Conecte-se Conosco

ESPORTES

Professores e alunos de Belém se preparam para os Jogos Escolares

Publicado

em

 

Por Renato Carneiro/Cumus

 

Leila Castro, professora de educação física da República de Portugal.

Rosely Costa, coordenadora pedagógica da Inês Maroja, explicou como foi o processo de escolha dos alunos que vão participar das competições.

“Aliança pela Paz: Educação, Cidadania e Amor” é o tema dos Jogos Municipais Escolares, evento realizado pela Prefeitura de Belém por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), que chega à sexta edição, e que terá início nesta sexta-feira, 31, a partir das 8h, no Núcleo de Esporte e Lazer (NEL). Neste ano, 51 unidades escolares participarão dos jogos que visa a interação entre escolas e os alunos do município.

Diogo Araújo, aluno do 9º da Escola Municipal República de Portugal, no bairro da Marambaia, já participou da 5ª edição dos jogos e espera participar, novamente, desta edição ao lado dos mais de 1.850 estudantes da rede. “Estamos com um time preparado para os jogos. Para a gente o que importa é jogar e competir” disse o garoto que integra o time de futsal.

“Os meninos estão bem empolgados e ansiosos com a aproximação do início dos jogos. Estamos realizando as preparações dos garotos com atividades físicas e atividades que priorizam as técnicas e a tática de cada modalidade que será disputada por nossos alunos”, comentou Leila Castro, professora de educação física da República de Portugal.

Para os alunos da Escola Inês Maroja, no Barreiro, a 6ª edição dos jogos terá um gosto especial, já que irão participar pela primeira vez das competições. A unidade tem duas equipes inscritas, uma de futebol de campo e outra de queimada.

Para Ivaline Teixeira, diretora da escola, a expectativa para o início das atividades é grande para alunos e professores. “Estamos com grandes e boas expectativas para o início dos jogos. É a primeira vez, de muitas outras vezes, que vamos participar”, disse.

Ainda de acordo com a diretora, os jogos mostram o trabalho que é realizado pelos professores de educação agregando mais valor ao trabalho. “A atividade é importante, pois leva para fora da escola aquilo que os professores já trabalham na grade curricular. Isso é uma iniciativa que valoriza o papel do professor”, completou a diretora muito empolgada com a participação dos alunos.

Contudo, para participar dos jogos não basta ser bom nas atividades físicas. Rosely Costa, coordenadora pedagógica da Inês Maroja, explica como foi o processo de escolha dos alunos que vão participar das competições. “A seleção foi realizada através do desempenho escolar dos alunos. Foram aqueles que frequentam as aulas, que vem uniformizado, que participam durante as aulas além das regras para cada faixa etária”.

Para a coordenadora, os jogos têm uma grande importância na vida das crianças, pois é uma forma de educar em um ambiente diferente da sala de aula. “Para os alunos, o importante é competir, é o de representar a escola do bairro que eles estão inseridos”, completou.

“A prática esportiva é algo comum em nossa escola, inúmeras modalidades já são sendo realizadas”, disse Thiago Pontes, professor de educação física da Escola Inês Maroja. Segundo ele, a preparação dos estudantes está sendo bem tranqüila.

Rafael Magno e Márcio Junior fazem parte da equipe de futebol de campo da escola Inês Maroja. Para eles, essa é a oportunidade de representar a escola e mostra um pouco do talento deles como jogadores de futebol. “Nossa expectativa é a de que tenhamos um bom desempenho. Nosso objetivo não é ganhar, mas nos divertir. Acima de tudo os jogos serão uma diversão”, falou Rafael Magno.

Enquanto os jogos não começam, os professores preparam os pequenos competidores com muita disciplina. E muitos deles já pensam em ganhar o troféu de campeão. “Aqui o professor ensina a gente a jogar sem chamar palavrão e sem brigar. Eu espero chegar lá, ganhar todos os jogos e ser campeão”, disse Macio Junior, um dos jogadores mais habilidosos do time.

ABERTURA 

Os Jogos Escolares iniciam nesta sexta-feira, 31, no Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), localizado na travessa Dom Romualdo de Seixas, bairro do Umarizal. As atividades iniciam a partir das 8h com uma programação que inclui o acendimento da tocha olímpica, desfiles das rainhas dos jogos e coreografia ensaiada pelos alunos da rede municipal.

Entre os dias 1º e 5 de setembro, serão realizadas as competições de futsal, vôlei, queimada, futebol de campo e atletismo. Nesse ano, a novidade é a presença dos alunos da educação infantil, que participarão pela primeira vez dos jogos.

Continue lendo
Clique para comentar

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual