centro Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), unidades de plantão da Fundação Papa João XXII (Funpapa); Conselhos Tutelares; serviços essenciais da Guarda Municipal de Belém (GMB); e todo pessoal que trabalha sob regime de escala de serviços.

Continue lendo

Entretenimento

Servidor público estadual é homenageado na 11ª edição do Prêmio Servidor Nota 10

Publicado

em

A servidora pública estadual Terezinha Medeiros, 61 anos, que trabalha há 33 na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará foi a sorteada entre 53 servidores para receber o Prêmio de Servidor Nota 10 de 2018. Ela representa os 107 mil servidores que fazem parte do quadro do Governo do Pará. A premiação aconteceu durante cerimônia realizada na noite desta terça-feira (6), no Teatro Margarida Schivasappa (Centur). Esta foi a 11ª edição do Prêmio Servidor Nota 10.

O evento presta uma homenagem ao funcionalismo público, premiando os servidores que mais se destacaram pelo trabalho desempenhado nos órgãos da administração direta e indireta do Estado, e é realizado pela Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) e Secretaria de Estado de Administração (Sead).

Para a grande vencedora, foi uma honra receber a homenagem em nome de tantos que trabalham com amor e dedicação durante todos os dias do ano. “O servidor que trabalha com amor sempre vai ter Deus no coração durante sua jornada de trabalho para assim ajudar a construir um Pará melhor ”, comentou.

Para o diretor-geral da EGPA, Danilo Alho, o Prêmio Servidor Nota 10 é uma forma de homenagear o serviço público de qualidade e os servidores que, por meritocracia, têm se destacado. “É uma forma de acabar com o estigma de que o serviço público não tem qualidade”, destacou.

Na solenidade, 53 eleitos de cada órgão/entidade receberam R$ 500, por cheque simbólico e participaram de um sorteio que definiu, na hora, quem é o “Servidor Nota 10 do Estado”, que foi premiado com R$ 5 mil.

Para disputar o prêmio, os servidores se inscreveram espontaneamente ou foram indicados pelo órgão/entidade de origem no decorrer do ano. O reconhecimento é aberto a servidores públicos efetivos, estatutários não estáveis e os empregados da Administração Pública do Estado do Pará.

Em cada órgão, entidade ou unidade regional do Executivo, é criada uma Comissão Interna de Avaliação, responsável por observar e pontuar o desempenho das funções, elegendo, por merecimento, os melhores. A avaliação considera toda a vida funcional do servidor. A premiação contou com a presença da secretária de estado de Administração Alice Viana e finalizou com um coquetel após a premiação.

Continue lendo

Destaques