Conecte-se Conosco

EDUCAÇÃO

Redações para Olimpíada de Língua Portuguesa já podem ser enviadas

Foto: Reprodução /Fonte: Agência Brasil

Publicado

em

Os diretores de escolas públicas já podem enviar os melhores textos e documentários produzidos por estudantes para a 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP).

O tema da competição, que recebeu mais de 170 mil inscrições, é “O Lugar onde vivo”. Os textos nas categorias poema, memórias, documentário, crônica e artigo de opinião podem ser remetidos até o dia 19 de agosto.

O envio do material pelos diretores deve ser feito pelo site do programa Escrevendo o Futuro .

Participam da edição deste ano mais de 42 mil escolas, com alunos do 5º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio, de 4.900 municípios.

As melhores produções selecionadas por estado participarão dos cinco encontros regionais, um para cada categoria, que vão ser realizados em São Paulo.

A Olimpíada é promovida pelo Itaú Social e o Ministério da Educação para ajudar professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita.

EDUCAÇÃO

Sisu oferta 237.128 vagas, em 128 instituições públicas de ensino superior

Publicado

em

Fonte: Com informações de Agência Brasil Foto: Reprodução

Após detectar falhas nas notas do Enem, MEC estende prazo para inscrições no Sisu. A inscrição é online e agora vai de de terça-feira, 21, a domingo, 26.

Após os erros com as notas dos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, o Ministério da Educação estendeu por mais dois dias o prazo para as inscrições ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições para o Sisu vão de hoje, 21 de janeiro, até o próximo domingo, 26 de janeiro.

Em 2020, o programa oferece 237.128 vagas, distribuídas pelas 128 instituições públicas de todo o Brasil. O requisito básico para participação no Sisu 2020 é ter realizado o Enem 2019 e não ter zerado a redação.

No ato da inscrição, o candidato deve inserir o número de inscrição do Enem e a senha cadastrada. A inscrição é online e deve ser feita na página do Sisu.

Cronograma

Conforme o calendário atual, as inscrições devem ser realizadas entre os dias 21 e 26 de janeiro. Já o resultado será divulgado uma semana depois, no dia 28 de janeiro, ambos no site do Sisu.

Os aprovados devem realizar a matrícula na instituição em que foram aprovados, entre 29 de janeiro e 4 de fevereiro.

Além disso, os que não foram selecionados ainda podem inserir o nome na lista de espera, dos dias 29 de janeiro a 4 de fevereiro.

Mas, nesse caso, eles serão convocados pelas instituição almejada, entre 7 de fevereiro e 30 de abril.

Média da nota

No momento da inscrição é permitido optar por até duas opções de curso. Entretanto, alguns cursos possuem restrições.

A forma em que o Sisu será utilizado é de autonomia de cada instituição. Desse modo, determinado curso pode solicitar uma média ou uma nota mínima na prova. Assim, mesmo que com uma nota considerada boa, alguns candidatos podem não conseguir adentrar a alguns cursos e universidades.

Outra forma de classificação é com a atribuição de pesos distintos para as provas. Com isso, o cálculo da nota do aluno vai depender do curso em que está concorrendo.

Na ocasião, as instituições divulgam em seus sites o edital com as regras do programa.

Nota de corte

Ao longo do período de inscrição, uma vez ao dia, o MEC disponibiliza na página do Sisu as notas de corte.

Considerada a menor nota para o candidato concorrer a uma vaga, em determinado curso e instituição, a nota de corte é calculada conforme o número de vagas, a quantidade de inscritos e a nota deles.

Sendo assim, a nota de corte é uma base para o monitoramento da inscrição. Porém, não é pelo fato de possuir a nota de corte que será garantida a seleção.

Até o final das inscrições é possível modificar as opções de curso. Contudo, o Sisu considera apenas a última opção selecionada pelo estudante.

Continue lendo

EDUCAÇÃO

Começou hoje o ano letivo nas Escolas Municipais

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: Agência Belém

Mais de 70 mil estudantes da educação infantil e ensino fundamental da rede municipal de ensino voltam às aulas nesta terça-feira, 21, e a Secretaria Municipal de Educação (Semec) preparou uma acolhida especial para apresentar o tema que vai acompanhar a programação em todas, este ano “Da Escola que Temos à Escola que Queremos: Vivências e Perspectivas da Rede Municipal de Educação de Belém”.

As boas vindas terão uma programação lúdica recreativa, buscando a socialização com jogos, palestras, contação de histórias e exibição de filmes. Durante as atividades, serão apresentados o cronograma escolar e as normas da escola. A intenção é promover a socialização entre alunos, escola e família, bem como mostrar que a escola é um lugar atrativo para aquisição de conhecimento e construção de aprendizado.

Programação – Cada escola terá sua programação própria, que vai envolver ações com música, arte, pintura, dobradura, pula-pula, etc. Para 50% desses alunos a escola é um ambiente desconhecido, e esse é um momento especial em que eles precisam sentir-se bem acolhidos, cuidados e reconhecer o espaço. A proposta é tornar as famílias participantes desse primeiro momento, o que  dará confiança e mostrará segurança para ambos, aluno e responsável. As atividades devem mostrar ao público de casa, – alunos antigos – e os recém-chegados que, onde se brinca, há também aprendizado.

Na escola Manuela Freitas, em São Brás, preparou o “Circuito Cultural e Artístico” para os mais de 1.000 alunos. As atividades vão ser realizadas, simultaneamente, e dentro da programação estão dança circular, pintura no rosto, arte e pintura coletiva, jogos de tabuleiro, contação de história, palestra “A Boa Convivência na Escola”, sessão de vídeo “Normas de Cortesias” e curta-metragem “Cuide-se”, nos turnos de manhã e à tarde.

Sismube – O Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismube), tomando como base o tema anual, vai promover ações de promoção da leitura e de caráter literário artístico a partir do subtema “Da Biblioteca que temos à Biblioteca que Queremos: Desafios e Perspectivas do Trabalho com a Leitura”. E o projeto Baú das Histórias terá o subtema “Práticas Leitoras na Perspectiva Inclusiva”.

Os eixos temáticos são: Tradição Oral, Educação Patrimonial, Produção Artística, Cultura Ambiental e Cultura da Paz, que fazem reflexões a valores relacionados à vida, generosidade, solidariedade, tolerância, diversidade e ao diálogo como estratégia para a resolução de problemas relacionais e o limite para um comportamento inadequado e abusivo.

Texto: Tábita Oliveira

Continue lendo

EDUCAÇÃO

Órgão do Ministério Público pede ao MEC suspensão de inscrições no Sisu

Publicado

em

Correção das notas do Enem traz alívio a milhares de estudantes Fonte: G1 Foto: Reproducao

Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão defende a suspensão até a correção de falhas no Enem. Inscrições no Sisu começam nesta terça-feira (21) e vão até domingo (26).

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PDFC), que faz parte do Ministério Público, pediu nesta segunda-feira (20), ao Ministério da Educação, a suspensão da abertura das inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até que sejam corrigidas as falhas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019.

No documento, dirigido ao ministro Abraham Weintraub, a procuradora Deborah Duprat diz que “as inconsistências na correção podem prejudicar milhares de estudantes que participarão do Sisu”.

Segundo a assessoria do Ministério Público Federal, a PDFC também pediu ao Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) que informe, em até 24 horas, as circunstâncias que criaram os problemas na correção das provas do Enem.

Procurado, o Ministério da Educação informou que já recebeu o pedido e ainda não se manifestou sobre o assunto.

Correção das notas do Enem traz alívio a milhares de estudantes

Inscrições prorrogadas

As inscrições para o primeiro semestre de 2020 do Sisu começam nesta terça-feira (21). Inicialmente, o prazo se encerraria na próxima sexta-feira (24), mas o Ministério da Educação e o Inep informaram que as inscrições foram prorrogadas até às 23:59 de domingo (26).

O sistema permite que candidatos que fizeram o exame disputem uma vaga nas universidades públicas participantes. São 237.128 vagas em 128 instituições de todo o país. A inscrição é feita pela internet com a nota do Enem.

Continue lendo

Facebook

Propaganda

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Corpes Digital