

Sem categoria
Primavera dos Museus inicia com oficinas e visitações
“A gente busca exatamente informar, debater, criando condições para que as pessoas compreendam a nossa história, entendam a repercussão dessa história no nosso presente, e consequentemente o nosso caminhar para o futuro”, declarou Fábio Atanásio. Foto: Eveline Oliveira/Mabe
A Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), já , a programação da 12ª Primavera dos Museus. Com o tema “Celebrando a Educação em Museus” serão realizadas oficinas e visitas mediadas ao acervo do Museu de Artes de Belém (MABE), de 18 a 21 de setembro.
A abertura da programação contou com a presença do presidente da Fumbel, Fabio Atanasio, do escritor paraense, Juraci Siqueira, e de universitários e professores dos cursos de Museologia, Artes Visuais e História. Para a estudante de licenciatura em História, Georvanda Monteiro, a educação patrimonial é muito importante. “Os eventos em museus são bons para lembrar as pessoas que não é simplesmente um passeio, é um conhecimento”, disse a estudante. Segundo o escritor paraense, Juraci Siqueira, esses espaços são como templos e devem ser preservados, cuidados e amados. “Ninguém ama o que não conhece, e não defende o que não ama”, declara o escritor.
Foi realizada ainda, uma mesa temática com as professoras e mestrandas Rosangela Marques, Idanise Sant’ana e Marisa de Oliveira sobre o tema “Museologia Contemporânea e Experiências Educativas em Museus”, sendo mediada pela diretora do Mabe, Janice Lima.
Evento – A Primavera dos Museus é um evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Nesta edição, mais de 900 instituições museológicas em todo o país irão participar. Serão realizadas oficinas, mesas redondas, além de outras programações especiais, com o objetivo de promover, divulgar e incentivar a visitação aos espaços, para que a relação da sociedade com os museus seja intensificada.
O presidente da Fundação Cultural do Município de Belém (FUMBEL), Fábio Atanasio destaca a importância do evento e das atividades oferecidas: “A gente busca exatamente informar, debater, criando condições para que as pessoas compreendam a nossa história, entendam a repercussão dessa história no nosso presente, e consequentemente o nosso caminhar para o futuro”, declarou.
Serviço:
A programação segue nesta quarta-feira, 19, das 9h às 12h30 e 14h às 17h, com oficina de desenho, além das visitas mediadas às exposições.
Na quinta-feira, 20, das 9h às 12h30 e 14h às 17h, serão realizadas oficinas de Arte de Rua e de colagens estéticas na releitura da obra de Marinaldo Santos.
Na sexta, 21, último dia de programação, das 9h às 12h e 14h às 17h, a oficina ministrada será a de “Vivências de educação patrimonial no museu”, ministrada pelas professoras Simone e Jacine Lima. A entrada de toda a programação é gratuita.
Por Jamylle Araújo