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Recursos de convênio serão utilizados para diversas melhorias na capital

Foto: Reprodução /Fonte: Agência Belém

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A assinatura do contrato do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) entre a Prefeitura de Belém e Caixa Econômica Federal, deve garantir a implantação de expressivos investimentos nas áreas mais necessitadas de Belém. Na área do saneamento, por exemplo, os recursos serão investidos na revitalização asfáltica e drenagem de várias ruas da cidade. A prioridade são as vias principais e corredores de transporte coletivo de todos os bairros de Belém e seus distritos (Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci).

De acordo com o secretário de saneamento, Claudio Mercês, serão aproximadamente 90 km de vias asfaltadas e sinalizadas, bem como minimizar os pontos de alagamentos, que também serão beneficiados. “Estamos em fase de elaboração do termo de referência para a abertura do processo licitatório, previsto para a primeira quinzena do mês de agosto. Já a execução das obras, previstas para 12 meses, serão iniciadas na 2° quinzena do mês de agosto”, detalhou.

Para a realização das obras, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) programou um cronograma de serviços. “A intenção é de iniciar as obras com 12 frentes de trabalho pelas vias que fazem a ligação transversal da cidade, onde estão incluídas a Almirante Barroso, Senador Lemos, Pedro Álvares Cabral, Governador José Malcher, Cipriano Santos, Conselheiro Furtado, Fernando Guilhon, Vileta, além das principais vias dos conjuntos habitacionais da cidade”, revelou o titular da Sesan. “Organizamos todo um cronograma de ações para melhor atender a população com obras de saneamento e infraestrutura, no entanto, esse atendimento pode ser alterado, dependendo do avanço do trabalho ou também da necessidade de mudanças nas vias contempladas neste primeiro momento”, completou.

A prefeitura também irá investir aproximadamente R$ 61.600.000,00 em obras de reformas e requalificação de logradouros públicos, praças e calçadas, além da reforma simplificada do Ver-o-Peso, reforma geral do mercado de Mosqueiro e dos trapiches de Cotijuba e da Brasília e iniciar o trabalho de restauração em alguns prédios tombados pelo patrimônio histórico da capital.

Estas obras serão de responsabilidade da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), que já fez o levantamento das áreas a receberem os benefícios, contemplando todos os bairros e distritos de Belém.  “São obras focadas na zeladoria da cidade e que atendem as necessidades dos nossos munícipes, proporcionando melhor qualidade de vida. Para muitos locais já existem projetos concluídos e que agora seguirão para licitação e posterior execução, o que agilizam os trâmites e nos permitem já iniciar estas obras no segundo semestre”, explica a titular da Seurb, Annete Klautau.

Para a feira do Ver-o-Peso, a expectativa é grande. O investimento será de R$7 milhões e contemplará a troca das lonas da cobertura, recuperação de trechos dos diversos tipos de piso e substituição das instalações elétricas, atendendo parcialmente as necessidades daquele espaço.

Vale lembrar que desde 2014, a Prefeitura tenta a reforma total do espaço e aguarda até o momento a autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para a reforma completa. “Já estamos fazendo as modificações solicitadas pelo IPHAN na última nota técnica emitida. O processo para a grande reforma continua correndo. Mas o que vamos fazer no Ver-o-Peso de imediato já trará para feirantes e visitantes um local salubre, com conforto e melhor higiene”, esclarece Annete.

 

*Texto com colaboração de Noely Lima

Texto: Paula Barbosa

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Empresas oferecem vagas de trainee para todo o Brasil

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Lojas Americanas abrem oportunidades de trainee Foto: Reprodução

O início do ano é uma ótima oportunidade para quem está em busca de oportunidades de trainee. Quatro empresas estão com vagas abertas em todo o território nacional e são voltadas para vários cursos de graduação.

Uma dessas empresas é a DHL, que é líder mundial em logística, armazenagem e distribuição. O processo está aberto até o dia 24 de janeiro no site oficial e é para estudantes de todos os cursos de graduação com formação entre dezembro de 2015 e dezembro de 2019. O objetivo é formar gestores de operações logísticas para ocupar posições de liderança no país.

Atuante no setor de geração de energia, o processo seletivo de trainee da Eneva é voltado para estudantes de Engenharia Cartográfica, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Automação, Engenharias Elétrica, Engenharia de Energia, Geofísica, Engenharia de Petróleo e Gás e Geologia. Os interessados devem ter se formado entre dezembro de 2017 e dezembro de 2019. As inscrições devem ser feitas pela internet e também vão até o dia 24 de janeiro.

Já as Lojas Americanas estão com inscrições online até o dia 2 de fevereiro para alunos com formação entre janeiro de 2016 e março de 2020. Os trainees passarão por um intenso período de aprendizado a fim de se tornar gerente dentro do grupo de lojas da empresa.

Quem também está com oportunidades abertas é a CGG, que é líder mundial em Geociência. Pelo site 99jobs.com é possível realizar a inscrição e as vagas são apenas para o Rio de Janeiro. O processo é para estudantes com Mestrado, Doutorado ou Pós-Doutorado nas áreas de Engenharia, Física, Geofísica, Matemática e outras disciplinas analíticas. Durante seis meses, os trainees poderão participar de treinamentos nos centros de processamento da CGG em Houston, no Texas (EUA).

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Negociações são retomadas na França após mais de um mês de greve

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governo francês recebe representantes dos sindicatos, nesta terça-feira (7/1), para uma nova rodada de negociações sobre uma polêmica reforma do sistema previdenciário que levou a uma das mais longas greves dos transporte em décadas na França.


Encarregado das negociações, o primeiro-ministro Edouard Philippe disse nesta terça estar “aberto a discutir várias questões”. Reiterou, porém, que não vai retirar o texto, como exigem vários sindicatos.


“Para chegar a um compromisso, todos precisam ceder um pouco”, disse Philippe à rádio RTL, quando a greve, que causou caos nos transportes, principalmente em Paris, entrou em seu segundo mês.


A reforma, uma das promessas mais ambiciosas do programa do presidente Emmanuel Macron, visa a eliminar os 42 regimes de aposentadoria existentes atualmente na França e substituí-lo por um universal, por pontos.


Também prevê atrasar em dois anos, de 62 para 64, a idade para poder se aposentar com pensão integral.

“Em todos os países da Europa, as pessoas trabalham um pouco mais, é a realidade demográfica”, afirmou Philippe.
Emmanuel Macron fez da reforma do sistema previdenciário um ponto-chave de sua campanha eleitoral de 2017, afirmando que um sistema universal baseado em pontos seria mais justo.
Nas últimas semanas, contudo, o governo já fez uma série de concessões para policiais e militares, bem como pilotos e controladores de tráfego aéreo, permitindo que continuem se aposentando mais cedo, ou mantendo seus benefícios separadamente por vários anos.

Desgaste? 

O sindicato moderado CFDT, com o qual o governo espera chegar a um acordo, resistiu à proposta do governo de estender a idade em que os franceses poderão se aposentar com pensão integral, pois a consideram “injusta” para aqueles que começaram a trabalhar muito cedo.
“A idade de ‘equilíbrio’ deve ser retirada do projeto de lei”, disse Laurent Berger, líder do CFDT.
Philippe apontou que, se os sindicatos encontrarem uma maneira melhor de reduzir o déficit do sistema previdenciário, “eu aceitarei”.

Já o sindicato de linha dura CGT, o mais poderoso na companhia ferroviária SNCF, continua a insistir em que o governo descarte a reforma por completo.
Enquanto o impasse continua, o apoio público à greve, que permaneceu alto durante o primeiro mês, começa a  arrefecer.
Uma pesquisa realizada pela empresa Harris Interactive na segunda-feira (6) mostrou que 60% dos franceses continuam apoiando a greve, o que significa uma queda de 9 pontos desde o início.
Os sindicatos CGT e FO convocaram um novo dia de paralisação nacional contra a reforma para esta quinta-feira (9).
No primeiro dia de mobilização no início de dezembro, mais de 800.000 pessoas foram às ruas em toda França para expressar sua rejeição ao texto.
Na linha de frente contra a reforma, a SNCF e a empresa de transporte público da região de Paris, a RATP, completam nesta terça 34 dias em greve.
Essa parada nos transportes já é a mais longa da história do país, superando a mobilização de 1986-1987, quando os trabalhadores da SNCF permaneceram em greve por 28 dias consecutivos.
A operadora informou que perdeu mais de 600 milhões de euros (US$ 670 milhões) em vendas de bilhetes desde a deflagração da greve, em 5 de dezembro.

De acordo com a Câmara de Comércio e Artesanato de Paris, as vendas no varejo na capital caíram entre 30% e 40%.

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Município de Ananindeua completa 76 anos de fundação com show da cantora Joelma

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Fonte: G1 Foto: Reprodução

A programação começou as 8h com missa na Igreja Matriz e encerra com a apresentação da aparelhagem Super Pop Live.

O município de Ananindeua, na região metropolitana de Belém, comemora nesta sexta-feira (3), 76 anos de fundação. Dentro da programação de aniversário shows gratuitos serão realizados em um palco montado na Arterial 18.

A programação iniciou as 8h com missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Graças, na rodovia BR-316. As 16h é inaugurada uma escola no bairro de Águas Brancas; em seguida uma rua nova será aberta no mesmo bairro. A partir das 21h tem show da cantora Joelma e apresentação da aparelhagem Super Pop Live.

Histórico

O nome Ananindeua é de origem tupi e deve-se à grande quantidade de árvore chamada Anani, que produz a resina de cerol utilizada para lacrar as fendas das embarcações. A cidade é originária de ribeirinhos e começou a ser povoada a partir da antiga Estrada de Ferro de Bragança. Originalmente considerada “cidade dormitório”, apresentou um considerável desenvolvimento nos últimos anos, decorrente da falta de espaço para a construção de novas moradias em Belém.

Teve seu maior crescimento populacional a partir da construção da BR-010 (Belém-Brasília) na década de 1960, na qual as indústrias localizadas em Belém começaram a se estabelecer ao longo desta rodovia.Na década de 1970, inicia a construção do primeiro conjunto habitacional Cidade Nova, programa de habitação de âmbito Federal, sob responsabilidade da Companhia Habitação do Estado do Pará (COHAB), foi uma espécie de ordenamento da periferia. A área foi adquirido aos poucos, pertencia em sua maioria a japoneses e nordestinos, que possuíam hortas e granjas, a COHAB comprou os terrenos e foram inauguradas as Cidades Novas I a IX.

Depois foi inaugurado o conjunto Guajará, em seguida seria inaugurado o conjunto PAAR (Pará, Amazonas, Acre e Rondônia); no entanto, em sua fase final foi invadido por populosos e por um breve período da história do município foi considerado como a maior invasão da América Latina, hoje ele é considerado um conjunto habitacional.

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