

Sem categoria
PMB participa da operação Boas Festas 2018 e garante segurança no centro de Belém
O lançamento da operação reuniu um grande aparato composto por efetivos das instituições envolvidas, carros, motocicletas e bicicletas, além de autoridades da Secretaria de Estado de Segurança e Defesa Social (Segup), das Polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), dos Grupamentos Aéreo e Fluvial da Segup, da Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e da Guarda Municipal de Belém (GMB).
O inspetor Roberto Campos disse que o trabalho da Guarda na operação contará com as modalidades de policiamento motorizado e a pé, com o objetivo de cobrir a maior área possível das principais regiões comerciais da capital.
Pontos turísticos e comerciais
Segundo o comandante geral da Polícia MIlitar, Hilton Benigno, a operação reforçará o policiamento nas áreas comerciais, bancárias, nos grandes corredores de tráfego e em pontos turísticos. “Sabemos que o movimento no comércio aumenta nesse período do devido a injeção do 13º salário na economia, então há necessidade de planejar ações com todos os órgãos e com maior ostensividade para inibir a ação criminosas e levar segurança e tranquilidade para população e os comerciantes”, destaca o comandante.
O comandante da PM, Cel. Hilton Benigno, explica que a operação reforçará o policiamento nas áreas comerciais, bancárias, nos grandes corredores de tráfego e em pontos turísticos.
Já a partir deste sábado, o centro comercial receberá também o reforço da Guarda Municipal com duas viaturas, sete motocicletas e 60 agentes municipais.
De acordo com o inspetor Roberto Campos, o trabalho da Guarda na operação contará com as modalidades de policiamento motorizado e a pé, com o objetivo de cobrir a maior área possível das principais regiões comerciais da capital paraense. “Vamos agir com policiamento preventivo, tentando coibir ações dos delinquentes. Se houver o flagrante de alguma ação, a guarda faz a intervenção e a condução até a seccional. A guarda também estará recebendo denúncias seja pessoalmente ou por pelo número 153”, explicou o inspetor.
Além da Guarda e da Semob, participam da operação as Polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros e o Detran, entre outras
A Semob participa da Operação Boas Festas com o reforço do controle de trânsito que já é feito no centro comercial diariamente devido ao aumento do fluxo de veículos na área nesta época do ano. “O órgão já mantém agentes fixos no centro comercial e com a operação esse número recebe um incremento, em especial aos finais de semana, dependendo da demanda”, afirma o diretor de Trânsito, Marcos Chagas.
Representantes do Clube de Diretores Lojistas de Belém (CDL) também estiveram presentes no lançamento da Operação Boas Festas. Para o presidente do CDL, Joy Colares, a operação que é realizada pelo sétimo ano é uma parceria que beneficia a todos. “Com essa operação, os clientes que vêm ao comércio têm tranquilidade para fazer suas compras e os lojistas podem oferecer seus produtos e serviços com segurança”, defende Colares.
Reforço – A Polícia Militar garantirá reforços nos efetivos da capital e do interior. Somente na área comercial de Belém que envolve, sobretudo, os bairros da Campina e do Comércio, cobertas pelo trabalho de militares do 2º BPM, serão 240 PMs a mais, somados aos 500 já atuantes na área daquele batalhão. Já as áreas do Comando de Policiamento da Capital 2 (CPC 2), que reúne os distritos de Mosqueiro, Icoaraci e Outeiro, haverá um adicional de 550 policiais militares.
Jaqueline Ferreira / Comus PMB