Conecte-se Conosco

CIDADE

Procon reforça ao consumidor cuidados necessários na Black Friday

Foto: Reprodução / Fonte: Agência Pará

Publicado

em

No próximo dia 29 de novembro será a Black Friday, a sexta-feira de descontos que mobiliza o comércio em vários países. O Serviço de Proteção e Defesa do Consumidor no Estado do Pará (Procon), vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), vem alertando pessoas que pretendem realizar compras nesse dia, para que tomem alguns cuidados antes e depois da aquisição de produtos, para não serem vítimas de fraudes.

O autônomo Patrick Melo, 25 anos, atua como suporte técnico na área de Tecnologia de Informação (TI). Pela familiaridade com a internet, ele prefere fazer compras em sites internacionais. “Percebo que os descontos são mais atrativos, principalmente em produtos da China. Além disso, já me frustrei ao receber um anúncio em rede social e, quando fui à loja física, o produto não estava no mesmo valor. Como eu não tinha feito a captura da tela, não pude comprovar. Mas depois disso fiquei mais criterioso”, contou Patrick Melo.

Fiscalização – É esse olhar mais crítico que o Procon-PA deseja intensificar com a Operação Black Friday, que deve iniciar nos próximos dias em estabelecimentos no Pará. Segundo a coordenadora de Fiscalização do órgão, Ágatha Sodré, o planejamento é um aliado. “Recomendamos que o consumidor faça sempre uma pesquisa prévia para verificar se a promoção é mesmo um benefício. É importante comparar os valores em meses anteriores, fazer captura de tela, gravar propagandas para se respaldar”, orientou a coordenadora.

Caso o consumidor se sinta lesado, pode fazer a denúncia pelo telefone 151 ou presencialmente, no posto do Procon, localizado na Travessa Lomas Valentinas, 1.150, no bairro da Pedreira, em Belém. “Com os indícios apresentados, vamos ao estabelecimento e, caso a irregularidade se confirme, o auto de infração é lavrado, conforme o Código de Defesa do Consumidor. O lojista tem um prazo de dez dias para apresentar defesa ao Procon-PA, e após a avaliação do setor jurídico a penalidade pode ser aplicada, seja multa, interdição ou recolhimento de mercadoria”, informou Ágatha Sodré. O cliente pode ter o produto trocado por outro igual ou no mesmo valor, ou ainda o ressarcimento do dinheiro.

No ano passado as maiores queixas registradas no órgão sobre a sexta-feira de grandes descontos referem-se à propaganda enganosa (14,2%); divergência de valores (7,6%) e problemas para finalizar a compra (7,6%). Os índices vêm apresentando queda em relação a 2016, quando as denúncias de propaganda enganosa chegaram a 22%; divergência de valores, 15%, e dificuldades em concluir o pedido, 12%.

Para não ter problemas, o Procon-PA orienta que o consumidor não compre por impulso. O casal de comerciantes Antônio e Joicelem Negrão, por exemplo, mora em Abaetetuba (região do Baixo Tocantins) e vem com regularidade à capital fazer compras. Eles não pretendem consumir na Black Friday. “Não nos ligamos muito nisso, e como levamos no atacado, nem sempre dá para programar para aproveitar esses descontos”, contou Joicelem Negrão.

Clima de Natal – No centro comercial de Belém as lojas já estão no clima de descontos, com o aumento da procura por itens de decoração de Natal. A Black Friday aparece em algumas propagandas, mas o ponto alto será no fim de semana de ofertas, que deve iniciar na quinta-feira (28) e prosseguir até o domingo (1º de dezembro), quando as lojas estarão abertas excepcionalmente.

De acordo com o gerente de loja Nilton Gaia, no estabelecimento onde trabalha os preços de móveis e eletrodomésticos devem cair em até 70%. “O atrativo da Black Friday é também a quantidade de produtos. Os clientes gostam de ver as pilhas, a loja cheia. Aumentamos o estoque em toda a rede, com o volume foi possível negociar diretamente com os fabricantes e oferecer um desconto real”, disse Nilton Gaia.

Ainda assim, a contadora Vivian Oliveira está em dúvida sobre onde comprará a nova geladeira. “Estou pesquisando desde o dia 15 de outubro. Verifico os preços e comparo quando as lojas começam a divulgar as promoções. Fico com o pé atrás, pois na internet o desconto é maior, mas nem sempre o frete compensa”, acrescentou Vivian Oliveira.

De acordo com a direção do Procon, este ano ainda não houve denúncia sobre o valor do frete para a Região Norte. “O consumidor precisa estar alerta aos anúncios de redes nacionais, que às vezes indicam de forma sutil que nem todas as filiais estão dentro da promoção”, aconselhou a coordenadora Ágatha Sodré.

