Conecte-se Conosco

PREFEITURA DE BELÉM

Projeto “Belém em Canto e Luz” anima as noites de dezembro na Fumbel

Publicado

em

Para entrar no clima de Natal a Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), preparou o evento “Belém em Canto e Luz”, que teve início nesta sexta-feira, 6, às 19h, no espaço Arena Cultural, na sede da Fundação. O espaço, além de trazer apresentações culturais, conta com uma feirinha de artigos natalinos e praça de alimentação. Toda a programação é gratuita.

A Arena Cultural, recém-reformada, recebeu diversas atrações na primeira noite. Espetáculos musicais e teatrais, apresentados por artistas incentivados pelo edital 004/2018 da Fumbel e convidados, chamaram a atenção do público presente. O projeto Encantados abriu o evento e trouxe suspense para o local contando histórias que fazem parte do folclore do estado, como a lenda da Matinta Perera.

O professor e coordenador do projeto desenvolvido no bairro do Guamá, diz que as atividades incentivam e aproximam os alunos das lendas amazônicas. “A ideia do Encantados é trabalhar com o estudo, produção de textos, personagens e jogos educativos sobre o tema. O projeto, além de ocupar os alunos com atividades, amplia a cultura geral deles”, afirmou o coordenador.

A Arena Cultural é um espaço pensado para a promoção e valorização da cultura de Belém, para que esta seja inclusiva e cada vez mais difundida. O presidente da Fumbel, Fábio Atanásio, afirma que eventos como esse serão frequentes. “É muito gratificante que tenhamos conseguido devolver à cidade esse espaço que estava inativo. Ele é destinado às pessoas que gostam de fazer cultura nessa cidade, para que tenham a oportunidade de mostrar os seus fazeres, as suas artes”, disse.

A espectadora Ocilene Almeida, de 54 anos, estava assistindo aos espetáculos junto com a filha Barbara Almeida, de 16 anos. As duas estavam encantadas com o Coro Metropolitano de Belém (Combel) e o Coral da Guarda de Nazaré, que animaram a noite com músicas natalinas. “Eu estou amando. Digo para a minha filha que nessa época do ano colocaria um coral na porta da minha casa”, falou Ocilene.

Para garantir a segurança do público e artistas um efetivo da Guarda Municipal de Belém faz rondas no local e arredores.

Serviço:   A programação do Belém em Canto e Luz continua durante os finais de semana de dezembro, a partir desta sexta, sábado e domingo (6, 7 e 8).  As atrações dos dias 13, 14, 15, 20, 21 e 22 ainda não foram definidas. A Arena Cultural fica na sede da Fumbel, localizada na Av.Governador José Malcher, 295.

Programação deste fim de semana:

Sábado, 07/12, às 19 horas:

Apresentação de cordão de pássaros (projeto Cordão de Pássaro Tangará)

Nicolau Amador (projeto Outros Nativos)

Coral AABB/FENAB – Júlia Mousinho

Coral Pietá

Domingo, 08/12, às 19 horas:

Teatro de bonecos (projeto Bem-Aventurados)

Apresentação de danças regionais (projeto Museu Folclórico da Amazônia)

Coral de Cristais do Bolonha.

Continue lendo
Clique para comentar

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual