Conecte-se Conosco

Entretenimento

Rua para Todos garante esporte e lazer em Belém

Publicado

em

Por Victor Miranda/Comus

O projeto “Rua de Todos”, da Prefeitura de Belém, levou famílias e praticantes de atividades físicas à avenida Visconde de Souza Franco, a Doca, na manhã deste domingo (19). Com a pista central fechada para carros do perímetro da avenida Marechal Hermes até a rua Boaventura da Silva, das 7h às 19h, a prática de atividades físicas e o lazer foram liberados.

O “Rua de Todos” é um projeto planejado desde o ano passado pela Prefeitura, explica o titular da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), Wilson Neto: “O projeto está sendo desenhado desde o ano passado, sendo um trabalho integrado entre todas as secretarias municipais para oferecer para as pessoas o espaço de forma compartilhada”.

Segundo o secretario, o projeto tem como objetivo fazer com que a população utilize a rua como opção de lazer e de forma ordenada. “O ‘Rua de Todos’ continua nos próximos domingos. É importante que a população prestigie e ocupe a rua como espaço de lazer”, disse.

O taxista Antônio Carlos Carvalho resolveu conferir e aprovou o resultado. “Achei ótima a iniciativa. Belém precisa de mais áreas assim. Temos o Parque do Utinga e o Portal da Amazônia, mas às vezes a distância atrapalha”, afirmou o taxista, que comparou o projeto com um semelhante da cidade de São Paulo, onde a avenida Paulista é fechada para o lazer. “Até comentei com a minha esposa que seria igual ao da avenida Paulista, e está sendo. Tenho uma filha que mora em São Paulo e já frequentei a Paulista aos domingos, então achei muito bom para Belém essa iniciativa”.

A diversão era para todos: patinar, usar skate, bicicleta e triciclo eram algumas das opções, mas teve quem só queria caminhar. Foi o caso do médico Alexandre Rosa, que aproveitou o domingo para passear com família pela pista central da Doca. “Eu achei a ideia sensacional e com a quantidade de crianças com velocípedes e bicicletas aqui, faz todo sentido trazer a família”, comentou.

E quem não levou o próprio equipamento pôde alugar bicicletas, patinetes, patins e skates com comerciantes cadastrados pela Secretaria Municipal de Economia (Secon). A empresária Bianca Azevedo, que estava com um trailer alugando patinetes e patins, vê com bons olhos a iniciativa da Prefeitura de Belém. “É bem interessante para a gente esse projeto. É mais uma porta aberta para o comércio”, disse.

O projeto “Ponto de Apoio”, que oferece passeios gratuitos em bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência e idosos, e a rede Bike Anjo, que incentiva o uso da bicicleta e promove encontros para ensinar a pedalar, participaram do “Rua de Todos”.

A aposentada Delfina Henriques, de 83 anos, adorou passear de bicicleta depois de tantos anos. “Fico muito dentro de casa, quase não saio, então passear de bicicleta foi uma maravilha. Adorei. Tem que ter sempre esse espaço aqui de lazer para isso”, afirmou.

A professora Nazaré Moreira aproveitou a ajuda do Bike Anjo e o local adequado para a prática de atividade física e venceu o desafio de aprender a andar de bicicleta. “Estou saindo pedalando, graças ao Bike Anjo e ao espaço, que dá essa oportunidade e condição dessa prática”, festejou.

Durante todo o dia, servidores de várias secretarias municipais trabalharam no local e nas proximidades. Equipes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) organizaram o trânsito no entorno, a Guarda Municipal garantiu a segurança, equipes da Secon e da Ordem Pública ordenaram e fiscalizaram o comércio, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) montou um posto de atendimento para medir a pressão arterial e a glicemia dos praticantes de atividade física, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) instalou 94 novas lixeiras em toda extensão da Doca e espalhou agentes de limpeza de vias públicas durante todo a programação.

No período da tarde a programação do “Rua de Todos” segue com uma exposição da Associação de Automóveis Antigos do Pará (Asaap), que levará 100 veículos das décadas de 60, 70, 80 e 90 para a Doca, um espaço com brinquedos voltado para crianças, além de food trucks com vendas de lanches.

 

Continue lendo
Clique para comentar

Entretenimento

Show de Talentos Solidario no Teatro Maria Silvia Nunes

Publicado

em

No próximo dia,  a partir das 20h, será realizado o Show de Talentos Solidario no Teatro Maria Silvia Nunes, na Estação das Docas, com  abertura por Lucinha Bastos, produção musical de Mocotó Elétrico e muitos talentos.

Adquira seu ingresso e entre nessa corrente do bem e de solidariedade. Ajude a concluir a construção da “Maloca Milagre de Deus” em Anajás,  no Marajó,  que atende crianças carentes daquela região com aulas de música, disponibilizando professores e instrumentos musicais para aulas práticas, retirando essas crianças das ruas e das drogas.

Faça você também parte dessa transformação!! #amigassolidarias #IIIshowdetalentos #solidariedadefazbem #solidariedadefazadiferença

Continue lendo

Entretenimento

Prefeitura de Belém determina ponto facultativo na sexta-feira, 16

Publicado

em

PSM da 14, só plantão médico na urgência e emergência

Devido ao feriado da Proclamação da República, no dia 15 de novembro, a Prefeitura de Belém instituiu ponto facultativo na próxima sexta-feira (16). A determinação será aplicada às secretarias, coordenadorias e repartições públicas, com exceção dos serviços considerados essenciais para a população, que funcionarão em regime de plantão.

Funcionarão em regime de escala de plantão o serviço de fiscalização do Departamento de Feiras, Mercados e Portos da Secretaria Municipal de Economia (Secon). O mesmo vale para as unidades de urgência e emergência da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Central de Leitos, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Hospital Geral de Mosqueiro, Central de Ambulância 192, Hospitais do Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti e Humberto Maradei Pereira, unidades que mantém  atendimento de urgência e emergência do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Belém (Iasb); cemitérios; Departamento de Resíduos Sólidos (Dres) da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan); setores operacionais da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob); serviços de proteção social especial de média e alta complexidade, rede de abrigos e casa de passagem do serviço de acolhida em abrigo para crianças e adolescentes, do serviço de acolhida em abrigo para mulheres vítimas de violência, do  serviço de acolhida em abrigo para adultos e para famílias em situação de rua, setor de calamidade e emergência (Sicape), Centro Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), unidades de plantão da Fundação Papa João XXII (Funpapa); Conselhos Tutelares; serviços essenciais da Guarda Municipal de Belém (GMB); e todo pessoal que trabalha sob regime de escala de serviços.

Continue lendo

Entretenimento

Servidor público estadual é homenageado na 11ª edição do Prêmio Servidor Nota 10

Publicado

em

A servidora pública estadual Terezinha Medeiros, 61 anos, que trabalha há 33 na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará foi a sorteada entre 53 servidores para receber o Prêmio de Servidor Nota 10 de 2018. Ela representa os 107 mil servidores que fazem parte do quadro do Governo do Pará. A premiação aconteceu durante cerimônia realizada na noite desta terça-feira (6), no Teatro Margarida Schivasappa (Centur). Esta foi a 11ª edição do Prêmio Servidor Nota 10.

O evento presta uma homenagem ao funcionalismo público, premiando os servidores que mais se destacaram pelo trabalho desempenhado nos órgãos da administração direta e indireta do Estado, e é realizado pela Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) e Secretaria de Estado de Administração (Sead).

Para a grande vencedora, foi uma honra receber a homenagem em nome de tantos que trabalham com amor e dedicação durante todos os dias do ano. “O servidor que trabalha com amor sempre vai ter Deus no coração durante sua jornada de trabalho para assim ajudar a construir um Pará melhor ”, comentou.

Para o diretor-geral da EGPA, Danilo Alho, o Prêmio Servidor Nota 10 é uma forma de homenagear o serviço público de qualidade e os servidores que, por meritocracia, têm se destacado. “É uma forma de acabar com o estigma de que o serviço público não tem qualidade”, destacou.

Na solenidade, 53 eleitos de cada órgão/entidade receberam R$ 500, por cheque simbólico e participaram de um sorteio que definiu, na hora, quem é o “Servidor Nota 10 do Estado”, que foi premiado com R$ 5 mil.

Para disputar o prêmio, os servidores se inscreveram espontaneamente ou foram indicados pelo órgão/entidade de origem no decorrer do ano. O reconhecimento é aberto a servidores públicos efetivos, estatutários não estáveis e os empregados da Administração Pública do Estado do Pará.

Em cada órgão, entidade ou unidade regional do Executivo, é criada uma Comissão Interna de Avaliação, responsável por observar e pontuar o desempenho das funções, elegendo, por merecimento, os melhores. A avaliação considera toda a vida funcional do servidor. A premiação contou com a presença da secretária de estado de Administração Alice Viana e finalizou com um coquetel após a premiação.

Continue lendo

Facebook

Propaganda

Destaques