Conecte-se Conosco

POLÍCIA

Polícia Militar do Pará apreende 4,7 toneladas de drogas no primeiro semestre de 2020

Operações da PM intensificam o combate ao tráfico de drogas no Pará

Foto: Reprodução / Fonte: Agência Pará

Publicado

em

Quase 5 mil toneladas de drogas foram apreendidas no primeiro semestre de 2020 pela Polícia Militar em todo o Estado. As apreensões são fruto do fortalecimento dos núcleos de inteligência da corporação e da realização de um trabalho integrado e alinhado com as equipes que trabalham diretamente nas ruas.

“Nesse primeiro semestre, nós conseguimos apreender mais droga que a Polícia Militar do Rio de Janeiro. Foram cerca de 4,7 toneladas de drogas, o que demonstra que o nosso trabalho está no caminho certo”, afirma o chefe do departamento geral de operações da PM, Coronel Pedro Celso.

Segundo o Coronel, é essencial a reunião de esforços para o combate às drogas, porque elas são responsáveis pelo fomento de outros tipos de ilícitos penais. “A droga é o fator propulsor do desequilíbrio social. À medida que a gente tira a droga do convívio familiar, da escola, ou seja do consumo indireto, evitamos proporcionalmente que sejam cometidos outros crimes, como furtos, latrocínio, homicídios”, garante.

No 1º semestre de 2020, em relação ao mesmo período de 2019, registrou-se a diminuição de 24% nos casos de homicídios, com 356 crimes a menos. 

Em relação ao combate do tráfico de drogas nos anos anteriores, foram registrados 95,4kg de drogas apreendidas no primeiro semestre de 2018. Em 2019, com relação ao mesmo período, foram computados 435kg. “Apenas no primeiro semestre de 2020, foram 4,7 toneladas. Um acréscimo de 979% de apreensão realizada somente pela PM do Pará”, ressalta o Coronel Pedro Celso. 

“Nesse primeiro semestre, acompanhamos mês a mês o número de apreensões de drogas e de armas crescerem. Tivemos grandes operações, como a apreensão de maconha prensada na BR-316, em Ananindeua. Também apreendemos mais de duas toneladas de cocaína no município de Barcarena. Além das inúmeras operações na Região Metropolitana de Belém e nos interiores do Estado”, relembrou o chefe de operações.

INTERIOR – Na madrugada da última quarta-feira (8), cerca de 15 mil pés de maconha foram apreendidos na zona rural de Nova Esperança do Piriá, região nordeste do Estado. Seis quilos de sementes da mesma droga também foram apreendidos durante a ação realizada por policiais militares da 10ª Companhia Independente de Polícia Militar (10ª CIPM).

Por Giovanna Abreu (SECOM)

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual