Conecte-se Conosco

BELÉM

Prefeitura de Belém alerta para riscos de maré alta nos distritos de Mosqueiro e Outeiro

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: A Província do Pará

Entre os dias 10 e 17 de novembro, a maré alta pode ocasionar alagamentos nas ilhas de Mosqueiro, Outeiro e outras. Para reduzir os impactos e alertar a população para possíveis danos, a Prefeitura de Belém está atuando no monitoramento das marés e na prevenção de acidentes ocasionados por enchentes.

Agentes da Defesa Civil Municipal, da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), das Agências Distritais de Mosqueiro (Admos) e de Outeiro (Arout), da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) e da Guarda Municipal de Belém (GMB) atuam de forma integrada em ações educativas e preventivas.

Os riscos de maré alta são considerados altos para índices a partir de 3 metros quando coincidentes com chuvas fortes e risco altíssimo para marés a partir de 3.5 metros. Veja os dias e horários das marés com riscos moderados e altos, conforme informações do site da Marinha do Brasil:

  • 10/11: 9h19, 3.3m e 21h38, 3.4m – Alerta de risco alto para maré alta de tarde e à noite.
  • 11/11: 9h54, 3.3m e 22h08, 3.5m – Alerta de risco alto para maré alta de manhã e risco altíssimo à noite.
  • 12/11: 10h30, 3.3m e 22h38, 3.5m – Alerta de risco alto para maré alta de manhã e risco altíssimo à noite.
  • 13/11: 10h56, 3.3m e 23h02, 3.5m – Alerta de risco alto para maré alta de manhã e risco altíssimo à noite.

-14/11: 11h30, 3.3m e 23h26, 3.5m – Alerta de risco alto para maré alta de manhã e risco altíssimo à noite.

  • 15/11: 12h08, 3.2m e 23h41, 3.4m – Alerta de risco alto para maré alta no início da tarde e à noite.
  • 16/11: 12h41, 3.1m – Alerta de risco moderado para maré alta no início da tarde.
  • 17/11: 0h28, 3.4m e 13h38, 3 m – Alerta de risco alto para maré alta de madrugada e à tarde.

BELÉM

MP’s esperam mobilizar um mil em caminhada contra corrupção, em Belém

Publicado

em

Crédito: Divulgação/MPPA/ RomaNews

Os órgãos ministeriais do Pará vão realizar, no próximo dia 15 de dezembro, a II Caminhada do Ministério Público Contra a Corrupção, que acontecerá no Parque Estadual do Utinga, em Belém.

Para a segunda edição do evento a organização dobrou o número de vagas, que agora pode contar com até um mil participantes. As inscrições podem ser feitas no site da caminhada  até o dia 9 de dezembro.

Para se inscrever os interessados deverão doar 3kg de alimento não perecível – exceto sal – e levar até os postos de entrega dos kits da caminhada (veja a lista no final da matéria), entre os dias 10, 11, 12 e 13 de dezembro. Os alimentos arrecadados serão doados para três instituições de caridade de Belém e região metropolitana.

O objetivo da caminhada é aproximar os MP’s da sociedade e, ainda, lembrar o Dia Internacional Contra a Corrupção, comemorado no dia 9 de dezembro. O evento também celebra o Dia Nacional do Ministério Público, em 14 de dezembro.

Caminhada Inclusiva

Este ano, a caminhada vai promover também a inclusão social. O evento terá a presença de pessoas com deficiência e vai chamar atenção para o combater da exclusão da vida em sociedade. 20% das inscrições serão destinadas para pessoas portadoras de deficiência.

Participam da organização do evento o Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA), o Ministério Público de Contas dos Municípios do Pará (MPCM-PA), o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Trabalho (MPT).  

Confira os postos de entrega dos alimentos e retirada dos kits da caminhada:

– Servidores do MPC-PA, MPCM-PA, MPPA e MPF: em seus respectivos órgãos;

– Demais inscritos: sede do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (Av. Nazaré, 766, das 8h às 18h)

Continue lendo

PREFEITURA DE BELÉM

Profissionais participam do Congresso Brasileiro de Pedagogos

Publicado

em

Texto: Tábita Oliveira/ Agência Belém

Com o tema “Os desafios dos pedagogos e educadores no novo contexto político e social”, aproximadamente 300 pedagogos vinculados à Secretaria Municipal de Educação (Semec), participaram do Congresso Brasileiro de Pedagogos e demais Educadores, na manhã desta sexta-feira, 15, no auditório do Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves (Centur). O evento é realizado pela Associação dos Pedagogos do Estado do Pará (ASSPEEPA) e segue até esta sexta, 16.

Na abertura, estudantes que fazem parte do Coral da Escola Municipal Alzira Pernambuco, no bairro do Marco, cantaram a música “Chega de Saudade”, do cantor e compositor Antônio Carlos Jobim. Em seguida, a Escola Municipal Monsenhor José Maria Azevedo, do distrito de Outeiro, apresentou o Boi Azevedo, mostrando um pouco do que é desenvolvido com as crianças do município em Arte Educação. Na plateia estavam pedagogos representantes das 197 escolas do município.

“A secretaria sempre incentiva a formação e capacitação dos pedagogos do município de forma continuada no Centro de Formação de Professores e nas escolas. E este é mais um dia para a formação de professores para contribuir no dia-a-dia dentro da rede municipal”, afirma Socorro Aquino, titular da Semec.

Programação – Durante esses dois dias de evento, o congresso ofertará a presença de palestrantes nacionais que vão discutir temas específicos como a “Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os meios digitais, na Pedagogia 2.0”; “Inclusão escolar de alunos com autismo: intervenção na sala de aula”; “Motivação e qualidade de vida do pedagogo, o diferencial que dá resultado”; “Educação contemporânea – reflexões e desafios para implementar à BNCC”; “As atribuições do profissional da pedagogia e seu código de ética”; “Conexões cerebrais e sociais que impactam a capacidade de aprendizagem”; entre outros.

Lourdes Brito, pedagoga da Escola Municipal Alzira Pernambuco afirma que há muitos desafios na educação, mas que o pedagogo é otimista e deve sempre se atualizar. “É um desafio entender essas mudanças que estão acontecendo na legislação da Base Nacional Comum Curricular para colocar em prática. E este é um momento de sentar com os colegas de profissão e os especialistas para compreender melhor essas mudanças políticas e sociais”, comenta a profissional.

“O grande desafio é despertar o interesse dos alunos para a educação na sua vida e pra isso é preciso que haja uma parceria entre a escola e os pais. Muitos pais acham que só a escola tem obrigação com a criança”, pontua o coordenador pedagógico Edivaldo Oliveira, da Escola Castanheiras, do distrito de Icoaraci.

Ainda de acordo com o coordenador, os alunos que estão começando na escola, além de não ter o costume de frequentar o espaço, por vezes vêm com outras dificuldades especiais detectadas com o tempo. “Cada dia é diferente. A escola não só transmite conhecimento, mas ela também constrói conhecimento a partir dessas situações cotidianas”, finaliza.

O evento contou, também, com a presença educadores de outros municípios do estado do Pará. 

Continue lendo

BELÉM

Portal da Amazônia recebe nova iluminação pública

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: Agência Belém

O Portal da Amazônia está recebendo nova iluminação pública dentro do programa de modernização desenvolvido, desde 2013, pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb). Além da substituição dos equipamentos de iluminação pública pelo padrão em LED (Light Emitting Diode), serão ampliados novos pontos.

Ao longo de todo o Portal, serão substituídas 101 peças antigas, por luminárias com lâmpadas de LED. Também será executada a troca de 51 postes por modelos apropriados para sustentar as novas luminárias. Serão ampliados, ainda, novos pontos de iluminação com a instalação de mais 25 postes e 50 luminárias. Os recursos investidos foram de cerca de R$ 760 mil.

De acordo com o diretor do Departamento de Iluminação Pública (DIP) da Seurb, Manoel Machado, as lâmpadas em LED são mais econômicas e eficientes. “Esse modelo tem maior custo benefício, pois tem maior durabilidade, reduz o consumo de energia elétrica e ilumina melhor, com luzes mais clara e de maior alcance, proporcionando maior visibilidade. E ainda confere um ar de modernidade para a cidade”, explica o diretor do Departamento de Iluminação Pública (DIP) da Seurb, Manoel Machado.

Com a renovação no Portal da Amazônia, totalizam mais de dois mil novos pontos com iluminação em LED. Também já receberam esse tipo de iluminação as vias Senador Lemos, João Paulo II, Visconde de Souza Franco, Tamandaré, Brigadeiro Protásio e o trecho da Augusto Montenegro, entre o Entroncamento e o Estádio Mangueirão.

Modernização – Desde 2013, a Prefeitura tem renovado e ampliado o cenário de iluminação pública da capital e distritos, com substituição das lâmpadas a vapor de sódio, de cor amarela, pelas de cor branca, além da instalação de novos pontos de iluminação. Entre 2013 e o primeiro semestre de 2019 a renovação já atingiu quase 80 mil dos 90 mil pontos existentes. Somente no primeiro semestre deste ano já foram cerca de quatro mil substituições e novas instalações.

Os bairros e ilhas beneficiados foram: Cidade Velha, Batista Campos, Campina, Reduto, Umarizal, Nazaré, São Brás, Marco, Guamá, Marambaia, Outeiro, Mosqueiro, Tenoné, Canudos, Barreiro, Aguas Lindas, Aurá, Curió Utinga, Jurunas, Benguí, Pratinha, Sacramenta, Telégrafo, Val-de-Cans, Condor, Cremação, Fátima, Una, Aurá, Guanabara, Cabanagem, Coqueiro, Ponta Grossa, Agulha, Paracuri, Cruzeiro, Campina de Icoaraci, Maracacuera, Águas Negras e Cotijuba.

Manutenção – A Seurb  também executa, diariamente, o serviço de manutenção de lâmpadas e luminárias nos postes de iluminação pública, que pode ser solicitado pelo número 0800 400 0300, de segunda a sexta-feira, de 8h às 21h, e, aos sábados, de 8h às 12h.

Texto: Jaqueline Ferreira

Continue lendo

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Corpes Digital