Conecte-se Conosco

PREFEITURA DE BELÉM

Prefeito anuncia a construção do primeiro hospital público veterinário da capital

Publicado

em

Foto: Reprodução /Fonte: Agência Belém

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e o titular da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), Sérgio de Amorim, anunciaram na noite desta quinta-feira, 22, a construção, na capital paraense, do primeiro hospital público veterinário do Norte do Brasil. O anúncio ocorreu na cerimônia de encerramento do II Congresso dos Médicos Veterinários na Amazônia Legal (AmazonVet), realizado no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

“Este empreendimento é fruto de um trabalho coletivo da Sesma, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e de toda uma comissão comprometida com a saúde animal. O hospital atenderá aos anseios da população e dos animais, que são seres emocionais e precisam da vocação, da ciência e do amor destes profissionais”, ressaltou Zenaldo.

O Hospital Público Veterinário Dr. Vahia será construído no bairro do Tapanã e ofertará serviços de baixa e média complexidade de urgência, consultas, cirurgia geral, vacinação antirrábica, exames laboratoriais e de imagem, curativos simples e complexos, fluidoterapia e palestras de educação em saúde. A previsão é de o hospital seja inaugurado no primeiro semestre de 2020.

A estrutura terá capacidade para realizar, mensalmente, 720 atendimentos de urgência, 1.080 consultas, 210 cirurgias oncológicas, 60 cirurgias ortopédicas e 300 cirurgias de emergência, além de 630 procedimentos de castração. A equipe contará com médicos veterinários, assistentes e farmacêuticos.

Para Sérgio de Amorim, o hospital reforçará o serviço de saúde animal, garantindo atendimento gratuito para animais abandonados ou com tutores de baixa renda. “Este é mais um avanço da atual gestão visando à ampliação do serviço público”, frisou.

Estiveram presentes durante a cerimônia a presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Pará (CRMV-PA), Maria Antonieta Martorano; o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Francisco Cavalcante; o presidente da Comissão Nacional de Animais Selvagens do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CNAS-CFMV), Francisco Edson Gomes; a vice-reitora em exercício da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Janae Gonçalves; a presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB), Valéria Rocha; e o diretor de Defesa e Inspeção Animal da Adepará, Augusto Peralta. Houve ainda premiações de trabalhos acadêmicos e homenagens a profissionais.

Promovido pelo CRMV-PA, o Congresso começou na terça-feira, 20, abrindo espaço para várias discussões sobre novas tecnologias na área de dermatologia, importância na conservação da fauna, palestras e mesas-redondas.

A Sesma contou com um estande para a divulgação de serviços e esclarecimentos de dúvidas dos congressistas. “Esta é uma ótima oportunidade para a troca de conhecimento, ciência e informação, sobretudo a divulgação dos serviços que a Prefeitura oferece, por meio do CCZ”, disse Eliomar Souza, médico veterinário da unidade.

Texto: Suênia Cardoso

Continue lendo
Clique para comentar

PREFEITURA DE BELÉM

Força-tarefa é montada para atender famílias atingidas por incêndios

Publicado

em

Sérgio Chêne

A Prefeitura Municipal de Belém montou uma grande mobilização para atender as vítimas dos incêndios registrados na tarde de quinta-feira, 12, no bairro do Telégrafo, e na madrugada desta sexta-feira, 13, no bairro da Pedreira.

No incidente ocorrido na vila São Benedito, a prefeitura montou o atendimento às famílias na sede da capela Sagrada Família, localizada na avenida Visconde de Inhaúma, entre as travessas Timbó e Estrela.

De acordo com a Fundação Papa João XXIII, o trabalho inicial foi de identificação das famílias, as quais tiveram as casas atingidas totalmente. Ao todo 30 residências foram consumidas pelo fogo. A Defesa Civil Municipal contabilizou 49 famílias atingidas pelo incêndio. Elas serão cadastradas e credenciadas a receber benefícios de programas sociais como o cheque-moradia e o bolsa família.

