Conecte-se Conosco

PREFEITURA DE BELÉM

Prefeitura de Belém inaugura Unidade Básica de Saúde do Castanheira

Fonte: Agencia Belém Foto: Reproducao

Publicado

em

Depois entregar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Marambaia e o Hospital Pronto-Socorro Municipal Humberto Maradei Pereira, totalmente recuperado, a equipe da Prefeitura de Belém inaugurou na manhã desta quinta-feira, 13, a Unidade Básica de Saúde do bairro Castanheira (UBS), a 86ª entregue na gestão Zenaldo Coutinho.

A UBS vai oferecer atendimentos por meio de três equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF porte III), modelo de serviço que garante atenção médica de até 12 mil pessoas.

UBS – A UBS Castanheira está localizada na rua 1º de Dezembro, entre as passagens José de Alencar e Sol Nascente, e atenderá das 8h às 17h, com serviços como curativos domiciliares, exame Preventivo do Colo do Útero (PCCU), teste do pezinho, sala de vacina e consultório odontológico.

As equipes são compostas por um médico de família, um enfermeiro, um técnico em enfermagem e dez Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). Antes de iniciar o atendimento à população, o espaço será submetido ao procedimento técnico de higienização.

Solenidade – A solenidade de inauguração teve a presença de muitos moradores, de representantes de Conselhos Municipais de Saúde e de Conselhos Tutelares, que visitaram as instalações da UBS Castanheira e conferiram de perto todo o mobiliário e equipamentos. Na obra do estabelecimento de saúde foi investido R$ 1,5 milhão.

Em seu discurso, Zenaldo Coutinho destacou que a inauguração da UBS Castanheira se trata de uma ação coletiva, na qual todos, não apenas a Prefeitura, estão envolvidas, e também as comunidades que acompanham as obras e projetos desenvolvidos pela administração municipal.

“É fundamental que reconheçamos que os avanços municipais são frutos de uma ação coletiva. A história é construída por muitas mãos e realizada por meio do trabalho em conjunto. Como mobilizar tantos desafios com tão poucos recursos diante de tantas demandas? Com a mobilização das pessoas, com a capacidade de ouvir, seja com a pessoa mais humilde”, disse o prefeito.

“Às vezes, não fazemos as obras no tempo que gostaríamos, mas todas as vezes que perguntam ‘houve algum atraso?’, eu respondo, sim, quatrocentos e quatro anos, porque antes de nós não fizeram”, refletiu o gestor 

Atendimento – A UBS terá três equipes de Saúde da Família, para prevenir doenças e promover o bem-estar das pessoas. “O intuito é evitar que as pessoas procurem, cada vez menos, a nossa rede de urgência e emergência”, destacou em sua fala o secretário municipal de Saúde, Sérgio de Amorim.

Junto com a irmã e filha Ana Carolina, de apenas 41 dias de nascida, Carla Chermont, de 29 anos, não perdeu tempo e foi ver de perto a estrutura de atendimento médico. “Estamos aqui para saber como ficou o ambiente para iniciar o tratamento de minha filha aqui neste posto”, assegurou a moradora.

Residente há 40 anos no bairro Castanheira, Bárbara Nóbrega, de 64 anos, mostrou entusiasmo por conta da inauguração. “Agora vai ser muito bom para todos daqui, pois muitos tinham que ir para o Posto 4, no bairro da Marambaia. Agora perto de casa, vai melhorar muito. A Prefeitura está de parabéns”, avaliou dona Bárbara, moradora da passagem Sol Nascente e dona de uma venda de café às proximidades da UBS.

Desde cedo no aguardo da solenidade de inauguração, Cleber de Jesus, de 40 anos, sendo cinco deles habitando o bairro Castanheira, disse estar satisfeito com a chegada de um serviço de saúde próximo de sua residência. “Agora estou a 200 metros de um atendimento médico e não vou precisar sair para o bairro da Marambaia para conseguir uma receita médica ou obter o medicamento para o tratamento que faço, aliás, nem ônibus vou precisar utilizar”, salientou.

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/aprovincia/public_html/wp-includes/functions.php on line 4552