Conecte-se Conosco

BELÉM

Prefeitura de Belém mantém 90 mil pontos de iluminação pública nos bairros e distritos

Foto: Reprodução / Fonte: Agência Belém

Publicado

em

A Prefeitura de Belém vem modernizando e ampliando o parque de iluminação pública da capital paraense desde 2013. O Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Urbanismo (DIP/Seurb) executa os serviços manutenção, expansão e substituição de padrão da iluminação na cidade, ilhas e distritos.

Entre 2013 e 2020, o parque de iluminação foi ampliado de 77 para 90 mil pontos. Desse total, quase 75 mil já foram modernizados, com a substituição de luminárias e lâmpadas na cor branca em todos os bairros de Belém, além de Cotijuba, Outeiro, Mosqueiro e Icoaraci. 

“Foram 14.659 pontos ampliados, 74.297 pontos substituídos por novas luminárias com lâmpadas de luz branca. O novo padrão permite uma iluminação mais clara e com maior alcance, proporcionando melhores condições de visibilidade, modernidade para a cidade, contribuindo ainda com a segurança nas ruas”, afirma o diretor do DIP, Manoel Machado. 

A cidade também conta com 3.272 pontos de iluminação em LED em avenidas como Augusto Montenegro, João Paulo II, Tamandaré, Visconde de Souza Franco, Brigadeiro Protásio, Braz de Aguiar e Presidente Vargas, rua Gama Abreu, além de locais como o calçamento do Museu Emílio Goeldi, a praça Santuário, o Portal Amazônia e o Complexo Viário Daniel Berg.

O DIP atua ainda em projetos de melhoria da iluminação pública em espaços públicos como feiras, mercados e praças. “Em todas as reformas que a Seurb realiza em espaços públicos somos acionados para implantar melhorias na iluminação de acordo com a necessidade do local, com serviços como instalação de postes e luminárias, além de substituição de lâmpadas e fiações. Diversas praças e feiras que já passaram por reforma ganharam nova iluminação pública”, explica o diretor.

Outro importante espaço público que recebeu intervenção na iluminação foi o Complexo do Ver-o-Peso. Foram implantados cerca de 70 novos postes com luminárias em LED no entorno e no interior da feira. A praça do Pescador e todos os setores da feira também receberam nova iluminação. Os 1.191 boxes dos feirantes ganharam 330 novos projetores com luz de LED. 

Ornamentação – Outra frente de atuação da DIP é cuidar de projetos de iluminação temática decorativa em períodos festivos como Círio, Natal e Ano-Novo.

“Todos os anos, a gente também se preocupa em deixar a cidade mais bonita, com luzes e decoração temática, para esses momentos especiais, pensando na população local e nos turistas que nos visitam ainda mais nessas épocas”, ressalta Manoel. 

Manutenção – A Seurb também executa, diariamente, o serviço de manutenção de lâmpadas e luminárias dos postes de iluminação pública em vias, logradouros, feiras, mercados e praças. O trabalho é feito com base em solicitações feitas pela comunidade por meio do atendimento do telefone 0800 400 0300. 

No período de 2013 a 2020, foram realizadas mais de 281 mil manutenções em pontos de iluminação que estavam apagados. 

Por: Jaqueline Ferreira

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual