Conecte-se Conosco

PREFEITURA DE BELÉM

Prefeitura lança campanha Dezembro Vermelho

Foto: Reprodução / Fonte: Agência Belém

Publicado

em

Em sessão especial na Câmara Municipal de Belém na tarde desta sexta-feira, 29 , representantes da gestão municipal, poder legislativo, movimento social e sociedade civil participaram da abertura de mais uma edição da campanha “Dezembro Vermelho”, promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS, celebrado mundialmente desde 1988 no dia 1º de dezembro.

Este ano a campanha tem como tema “HIV/AIDS: o papo é reto! – Conhecer para prevenir, cuidar e superar preconceitos”. Tão importante quanto prevenir e tratar a doença, a informação sobre as interfaces do HIV/Aids são necessárias para a redução de casos, acolhimento humanizado de pessoas infectadas e vivência em sociedade sem discriminação.

E são esses compromissos que o município de Belém vem cumprindo com a manutenção de espaços para a testagem e tratamento do HIV, como o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o Centro de Atenção à Saúde nas Doenças Infecciosas Adquiridas (Casa Dia) e fortalecimento de ações para facilitar o acesso aos meios de prevenção e de testagem.

Avanços – O secretário municipal de saúde, Sérgio Amorim, ressaltou os avanços nas políticas de combate ao HIV em Belém, que já resultaram em 50% de redução dos casos positivos no último ano. Em 2018 foram 1.559 confirmações. Já em 2019, até novembro, foram 714 casos confirmados. “A gente vem ao longo dos anos requalificando a saúde de Belém. Fizemos a reforma do Casa Dia, que hoje tem equipe multidisciplinar no atendimento de nossos usuários. Em 2013 tínhamos cerca de 5 mil pessoas cadastradas no espaço. Hoje já passamos de 11 mil cadastros”, detalhou.

O secretário também destacou que o Casa Dia possui pacientes que fazem o tratamento de forma disciplinada e já estão com carga viral indetectável. “É recompensador saber que essas pessoas hoje têm qualidade de vida e vão viver por muitos anos. Isso é fruto do acolhimento, orientação e tratamento que recebem no espaço”, completou.

Representante do movimento social, Maria Elias, coordenadora do Grupo de Mulheres Prostitutas da Área Central de Belém (Gempac), também falou sobre o preconceito que envolve a pessoa com HIV.  “Essa não é uma campanha só para as pessoas que já vivem com HIV ou desenvolveram a AIDS, mas para sensibilizar toda uma sociedade quanto à questão de quebra de estigma, de preconceito. Precisamos mostrar que são pessoas que fazem parte da sociedade, vivem normalmente e conseguem fazer prevenção”, frisou.

Integração – Reginaldo Júnior, coordenador da Referência Técnica de Infecções Sexualmente Transmissíveis HIV/AIDS e Hepatites Virais da Sesma, ressaltou em sua fala a importância da integração entre gestão e movimento social para se buscar o melhor atendimento. Ele ressaltou também a parceria com a Atenção Básica para a ampliação das testagens e maior alcance da população. O vereador Mauro Freitas, propositor da sessão, levantou a pauta do combate ao preconceito e destacou os avanços na saúde de Belém. 

Também discursaram em plenário a promotora Suely Catete, o coordenador da Coordenadoria de Diversidade Sexual, Cledson Sampaio; a vice-presidente do Fórum Nacional de Gestores e Gestoras LGBTI, Bruna Lorrane e a vereadora Nilda Paula.

Reconhecimento – Ao final, foram premiadas a Unidade Municipal de Saúde do Benguí II e Estratégia Saúde da Família Mangueirão, que fizeram o maior número de testes rápidos no último mês. Também foram homenageadas as instituições e pessoas que têm contribuído para os avanços da política de saúde para o enfrentamento do HIV em Belém.

A programação do dezembro vermelho segue neste final de semana com testes rápidos no shopping Bosque Grão Pará, no dia 30 de novembro das 14 às 21h, e 1º de dezembro, das 10h às 20h, e se estende ao longo do mês com atividades organizadas nas unidades municipais de saúde e estratégias saúde da família. 

Texto: Paula Barbosa

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual