Conecte-se Conosco

POLÍCIA

Presidente afirma que governo está empenhado na melhoria de negócios e investimentos no Brasil

Foto: PR/Isac Nóbrega / Fonte: *Estadão

Publicado

em

O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou nesta quinta-feira (12) que o comércio exterior feito sem “viés ideológico” é um “elemento chave para integrar” o Brasil na economia mundial. Em participação gravada para o 39º Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), Bolsonaro disse que, em razão disso, o governo federal está empenhado na melhoria do ambiente de negócios e investimentos no Brasil.

– Fator essencial para ampliar de modo competitivo a participação do Brasil nas cadeias globais de valor. Estamos construindo um Brasil mais aberto, mais competitivo e mais próspero eliminando custos e removendo entraves para o setor produtivo. A expansão do comércio exterior brasileiro desempenha papel fundamental nesse processo – afirmou Bolsonaro.

O presidente citou o acordo entre Mercosul e União Europeia e afirmou que atualmente o governo negocia com outros parceiros, como Coreia do Sul, Cingapura e Canadá.

Bolsonaro também destacou as tratativas para o Brasil fazer parte do Acordo sobre Compras Governamentais (GPA), da Organização Mundial do Comércio (OMC).

– Participação no acordo permitirá que empresa brasileiras concorram em igualdade em mercado de cerca de 1,7 trilhão de dólares ao ano em compras governamentais – disse.

Ele ainda afirmou que há comprometimento por parte do governo em solucionar as dificuldades impostas pelas despesas obrigatórias.

– Reforma da Previdência e medidas de contenção de despesas públicas mostram compromisso em solucionar dificuldades em razão de despesas obrigatórias. Nosso objetivo é chegar a alocação mais eficiente de recursos – disse o presidente, destacando também o programa de concessões e privatizações tocado pelo Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

CONCORRÊNCIA NO AGRONEGÓCIO

O presidente afirmou também ser preciso ficar “atento” à concorrência representada por outros países em relação agronegócio, que, segundo ele, “fará de tudo para conter” a participação brasileira no mercado internacional.

– O Brasil é altamente competitivo no agronegócio. Estejamos atentos à concorrência que fará de tudo para conter a nossa participação no mercado internacional. Por isso, os agentes que promovem nossos produtos no exterior devem trabalhar de forma ágil e convergente. Defender o agronegócio brasileiro significa garantir o crescimento sustentável e o emprego no Brasil.

Não é a primeira vez que Bolsonaro faz uma declaração nesse tom. Em outras ocasiões, o presidente já afirmou que o governo brasileiro sofre pressão por sua política ambiental porque países estrangeiros teriam interesse em enfraquecer o agronegócio brasileiro.

Nesta quinta-feira, Bolsonaro também citou alguns números do agronegócio. Segundo ele, desde o início de 2019 o Brasil conseguiu acesso ao mercado de 30 países para cerca de 100 produtos agropecuários brasileiros, além da habitação de 700 plantas frigoríficas para exportação.

– Apesar da crise gerada pela pandemia registrados recorde em nossas exportações, em volume e em valor. Nosso governo tem incentivado a atuação dos ministérios de forma transversal e coesa. Itamaraty e ministério da Agricultura falam a mesma língua, e juntos têm alcançado resultados claros e concretos – afirmou.

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/aprovincia/public_html/wp-includes/functions.php on line 4556