Recomendações do Procon

1 – Não se endivide com compras desnecessárias e fuja das feitas por impulso, apenas porque achou bonito na vitrine;

2 – É importante acompanhar diariamente o preço do produto que você quer;

3 – Guarde provas das promoções, faça capturas de tela e folhetos das lojas, e gravações de anúncios de rádio e televisão;

4 – Desconfie de preço muito abaixo da concorrência;

5 – Não clique em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais, nem coloque seus dados em sites suspeitos. Hackers estão a todo vapor neste dia, só esperando um descuido seu;

6 – Fique atento aos critérios da finalização do pedido, verifique se seu endereço está contemplado no desconto.

Por: Dayane Baía (SECOM)

CIDADE

Shopping da cidade recebe mais uma edição da Feira de Adoção de Cães e Gatos

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: Agência Belém

A Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), realizará neste sábado, 25, mais uma edição da Feira de Adoção de Cães e Gatos, no Parque Shopping, das 9h às 13h. Serão levados para adoção animais vermifugados, vacinados contra a raiva, castrados ou com guia de castração, esta, no caso de filhotes.

Os interessados na adoção devem passar por cadastro com a equipe técnica do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com apresentação de documentos pessoais, comprovante de residência e comprovações de que tem condições financeiras para cuidar do animal.

Na ocasião, será realizado também o cadastro para o novo Hospital Público Veterinário Dr. Vahia, que será entregue à população belenense em 2020. 

Texto: Suênia C.

Continue lendo

CIDADE

Água parada em obra do BRT Metropolitano causa preocupação em Ananindeua

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: Pará Web News

Uma foto de um morador de Ananindeua ganhou repercussão nas redes sociais. Do alto de uma passarela, a foto mostra o acumulo de água em uma estação do BRT Metropolitano, na BR 316.

A estrutura em questão fica bem na frente da praça Matriz de Ananindeua e da sede da prefeitura.

Na publicação o rapaz questiona: “Escondido atrás de tapumes, o local onde estão sendo realizadas as obras pelo Governo do Estado, está repleto de focos do mosquito da dengue. Já há registro de casos de pessoas adoecidas com sintomas de dengue e malária, mas o governo não toma a iniciativa de instalar bombas para drenar a água que acumula por lá”, publicou uma página no Facebook, denunciando o descaso do Governo.

Basta lembrar que estamos na época do inverno amazônico e que água parada serve como criadouro para o mosquito da Dengue.

Continue lendo

CIDADE

Icoaraci ganha asfalto, limpeza e calçadas novas e reformadas

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: Agência Belém

Quem anda pela Vila Sorriso, como é carinhosamente chamado o distrito de Icoaraci, pode observar os trabalhos de recuperação asfáltica, limpeza de ruas e construção e reforma de calçadas sendo realizados pela Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Icoaraci (Adic) e das Secretarias Municipais de Saneamento (Sesan) e Urbanismo (Seurb).

Entre as vias beneficiadas está a travessa São Roque. Lucidete Alcântara, de 51 anos, moradora do bairro do Uxiteua, comemora: “Sou moradora de Icoaraci há mais de 20 anos e o prefeito Zenaldo Coutinho está de parabéns por olhar para o nosso distrito. Nenhum gestor anterior fez o que ele está fazendo por nós aqui de Icoaraci. Ter calçadas reformadas e outras construídas com acessibilidade para quem precisa é fundamental”.

O engenheiro civil Brendo Pimentel, que trabalha nas obras, explica: “O trabalho de reforma e construção de calçadas está sendo feito conforme a Prefeitura vai liberando e já estamos com uma demanda considerável de serviços. O que atrapalha um pouco é a chuva, mas estamos conseguindo agilizar para que tudo seja entregue o mais rapidamente possível”.

Os serviços estão sendo acompanhado de perto pelo titular da agência distrital, Edson silva. “No caso de limpeza de bueiros e vias e retirada de entulhos temos 60 homens todos os dias nas ruas. Na parte recuperação asfáltica estamos trabalhando com uma equipe e temos uma construtora responsável na questão das calçadas. Os trabalhos não param nem com a chuva nossa de cada dia”, disse.

As obras seguem um planejamento elaborado a partir do trabalho de campo da Adic e de técnicos da Sesan, que fazem a fiscalização diária das ruas de todos os bairros de Icoaraci. Moradores podem ainda procurar a agência ou ligar para os números 3073-7620 e 156 solicitando os serviços.

Texto: Grasiela Costa

Continue lendo

Facebook

Propaganda

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Corpes Digital