“Estamos realizando o cadastramento social das famílias. O momento é para saber quem está cadastrado ou não no programa social. Em seguida, começaremos a mobilização pelas redes sociais para a doação de tudo, de roupa, chinelos, mantimentos e o que tiverem precisando”, disse Adriana Azevedo, presidente da Funpapa. Toda e qualquer doação pode ser levada até à capela Sagrada Família.

A prefeitura contou ainda com equipes da Guarda Municipal de Belém (GMB), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). “Estamos com uma equipe multiprofissional do programa ‘Melhor em Casa’, formado por médicos, enfermeiros, técnicos, mas também contaremos com ambulâncias do Samu e da Unidade de Pronto-Atendimento da Sacramenta”, assegurou Sérgio de Amorim, titular da Sesma.

O prefeito Zenaldo Coutinho esteve na capela Sagrada Família e se solidarizou com os moradores. “Tudo que estiver em nosso alcance, vamos fazer. A Funpapa faz o cadastramento social, nossa equipe estará sendo reforçada com ambulâncias e profissionais da área da saúde. Vamos iniciar a campanha de doação por meio dos veículos de comunicação. A nossa solidariedade a todos vocês”, afirmou Zenaldo.

Aluguel – O cadastramento social realizado vai credenciar as famílias a receberem o valor de R$ 2 mil, referente ao aluguel social, benefício garantido por meio da Funpapa e anunciado na ocasião pelo prefeito.  “Estamos já providenciando o aluguel social, o que garantirá a moradia dessas famílias por quatro meses”, afirmou Zenaldo, durante a permanência na capela.

Após deixar o local de cadastramento social, o prefeito Zenaldo, acompanhado de secretários, vereadores e funcionários de diversos órgãos, foi acompanhar de perto o trabalho de rescaldo realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar. Equipes da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) atuarão na limpeza da área da ocorrência do incêndio. Em seguida, o chefe do poder executivo visitou as famílias, donas dos quatro imóveis atingidos no incêndio do bairro do Telégrafo.

O incidente ocorreu na tarde de ontem na avenida Antônio Everdosa, entre a passagem Independência e a travessa José Pio. Equipes da Funpapa e da Defesa Civil Municipal estiveram no local cadastrando as famílias.

“O prefeito conversou com a gente. Queria saber o que foi danificado aqui e disse que irá cadastrar a gente para receber um benefício”, revelou Carmen Lúcia Lima, 65 anos, moradora da residência parcialmente atingida pelo incêndio registrado no bairro do Telégrafo.

 

Continue lendo

PREFEITURA DE BELÉM

Prefeitura inicia obras de revitalização em duas praças na próxima semana

Publicado

em

Foto: Reprodução /Fonte: Agência Belém

Até a próxima semana, as praças da Cruz, no bairro do Curió-Utinga, e Bruno de Menezes, no bairro de São Brás, passarão por reformas, que serão executadas pela Prefeitura de Belém por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb). A ação faz parte do programa “Cuidando de Nossas Praças”.

A ordem de serviço foi assinada no Gabinete do Prefeito na tarde desta quinta-feira, 12, pelo prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, pela titular da Seurb, Annete Klautau, pelo representante da empresa Infinity, responsável pelo contrato de intervenções de logradouros públicos de Belém, além dos vereadores Gleisson Silva (PSB) e Bieco (PR) e a deputada federal Tetê Santos (PSDB).

“Mais praças estão recebendo a ordem de serviço hoje, a Bruno de Menezes e da Cruz. Estamos com a participação da comunidade e juntos trabalhando para que tenhamos espaços de convivência”, destacou o prefeito.

Reforma – As intervenções nas praças irão contemplar bancos, pisos, colocação de brinquedos, além do paisagismo, a ser realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). O valor das reformas giram em torno de R$ 250 mil. O prazo de execução das obras na praça Bruno de Menezes e da Cruz são, respectivamente, de 60 e 90 dias.

“Essas intervenções estão dando continuidade ao nosso programa de reformas de praças e logradouros públicos de Belém. Temos equipes que conversam com as comunidades para ver o que elas almejam para o espaço. É um trabalho de parceria”, destacou Annete Klautau.

