Conecte-se Conosco

CAMETÁ

Programa ensina meditação a custodiados do Centro de Recuperação de Cametá

As aulas on-line visam ajudar os internos a controlar o estresse e as reações violentas

Foto: Reprodução /Fonte: Agência Pará

Publicado

em

A I Vara Criminal de Cametá, município do Baixo Tocantins, em parceria com o Programa Arte de Viver – Respirando Liberdade, está promovendo um curso on-line de meditação para custodiados do Centro de Recuperação Regional de Cametá (CRRAM). O curso também é promovido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) em outras unidades penitenciárias do Estado. O objetivo é auxiliar os internos a gerenciar, de forma eficaz e prática, o estresse e as manifestações de violência, o que traz impactos para positivos para todos. 

Iniciado há mais de duas semanas, o curso contou com quatro dias intensivos de aulas. Depois, foi iniciada a “quarentena”, em que os internos terão aulas diárias durante 40 dias, por duas horas. As aulas são ministradas por voluntários do “Arte de Viver”, via plataforma digital, e os custodiados praticam meditação, concentração, respiração e yoga.

Superação – De acordo com a coordenadora do Programa Prison Smart da “Arte de Viver”, Luciana Amorim, esse tipo de atividade ajuda milhões de pessoas, em vários países, a superar transtornos emocionais e tendências violentas. “No sistema prisional o projeto visa ao resgate dos valores humanos nos presídios, contribuindo para a redução da violência dentro e fora deles, o que traz impactos positivos na sociedade como um todo”, reiterou a coordenadora. 

Segundo o diretor do CRRCAM, Júnior Xavier, o programa adotou critérios diferentes dos outros cursos, que selecionam os custodiados pelo bom comportamento. O “Arte de Viver” escolheu os internos com comportamentos considerados mais difíceis, com penas altas a cumprir e problemas de relacionamento. “Por incrível que pareça eles já estão com uma mudança muito visível. A gente já percebe o bom comportamento e o posicionamento deles nas nossas movimentações diárias e procedimentos da Seap”, afirmou o diretor.

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/aprovincia/public_html/wp-includes/functions.php on line 4556