Conecte-se Conosco

BELÉM

Priante concorre pela segunda vez ao cargo de prefeito de Belém

A Província do Pará / Por Roberto Barbosa Foto Reprodução

Publicado

em

Formado em Direito, casado, 56 anos, o deputado federal José Benito Priante Júnior é o candidato do MDB à prefeitura municipal de Belém, tendo como candidata a vice-prefeita a pastora Patrícia Queiroz, em convenção que oficializou a chapa no dia 16 de setembro passado.

Presidente do diretório municipal do MDB em Belém, Priante já exerceu os cargos de deputado estadual e vereador por Belém, cidade onde nasceu. Esta é a segunda vez que o parlamentar tenta ocupar o cargo de mandatário da capital paraense, onde pretende aplicar programas e ações que levem ao efetivo ataque a problemas de lixo acumulado, pontos de alagamentos na cidade, indicadores de que Belém é o pior saneamento do Brasil, problemas na área educacional, como teto de escolas caindo na cabeça das crianças, o colapso da saúde, que a rede pública ainda oferece, entre uma série de outras situações que o candidato diz ser viável corrigir com um governo sério e comprometido com a solução dos problemas da cidade e de sua população.

Priante afirma considerar que “Belém se encontra mergulhada em um atoleiro de dificuldades, sob todos os pontos de vista. Não é possível convivermos com uma realidade, em pleno século XXI, onde o retrato da cidade são problemas do século passado: lixo acumulado, pontos de alagamentos, caos na saúde”.

Acrescenta que “basta termos como referência o ciclo dessa pandemia da Covid-19, onde nós vimos que no principal ponto da pandemia, no principal momento, no mais dramático, nós vimos um prefeito ausente, UPAS fechadas, pessoas batendo as portas dos pronto socorros e postos de saúde, mas dando com a cara na parede. Então, coisas desse tipo que retratam a imensa dificuldade que a cidade enfrenta”.

Outra situação apontada como crucial pelo deputado José Priante é a questão do trânsito. Declara que “Belém vive uma agenda de Nova Delhi, são problemas seculares, uma falta de autoridade municipal pra que seja conduzido com ordenamento o trânsito e o transporte da cidade. Uma obra de um BRT que não acaba nunca. Uma obra inacabada, que já perfaz há mais de uma década. É o símbolo da ineficácia e ineficiência do governo que já vai terminar e não deixa saudades”, critica.

CAOS

Para o candidato emedebista, há problemas de todas as ordens, como escolas com teto caindo na cabeça das crianças. “Então, nós precisamos ter uma mudança radical na condução da vida da cidade”. E continua falando da necessidade de buscar “recursos / investimentos e pra isso eu vou colocar o tamanho da minha experiência e trajetória, buscar em Brasília, contar com o apoio do governo do Estado, para enfrentarmos essa agenda de dificuldades da cidade e construirmos uma política social, que possa minimizar o dramático indicador que a cidade tem de termos quase 40% da população abaixo da linha de pobreza”.

PROJETOS SOCIAIS

Ainda segundo Priante, “temos uma série de projetos sociais importantes que vamos apresentar e já estamos apresentando para cidade. E ao mesmo tempo, não desfocarmos da questão relativa ao saneamento, afinal de contas, a nossa cidade é uma cidade cortada por canais, onde temos 13 bacias hidrográficas, com um índice pluviométrico altíssimo e não é possível vivermos essa malandragem que prefeitos vivem, que ao tempo em que começam as chuvas se escondem da chuva, fingindo que os problemas da cidade são exatamente as águas que estão caindo. Então, nós temos que enfrentar e viver a cidade como ela é”.

Recorada o parlamentar que “não estamos aqui em uma cidade nordeste, que faz sol o ano inteiro. Nós estamos em uma cidade que mais chove do que faz sol, então nós temos que viver com a nossa realidade, com as nossas peculiaridades, com as nossas características”.

Assim, destaca que “é essa mudança de atitude, essa imposição de uma autoridade municipal, que possa construir parcerias, que possa construir caminhos é que eu venho depois de ter sido vereador por essa cidade, deputado estadual e hoje estou no meu sexto mandato como deputado federal, venho para enfrentar esses graves problemas da cidade”.

VICE MULHER

Durante a convenção semipresencial em razão da pandemia do novo coronavírus, o deputado José Priante apresentou como vice em sua chapa a pastora evangélica Patrícia Queiroz, oportunidade em que falou querer agradecer ao PSC “que nos ofereceu essa mulher guerreira para que a foto da minha posse possa estar mais bonita com a Patrícia ao meu lado”.
Neste ano, nas eleições municipais de Belém, não há nenhuma mulher encabeçando chapa para o cargo de prefeito, embora a nível de Brasil tenha aumentado o numero de participação feminina no pleito a ser realizado no próximo mês, isto é, em novembro deste ano.

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/aprovincia/public_html/wp-includes/functions.php on line 4556