A dona de casa Jaqueline Silva, representante da comunidade do Curió-Utinga e moradora do bairro há 29 anos, não escondeu a satisfação de ver cada vez mais perto a revitalização do espaço. “Estou muito feliz com esse presente para o nosso bairro. É um espaço nosso e que será muito bem aproveitado e cuidado”, disse Jaqueline.

Texto: Victor Miranda

Continue lendo

PREFEITURA DE BELÉM

Ações de educação, economia e empreendedorismo são realizadas em Outeiro

Publicado

em

Foto: Reprodução /Fonte: Agência Belém

Silvano Vieira da Silva, de 48 anos, é morador da localidade de Itaiteua, localizada no distrito de Outeiro. Ele foi um dos 18 concluintes do curso ‘Cultivo de Peixes em Viveiros Escavados’, promovido pela Casa Escola da Pesca, realizado de 20 de maio a 7 de junho deste ano. A Casa Escola da Pesca (Cepe) é vinculada à Fundação Escola Bosque (Funbosque), que é parte integrante da Secretaria Municipal de Educação (Semec).

“Eu não sabia a hora de alimentar e nem sobre o oxigênio do peixe e como preparar o tanque. Eu aprendi mesmo”, revelou Silvano. Rose de Souza, de 47 anos, também aproveitou o treinamento. “É o primeiro curso nessa área. Aprendi coisas que já coloco em prática. Pretendo ampliar o meu trabalho nessa área”, contou a moradora das proximidades do igarapé do Jararaca, no distrito.

A certificação do curso ligado à piscicultura foi uma da série de ações promovidas pela Prefeitura Municipal de Belém e oferecidas aos moradores de Outeiro na manhã desta quinta-feira, 12, e que contou com a presença do prefeito Zenaldo Coutinho. A programação ocorreu na sede da Casa Escola da Pesca, em Itaiteua.

As ações realizadas em Outeiro foram acompanhadas pelos titulares da Secretaria de Economia (Secon) e Semec, da Agência Distrital de Outeiro, da presidente da Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque (Funbosque), outras autoridades e lideranças comunitárias.

Outras ações – Além da certificação do curso, com carga horária de 40 horas, foi assinado um ato para a aquisição de 28 mil alevinos (forma jovem dos peixes), da espécie tambaqui, de rações e a estruturação de tanques para produção de peixes.

Também foi entregue um micro-ônibus para atender ao serviço de transporte escolar na ilha e, ainda, entregues mais de 500 filhotes de patos a 70 famílias, com a proposta de reprodução da ave para atender à demanda de consumo no período do Círio de Nazaré de 2020.

Investimentos – De acordo com a Semec, o investimento na compra do veículo escolar foi da ordem de R$ 227 mil, recurso proveniente do Governo Federal.

A quantidade de peixe a ser adquirida pela Secon, assim como a ração, será distribuída aos moradores de Outeiro, sobretudo aos produtores.

“Fico satisfeito com o investimento feito na infraestrutura da unidade da Casa Escola da Pesca, na questão pedagógica, e mais ainda, na parte humanitária, no investimento em pessoas”, disse Zenaldo Coutinho.

O prefeito destacou a articulação da Secon para garantir renda às pessoas. “É importante também olhar para o indivíduo, sobretudo, diante da crise econômica atual. Por isso, estamos aqui para garantir fontes alternativas de renda. E, assim, estamos aqui juntando os esforços da Secon, Funbosque e Casa da Pesca”, complementou o prefeito.

Gastronomia – Zenaldo Coutinho também visitou as obras da Escola de Gastronomia de Outeiro. Ainda no mês de outubro deste ano, a Prefeitura de Belém deve inaugurar o espaço educacional, que é localizado no bairro de Itaiteua e gerido pela Casa Escola da Pesca. Vários cursos e formação serão oferecidos no espaço, dentre eles, o de cozinheiro e de manipulador de alimento.

O prefeito também visitou, ainda em Outeiro, a escola Monsenhor José Maria de Azevedo.

Texto: Sérgio Chêne

Continue lendo

Destaque