Conecte-se Conosco

CIDADE

Prevenção às drogas é tema de sessão especial na Alepa

Foto: Reprodução / Fonte: Prefeitura Municipal de Belém

Publicado

em

Neste quinta-feira, 7, foi realizado no auditório da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa), o segundo dia da “Semana de Políticas de Prevenção às Drogas Pacto Belém Pela Vida”. O objetivo, além de informar a população, é dar oportunidade para que a população se manifeste e diga o que espera do poder público, fazendo valer seus direitos.

Pela manhã, uma sessão especial no Plenário da Alepa, com o tema a “Nova Política Sobre Drogas”, contou com a presença de representantes da Prefeitura de Belém, do deputado Pastor Fábio Freitas e de representantes de autoridades nacionais.

“Essa é uma sessão especial em que é exposta um pouco da nova política sobre álcool e outras drogas do governo federal. Essa política traz uma mudança de rumos muito voltada à redução de danos. Agora tem como foco a abstinência, não excluindo que se possa trabalhar no sentido de minimizar os danos e trazer bem-estar e qualidade de vida”, explicou o coordenador do Pacto Belém pela Vida, Nelcy Colares.

Conhecimento – Durante a tarde, a política de prevenção às drogas também foi abordada, mas com outro viés: em uma audiência pública, momento de diálogo e debate entre a população e autoridades. “O objetivo da audiência é, além de informar a população, dar oportunidade para que as pessoas se manifestem e digam o que esperam das políticas e assim o Estado e seus representantes possam dar encaminhamento para que essas políticas sejam melhor executadas”, ressaltou Nelcy. 

Alunos de várias escolas públicas de Belém participaram da audiência pública. Para o  gestor geral da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (Febract), Pablo Kurlander, a iniciativa é de grande importância.”É um evento muito importante para transmitir para os jovens uma noção sobre as políticas de drogas. Esse momento é importante para dividir esses conhecimentos com a população, pois com a população conhecendo as políticas é mais fácil de colocá-las em prática”, disse Pablo. Os usuários Centro de Referência Especializado em Situação de Rua (Centro Pop) fizeram uma apresentação cultural para mostrar a importância de espaços e profissionais na ajuda da recuperação de usuários de drogas.

O Centro Pop disponibiliza serviços assistenciais, como acesso a higiene e alimentação, triagem, investigação social, encaminhamento para a rede de proteção social e de saúde e emissão de documentos, além de proporcionar os serviços de vivência e oficinas para fortalecimento de vínculos.

Pesquisa – De acordo com a última pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz, 3,5 milhões de brasileiros consumiram drogas ilícitas em período recente. Os números mostram como o trabalho de profissionais é difícil, necessário e importante para a orientação da população.

“É um trabalho árduo. A droga vem evoluindo e junto com tudo isso o tratamento também tem que evoluir. E a gente precisa dessa ajuda dos profissionais para orientarem tanto a população quanto os profissionais da área”, disse a terapeuta em dependência química da coordenadoria Pacto pela Vida, Gisele Souza.

Texto:Andrey Araújo
Prefeitura Municipal de Belém
Coordenadoria de Comunicação Social – COMUS

CIDADE

Shopping da cidade recebe mais uma edição da Feira de Adoção de Cães e Gatos

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: Agência Belém

A Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), realizará neste sábado, 25, mais uma edição da Feira de Adoção de Cães e Gatos, no Parque Shopping, das 9h às 13h. Serão levados para adoção animais vermifugados, vacinados contra a raiva, castrados ou com guia de castração, esta, no caso de filhotes.

Os interessados na adoção devem passar por cadastro com a equipe técnica do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com apresentação de documentos pessoais, comprovante de residência e comprovações de que tem condições financeiras para cuidar do animal.

Na ocasião, será realizado também o cadastro para o novo Hospital Público Veterinário Dr. Vahia, que será entregue à população belenense em 2020. 

Texto: Suênia C.

Continue lendo

CIDADE

Água parada em obra do BRT Metropolitano causa preocupação em Ananindeua

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: Pará Web News

Uma foto de um morador de Ananindeua ganhou repercussão nas redes sociais. Do alto de uma passarela, a foto mostra o acumulo de água em uma estação do BRT Metropolitano, na BR 316.

A estrutura em questão fica bem na frente da praça Matriz de Ananindeua e da sede da prefeitura.

Na publicação o rapaz questiona: “Escondido atrás de tapumes, o local onde estão sendo realizadas as obras pelo Governo do Estado, está repleto de focos do mosquito da dengue. Já há registro de casos de pessoas adoecidas com sintomas de dengue e malária, mas o governo não toma a iniciativa de instalar bombas para drenar a água que acumula por lá”, publicou uma página no Facebook, denunciando o descaso do Governo.

Basta lembrar que estamos na época do inverno amazônico e que água parada serve como criadouro para o mosquito da Dengue.

Continue lendo

CIDADE

Icoaraci ganha asfalto, limpeza e calçadas novas e reformadas

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: Agência Belém

Quem anda pela Vila Sorriso, como é carinhosamente chamado o distrito de Icoaraci, pode observar os trabalhos de recuperação asfáltica, limpeza de ruas e construção e reforma de calçadas sendo realizados pela Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Icoaraci (Adic) e das Secretarias Municipais de Saneamento (Sesan) e Urbanismo (Seurb).

Entre as vias beneficiadas está a travessa São Roque. Lucidete Alcântara, de 51 anos, moradora do bairro do Uxiteua, comemora: “Sou moradora de Icoaraci há mais de 20 anos e o prefeito Zenaldo Coutinho está de parabéns por olhar para o nosso distrito. Nenhum gestor anterior fez o que ele está fazendo por nós aqui de Icoaraci. Ter calçadas reformadas e outras construídas com acessibilidade para quem precisa é fundamental”.

O engenheiro civil Brendo Pimentel, que trabalha nas obras, explica: “O trabalho de reforma e construção de calçadas está sendo feito conforme a Prefeitura vai liberando e já estamos com uma demanda considerável de serviços. O que atrapalha um pouco é a chuva, mas estamos conseguindo agilizar para que tudo seja entregue o mais rapidamente possível”.

Os serviços estão sendo acompanhado de perto pelo titular da agência distrital, Edson silva. “No caso de limpeza de bueiros e vias e retirada de entulhos temos 60 homens todos os dias nas ruas. Na parte recuperação asfáltica estamos trabalhando com uma equipe e temos uma construtora responsável na questão das calçadas. Os trabalhos não param nem com a chuva nossa de cada dia”, disse.

As obras seguem um planejamento elaborado a partir do trabalho de campo da Adic e de técnicos da Sesan, que fazem a fiscalização diária das ruas de todos os bairros de Icoaraci. Moradores podem ainda procurar a agência ou ligar para os números 3073-7620 e 156 solicitando os serviços.

Texto: Grasiela Costa

Continue lendo

Facebook

Propaganda

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Corpes Digital