Conecte-se Conosco

BELÉM

Prefeitura de Belém anuncia reforma da praça do Relógio e mais obras pela cidade

Foto: Reprodução /Fonte: Agência Belém

Publicado

em

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, assinou na tarde desta quinta-feira, 5, na sede do executivo municipal, a ordem de serviço para o início das obras de requalificação de um dos cartões-portais de Belém, a praça Siqueira Campos, popularmente conhecida como praça do Relógio. Foram anunciadas ainda a construção de uma praça na rua Roso Danin, em Canudos, e serviços de pavimentação de ruas no centro de Belém.

Participaram da reunião os titulares das Secretarias Municipais de Urbanismo (Seurb), Annete Klautau, de Saneamento (Sesan), Cláudio Mercês, e moradores e representantes do centro comercial de Belém.

Inaugurada em 5 de outubro de 1931, a praça do Relógio e possui, além de um relógio de fabricação inglesa, postes de ferro com luminárias, que também passarão por restauro. A obra está estimada no valor de R$ 530 mil e tem prazo de conclusão de três meses.

“Mais uma vez a Prefeitura, como todas as semanas temos feito, dá ordens de serviços para novas obras dentro da nossa cidade. Hoje autorizamos as obras nesta praça que é importante no nosso centro histórico, e que devem começar imediatamente”, anunciou Zenaldo Coutinho.

Para a comerciante de lanches Elielma Oliveira, de 30 anos, que trabalha próximo à praça, a obra vai trazer benefícios em diversas áreas. “A gente sabe que a melhoria do espaço vai beneficiar quem trabalha e quem passeia pelo centro de Belém porque vai atrair turistas, e eu estou muito feliz com essa notícia”, disse.

Roso Danin – “Este era um anseio de todos que moram naquele lugar”, afirmou a dona de casa Maria Lúcia Guimarães, 57 anos, ao saber que a Prefeitura de Belém executará obras de construção da praça Helena Coutinho, na rua Roso Danin, bairro de Canudos. O início das obras será na próxima semana, com previsão de conclusão de quatro meses.

Moradora há 30 anos da Roso Danin, dona Lúcia demonstrou satisfação de receber a notícia. “Minha esperança era um dia ver nossa rua com uma área de lazer para as famílias desfrutarem, onde as crianças pudessem brincar e os adultos se exercitar. Agora eu estou tendo a felicidade de saber que o prefeito Zenaldo vai atender nosso pedido”, declarou.

O espaço contará com quadras de vôlei, espaço para crianças e paisagismo.

Pavimentações – Ainda na reunião desta quinta-feira, o gestor municipal anunciou a retomada das obras de pavimentação da passagem Felicidade, no Umarizal, e da rua dos Caripunas, entre avenida Generalíssimo Deodoro e travessa 14 de Março.

“Autorizamos as obras de bloquete para a Caripunas, às margens do canal. Uma obra importante para as famílias que residem ali. Além disso, após o abandono de obra por parte de uma empresa, nós autorizamos a retomada imediata das obras na passagem Felicidade. Obra de drenagem e pavimentação que já estará começando a partir desta ordem de serviço”, ressaltou o prefeito.

Texto: Karla Pereira

BELÉM

Quatro suspeitos de tráfico são flagrados com cocaína ingerida no Aeroporto Internacional de Belém

Publicado

em

PF prende suspeitos de tráfico internacional de drogas no Aeroporto Internacional de Belém. — Foto: Reprodução / Assessoria Polícia Federal

Outras porções da droga foram encontradas em peças de roupa do grupo. Exames foram realizados em um hospital público de Belém.

Quatro homens foram flagrados pela Polícia Federal no Aeroporto Internacional de Belém neste domingo (19), suspeitos de tráfico de drogas, ao tentarem transportar cocaína dentro do corpo. Outras porções da droga foram encontradas nas peças de roupa dos suspeitos. O grupo vai responder por tráfico internacional de drogas.

Os suspeitos seriam dois brasileiros e dois estrangeiros. Segundo informações preliminares, o grupo estaria indo para Caiena, capital da Guiana Francesa.

Exames apontam drogas dentro de corpo de suspeitos de tráfico internacional de drogas em Belém. — Foto: Reprodução / Assessoria Polícia Federal

O quarteto foi submetido a exames em um hospital público de Belém. O nome do hospital não foi divulgado. O resultado da ação da PF ainda será divulgado na noite deste domingo, durante entrevista coletiva em Belém. A perícia ainda está realizando análises.

A Infraero informou, por telefone, que não vai se manifestar sobre o caso, que é competência da Polícia Federal.

Passageiros que embarcam em voos no aeroporto internacional de Belém reclamaram de calor provocado pela falta de energia elétrica nesta sexta (2). — Foto: Gabriela Azevedo/G1
Passageiros que embarcam em voos no aeroporto internacional de Belém reclamaram de calor provocado pela falta de energia elétrica nesta sexta (2). — Foto: Gabriela Azevedo/G1

Continue lendo

BELÉM

Residencial Viver Primavera recebe segunda edição de Ação em Saúde da Sesma

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: Agência Belém

Moradores do Residencial Viver Primavera, no bairro do Tapanã, foram comtemplados na manhã de sábado, dia 18, com a segunda edição do projeto Ação em Saúde, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), da Prefeitura de Belém.

Foram ofertados serviços como clínica médica, vacinação, emissão do Cartão SUS, atendimento odontológico e oftalmológico, exame Preventivo do Câncer do Colo do Útero (PCCU), aferição de pressão arterial, teste de glicemia e testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Sérgio de Amorim, a ação buscou garantir a todos o acesso aos principais serviços encontrados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. “Foram disponibilizados serviços com resultados que saem na hora, além dos devidos encaminhamentos de exames que foram demandados por aqui”, comentou.

Atendimentos – Moradora do residencial, a doméstica Cibely Magalhães, de 21 anos, atenta aos alertas divulgados pela Prefeitura de Belém sobre o sarampo na cidade, estava em busca da imunização. “Estou com todas as vacinas em dia, mas vim atrás da vacina contra o sarampo porque sei da situação da doença na cidade”, comentou.

Grávida de seis meses, a dona de casa Atefany Cardoso, de 22 anos, também buscou a imunização. “Aproveitei para tomar a vacina referente ao meu tempo de gestação e a minha filha tomou a pentavalente e a tríplice viral”. Ainda segundo a dona de casa, as ações no residencial são excelentes, pois, em algumas vezes, por falta de tempo, não há como se deslocar até uma unidade de saúde.

Já o pintor José Roberto Batista de Jesus, 50 anos, que sai todos os dias de madrugada para trabalhar, ficou satisfeito em realizar exames e receber atendimento médico, em um sábado. “Eu estava de saída e soube da ação aqui. Aproveitei para verificar a pressão arterial e pegar uma ficha para a consulta médica. Trouxe até meus exames para o médico avaliar. Ações como essa devem acontecer sempre”, indicou.

Oftalmologia – Preocupado com o desconforto nos olhos e as constantes dores de cabeça, o atendente de farmácia Maycom Douglas, de 18 anos, recebeu atendimento oftalmológico durante a ação. “Já venho notando esses sintomas há um tempo e quando soube que teria oftalmologista aqui, vim logo em busca do atendimento para saber do que se trata”, contou.

Com um sorriso no rosto, Tatiara Rodrigues, de 38 anos, mãe da Maria Thayná, de oito, disse estar aliviada por ter conseguido encaminhamento para a cirurgia da filha. “Ela tem estrabismo e catarata e precisa urgentemente fazer a cirurgia. Já estou com a guia para dar continuidade ao procedimento que ela deve fazer, pois isso a está prejudicando na escola”. Tatiara ainda aproveitou a ação para realizar o exame preventivo do câncer de colo de útero e ser avaliada pelo clínico geral. 

Viver Primavera – O residencial Viver Primavera foi o primeiro conjunto habitacional entregue na capital paraense, por meio do programa Viver Belém, uma parceria da Prefeitura de Belém e Governo Federal.

O programa está inserido no Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, e foi viabilizado em Belém com a assinatura da Lei Municipal número 9014/2013, pelo prefeito Zenaldo Coutinho, que desonerou as empresas de construção civil, que atuam no programa, de impostos municipais.

Texto: Suênia Cardoso

Continue lendo

BELÉM

Novos radares serão ativados em Belém nesta segunda-feira, 20

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: Agência Belém

A partir da próxima segunda-feira, dia 20, entram em operação os aparelhos de fiscalização eletrônica situados em três cruzamentos do sistema viário de Belém. Os radares instalados nos cruzamentos da avenida Augusto Montenegro com as avenidas Centenário da Assembleia de Deus e Jornalista Laércio Barbalho – às proximidades do elevado José Augusto Affonso -, além dos cruzamentos das avenidas Júlio César com a Centenário da Assembleia de Deus e Pedro Álvares Cabral com Arthur Bernardes funcionarão diariamente, das 6 às 22 horas.

Imprudências – De acordo com o titular da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), Gilberto Barbosa, os locais foram definidos mediante à realização de estudos técnicos que atestaram um índice elevado de imprudências causadoras de acidentes de trânsito.

Os estudos foram baseados em dados levantados pelo registro do Boletim de Ocorrência de Acidentes de Trânsito (BOAT), além das ocorrências atendidas pelos próprios agentes da SeMOB.

“A medida visa garantir maior segurança na circulação viária para todos que compõe o trânsito, como pedestres, ciclista e motoristas, e diminuir o índice de acidentes com vítimas causadas por motoristas imprudentes, entre elas o avanço de sinal vermelho e a parada sobre faixa de pedestres. A fiscalização eletrônica é um instrumento comprovadamente seguro e eficaz para a redução da violência no trânsito e para evitar a elevação dos números atuais de vítimas de acidentes”, pontuou Gilberto.

Equipamentos – Os novos equipamentos começaram a ser instalados no final do ano passado e, posteriormente, passaram por um período de testes. As infrações registradas durante esse período não foram convertidas em autuações, porém, a partir da próxima semana, as irregularidades de trânsito flagradas pelos aparelhos acarretarão em punições previstas pela legislação.

Texto: Ricardo Miranda

Continue lendo

Facebook

Propaganda

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Corpes Digital