Conecte-se Conosco

EDUCAÇÃO

Prefeitura leva curso de redação preparatório ao Enem a moradores de Outeiro

Ao longo das quatro horas do primeiro dia de curso, 32 alunos acompanharam as aulas de redação

Publicado

em

Com animação e muito dinamismo, teve início nesta segunda-feira, (22), o Curso de Redação preparatório ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ofertado de forma gratuita pela a Prefeitura de Belém, por meio da Administração Regional de Outeiro (Arout), em parceira com a Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira (Funbosque) e Associação de Cultura Esporte e Lazer do Outeiro (Aceldo).

Ao longo das quatro horas do primeiro dia de curso, 32 alunos acompanharam as aulas de redação, ministradas na biblioteca Angelim, da Funbosque, na ilha de Caratateua, distrito de Outeiro. O curso ocorre sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 16h, e aos sábados de 9h às 11h, na Funbosque.

“No meu período de preparação para o vestibular passei por muitas dificuldades e depois de muita superação eu consegui entrar na universidade e posteriormente me formar. Eu sempre tive a ideia de contribuir de alguma forma e com o curso de redação fica a sensação de dever cumprido”, conta o professor Carlos Henrique, 33 anos, que ministrou as aulas.

Moradoras do bairro Itaiteua, as jovens Rafaela Morais e Renata Morais, ambas de 18 anos, compartilham do mesmo sonho: alcançar nota máxima no Enem. Rafaela pretende prestar vestibular para o curso de Medicina, já Renata deseja seguir a área das Tecnologias: seu desejo é ser cientista de computação.

“Eu terminei meu ensino médio ano passado, e pela falta de exercitar, esquecemos alguns assuntos. Aqui foi possível aprender muitas dicas que serão de muita utilidade para minha redação”, afirma Rafaela. “Eu pretendo prestar exame para o curso de Ciências da Computação, gosto dessa área”, disse Renata.

“É uma experiência nova e tenho boas expectativas. Eu imaginava que as aulas seriam chatas ou sem conteúdo, mas foram muito interessantes as explicações do professor. São essas aulas que vão nos ajudar a ganhar destaque no dia da prova”, comenta Thiago Moraes, 26 anos.

Para Yan Miranda, administrador regional do Outeiro, a iniciava tem ofertado condições para que os participantes possam ter as possibilidades necessárias para desenvolver um excelente texto na redação. “Por meio da Prefeitura de Belém estamos oferecendo condições para que os jovens possam chegar aos vestibulares, produzir textos e interpretar questões e alcançar o seus objetivos”, diz.

Enem – O Curso de Redação é voltado à prova do Enem, exame criado em 1998 para ser uma avaliação de desempenho dos estudantes de escolas públicas e particulares do ensino médio. Desde 2009, o Enem agregou outra função ao seu currículo: tornou-se também uma avaliação que seleciona estudantes de todo o país para instituições federais de ensino superior e para programas do governo federal, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Esses programas facilitam a vida de quem sonha em estudar em uma universidade pública ou precisa de uma força do governo para pagar a mensalidade da universidade particular. Neste ano o Enem ocorrerá nos dias 4 e 11 de novembro, em domingos consecutivos.

Por Talison Lima/ComusRafaela Morais e Renata Morais, ambas de 18 anos, querem obter a nota máxima no Enem

Continue lendo
Clique para comentar

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual