Conecte-se Conosco

PREFEITURA DE BELÉM

Prefeito Zenaldo Coutinho vistoria obras nos bairros do Guamá e Marambaia

Foto: Reprodução / Fonte: Agência Belém

Publicado

em

Na manhã da última segunda-feira, 13, o prefeito Zenaldo Coutinho visitou vários locais em obras pela cidade de Belém.  A vistoria começou pelo espaço Mestre Setenta, no bairro do Guamá. O local está em obras, desde o ano passado, e será transformado em uma creche, que irá atender a cerca de 150 crianças do bairro, em tempo integral.

Ao lado da secretária de educação, Socorro Aquino, o prefeito conheceu as instalações do novo espaço, que está em fase final de obras, explicou a titular da Secretaria Municipal de Educação (Semec). “A creche vai atender às crianças aqui do bairro do Guamá, onde temos uma grande demanda grande. As obras estão avançadas e a previsão de entrega é para os próximos meses”, explicou Socorro Aquino.

Setenta – A área do Mestre Setenta conta, ainda, com uma quadra poliesportiva e um espaço, que irá servir para eventos culturais do bairro, explicou Zenaldo. “Estamos fazendo uma creche aqui no espaço e a reforma de uma área antiga de esporte, que estava deteriorada e que agora recebe completa revitalização assim como a área do palco”, explicou o prefeito.

Obras – Após a visita nas obras da creche, Zenaldo seguiu para a avenida Bernardo Sayão, onde acompanhou as obras que estão sendo realizadas na calçada em frente à área do antigo Iate Clube. Os cerca de 400 metros do trecho estão passando por obras para construção de um calçadão com iluminação.

Depois o prefeito seguiu para o bairro da Marambaia, onde vistoriou as obras de recapeamento asfáltico em duas vias do bairro. A visita se iniciou pela rua São Jorge, que já recebeu pavimentação e será sinalizada. A segunda rua visitada foi a passagem B, no conjunto Mendara. Ao lado de moradores, Zenaldo acompanhou como ficou a rua, após a conclusão do serviço da Secretaria de Saneamento (Sesan).

“Estamos vistoriando as obras no bairro da Marambaia. Iniciamos a visita na São Jorge que recebeu pavimentação asfáltica e ainda vai receber sinalização e lombadas. Na passagem B, a rua foi asfaltada e ainda eliminamos um ponto irregular de lixo e entulho. Assim, vamos avançando com o programa de asfalto na cidade, eliminando áreas que estavam deterioradas”, ressaltou o prefeito.

Moradora há 16 anos da passagem, a aposentada Vanilda Fonseca, de 83 anos, não escondia a satisfação de ver a via pavimentada e livre da área irregular de lixo. “Estamos felizes de ver a rua assim, sem lixo e toda asfaltada. Sou moradora antiga e sonho há anos com isso”, contou emocionada.

Texto: Victor Miranda

PREFEITURA DE BELÉM

Prefeitura anuncia serviços de pavimentação nos bairros do Guamá, Terra Firme e Condor

Publicado

em

Texto: Victor Miranda/ Agência Belém

As obras de pavimentação seguem em vias de diversos bairros de Belém com o programa de asfalto. As assinaturas das Ordens de Serviço (OS) foram direcionadas para vias nos bairros do Guamá, Terra Firme e Condor, e contou com a participação do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e dos vereadores Simone Kahwage (PRB), Fabrício Gama (PMN), Toré Lima (PRB) e Gleisson Silva (PSB), durante as assinaturas das OS.

Guamá – O bairro do Guamá receberá serviços de pavimentação asfáltica em algumas de suas vias. A primeira assinatura foi para as obras da vila Stélio Maroja, no trecho na passagem Paulo Cícero, entre a avenida José Bonifácio e travessa Castelo Branco.

“Na continuação das obras em Belém e distritos, estou assinando e entregando a Ordem de Serviço para a empresa começar esse trabalho, que foi um pedido da comunidade”, comentou Zenaldo.

Morador da área há 15 anos, o autônomo Carlos Cavalcante comemorou a chegada das obras na vila onde reside. “É motivo de muita alegria para nós, moradores. Essa obra é essencial para a nossa rua e vai trazer muitos benefícios”, comentou o morador.

Também para o bairro do Guamá, o prefeito assinou a Ordem de Serviço de obras na passagem Nova, entre as passagens Caraparu e Napoleão Laureano. Para o autônomo Domingos Lima, que acompanhou a assinatura ao lado de outros moradores daquela área, a comunidade espera ansiosa pelo serviço. “Estamos aguardando ansiosamente por essa obra, que vai ajudar e melhorar a nossa vida”, comemorou.

Passagem Marajoara – Localizada no bairro da Condor, a passagem Marajoara, entre a avenida Bernardo Sayão e a travessa Padre Eutíquio, vai receber obras de pavimentação na via. “A Ordem de Serviço já está assinada e a obra se inicia no dia 22 de janeiro”, anunciou Zenaldo Coutinho, durante a assinatura das ordens.

Um grupo de moradores da passagem Marajoara acompanhou a assinatura.  Para o engenheiro civil Rogério Palheta, morador da passagem, os serviços serão essenciais para melhorar a qualidade de vida da população que reside na área. “É um sonho que vai melhorar a nossa qualidade de vida”, celebrou.

Passagem Maria – A professora Lúcia Conceição, moradora da passagem Maria, no bairro da Terra Firme, estava feliz com a assinatura da Ordem de Serviço da obra de pavimentação, que vai levar benefícios para os moradores. “Essa obra vai valorizar, cada vez mais, as nossas casas e a rua asfaltada será mais uma opção para as nossas crianças brincarem”, comentou.

“Estou entregando a Ordem de Serviço da passagem Maria, entre as ruas Celso Malcher e Dois de Junho. São muitas obras que estamos assinando os serviços, para que possamos levar dignidade e qualidade de vida aos bairros da nossa cidade”, finalizou o prefeito.

Continue lendo

PREFEITURA DE BELÉM

Projeto Público Privado da Iluminação Pública realiza segunda reunião

Publicado

em

Texto: Sérgio Chêne/ Agência Belém

Na manhã de sexta-feira, 17, foi realizada, na sede da Prefeitura Municipal de Belém, a segunda reunião ordinária sobre “Preparação para Consulta Pública e Audiência Pública”, referente ao plano de trabalho do Projeto Público Privado da Iluminação Pública (PPP).

O PPP foi aprovado na Câmara Municipal de Belém no início de dezembro de 2019, o garantirá à cidade de Belém a instalação de 90 mil pontos de iluminação nos próximos dois anos, quando serão utilizadas lâmpadas de LED. O benefício com a implementação da PPP vai garantir, não apenas maior luminosidade à capital paraense, mas também uma redução no custeio da iluminação pública.

Consulta pública – De acordo com a Secretaria Municipal de Coordenação de Planejamento e Gestão (Segep), as discussões da reunião giraram em torno do edital de lançamento da consulta pública e o contrato de concessão. Estiveram à frente das exposições técnicas representantes da Caixa Econômica Federal, do Ministério de Desenvolvimento Regional e do Banco Mundial (IFC), além dos consultores dos escritórios Accenture e Madrona.

“É uma segunda reunião sobre os documentos que iremos divulgar já na consulta pública e que será objeto durante a audiência pública, que possibilitará a contratação do futuro concessionário do sistema de iluminação pública de Belém, a ser feito por meio de licitação”, explicou o diretor geral da Segep, Mauro Gaia. Ele informou ainda que o edital será publicado o mais breve possível, a fim de que a consulta pública ocorra já em fevereiro próximo e, em seguida, a audiência pública.

Representando o Conselho Gestor do Programa de PPPs do Município de Belém estiveram os titulares e técnicos da Segep e das Secretarias Municipais de Finanças (Sefin), de Administração (Sead), da Auditoria Geral do Município (AGM), Procuradoria Geral do Município (PGM) e Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem). A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (SeMOB) e Coordenadoria de Comunicação Social (Comus) também estiveram representadas.

Ajustes – A equipe técnica da Prefeitura de Belém fará os possíveis ajustes nos documentos relacionados ao Plano de Trabalho e que, em seguida, serão encaminhados às empresas consultoras. Maria Eduarda Berto, consultora do IFC, braço privado do Bando Interamericano de Desenvolvimento (BID), explicou a atual fase dos trabalhos, que a empresa, a qual ela representa, tem experiência nacional e internacional na elaboração de projetos, inclusive de iluminação pública.

“Esse projeto tem um caráter ambiental e social muito forte, sendo que Belém tem um parque de iluminação significativo. A estruturação do projeto se baseia na modernização integral do parque, dentro de uma tecnologia moderna e limpa, o que vai gerar uma redução de consumo significativo, o que vai trazer o aumento de segurança pública para a cidade”, detalhou a consultora.

Investimentos – André Oliveira de Araújo, gerente de clientes e negócios da Caixa Econômica, em Brasília (DF), banco responsável por esse tipo de investimentos, explicou que foi iniciada toda uma estruturação de padrão de novos projetos, com o objetivo principal de fazer projetos de infraestrutura com grande qualidade e, para esse fim, está disponível o Fundo Estruturação de Projetos (FEP), viabilizado por essa entidade bancária.

“Estamos inaugurando, aqui em Belém, a primeira safra de projetos. Esta semana fizemos a entrega qualificada de sete conjuntos de documentos que serão submetidos à consulta pública e posteriormente à licitação. A ideia é de publicarmos a licitação em abril deste ano. É um projeto de mais de R$ 150 milhões de reais e sem nenhum aumento na conta de energia. É um início de um ciclo”, reforçou o gerente.

Continue lendo

PREFEITURA DE BELÉM

Prefeitura realiza Ação em Saúde no residencial Viver Primavera

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: Agência Belém

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), levará neste sábado, 18, das 8h às 12h, diversos serviços em saúde aos moradores do residencial Viver Primavera, localizado no Tapanã.

Serão ofertados atendimento médico, odontológico e oftalmológico; vacinação; emissão do cartão SUS; exame Preventivo do Câncer de Colo do Útero (PCCU); e teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

Esta é a segunda edição que a ação é realizada no residencial. A primeira foi em 2019, levando os principais serviços aos moradores.

Texto: Suênia C.

Continue lendo

Facebook

Propaganda

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Corpes Digital