Conecte-se Conosco

PREFEITURA DE BELÉM

Profissionais participam do Congresso Brasileiro de Pedagogos

Texto: Tábita Oliveira/ Agência Belém

Publicado

em

Com o tema “Os desafios dos pedagogos e educadores no novo contexto político e social”, aproximadamente 300 pedagogos vinculados à Secretaria Municipal de Educação (Semec), participaram do Congresso Brasileiro de Pedagogos e demais Educadores, na manhã desta sexta-feira, 15, no auditório do Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves (Centur). O evento é realizado pela Associação dos Pedagogos do Estado do Pará (ASSPEEPA) e segue até esta sexta, 16.

Na abertura, estudantes que fazem parte do Coral da Escola Municipal Alzira Pernambuco, no bairro do Marco, cantaram a música “Chega de Saudade”, do cantor e compositor Antônio Carlos Jobim. Em seguida, a Escola Municipal Monsenhor José Maria Azevedo, do distrito de Outeiro, apresentou o Boi Azevedo, mostrando um pouco do que é desenvolvido com as crianças do município em Arte Educação. Na plateia estavam pedagogos representantes das 197 escolas do município.

“A secretaria sempre incentiva a formação e capacitação dos pedagogos do município de forma continuada no Centro de Formação de Professores e nas escolas. E este é mais um dia para a formação de professores para contribuir no dia-a-dia dentro da rede municipal”, afirma Socorro Aquino, titular da Semec.

Programação – Durante esses dois dias de evento, o congresso ofertará a presença de palestrantes nacionais que vão discutir temas específicos como a “Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os meios digitais, na Pedagogia 2.0”; “Inclusão escolar de alunos com autismo: intervenção na sala de aula”; “Motivação e qualidade de vida do pedagogo, o diferencial que dá resultado”; “Educação contemporânea – reflexões e desafios para implementar à BNCC”; “As atribuições do profissional da pedagogia e seu código de ética”; “Conexões cerebrais e sociais que impactam a capacidade de aprendizagem”; entre outros.

Lourdes Brito, pedagoga da Escola Municipal Alzira Pernambuco afirma que há muitos desafios na educação, mas que o pedagogo é otimista e deve sempre se atualizar. “É um desafio entender essas mudanças que estão acontecendo na legislação da Base Nacional Comum Curricular para colocar em prática. E este é um momento de sentar com os colegas de profissão e os especialistas para compreender melhor essas mudanças políticas e sociais”, comenta a profissional.

“O grande desafio é despertar o interesse dos alunos para a educação na sua vida e pra isso é preciso que haja uma parceria entre a escola e os pais. Muitos pais acham que só a escola tem obrigação com a criança”, pontua o coordenador pedagógico Edivaldo Oliveira, da Escola Castanheiras, do distrito de Icoaraci.

Ainda de acordo com o coordenador, os alunos que estão começando na escola, além de não ter o costume de frequentar o espaço, por vezes vêm com outras dificuldades especiais detectadas com o tempo. “Cada dia é diferente. A escola não só transmite conhecimento, mas ela também constrói conhecimento a partir dessas situações cotidianas”, finaliza.

O evento contou, também, com a presença educadores de outros municípios do estado do Pará. 

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual