Conecte-se Conosco

Entretenimento

Rua para Todos garante esporte e lazer em Belém

Publicado

em

Spread the love

Por Victor Miranda/Comus

O projeto “Rua de Todos”, da Prefeitura de Belém, levou famílias e praticantes de atividades físicas à avenida Visconde de Souza Franco, a Doca, na manhã deste domingo (19). Com a pista central fechada para carros do perímetro da avenida Marechal Hermes até a rua Boaventura da Silva, das 7h às 19h, a prática de atividades físicas e o lazer foram liberados.

O “Rua de Todos” é um projeto planejado desde o ano passado pela Prefeitura, explica o titular da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), Wilson Neto: “O projeto está sendo desenhado desde o ano passado, sendo um trabalho integrado entre todas as secretarias municipais para oferecer para as pessoas o espaço de forma compartilhada”.

Segundo o secretario, o projeto tem como objetivo fazer com que a população utilize a rua como opção de lazer e de forma ordenada. “O ‘Rua de Todos’ continua nos próximos domingos. É importante que a população prestigie e ocupe a rua como espaço de lazer”, disse.

O taxista Antônio Carlos Carvalho resolveu conferir e aprovou o resultado. “Achei ótima a iniciativa. Belém precisa de mais áreas assim. Temos o Parque do Utinga e o Portal da Amazônia, mas às vezes a distância atrapalha”, afirmou o taxista, que comparou o projeto com um semelhante da cidade de São Paulo, onde a avenida Paulista é fechada para o lazer. “Até comentei com a minha esposa que seria igual ao da avenida Paulista, e está sendo. Tenho uma filha que mora em São Paulo e já frequentei a Paulista aos domingos, então achei muito bom para Belém essa iniciativa”.

A diversão era para todos: patinar, usar skate, bicicleta e triciclo eram algumas das opções, mas teve quem só queria caminhar. Foi o caso do médico Alexandre Rosa, que aproveitou o domingo para passear com família pela pista central da Doca. “Eu achei a ideia sensacional e com a quantidade de crianças com velocípedes e bicicletas aqui, faz todo sentido trazer a família”, comentou.

E quem não levou o próprio equipamento pôde alugar bicicletas, patinetes, patins e skates com comerciantes cadastrados pela Secretaria Municipal de Economia (Secon). A empresária Bianca Azevedo, que estava com um trailer alugando patinetes e patins, vê com bons olhos a iniciativa da Prefeitura de Belém. “É bem interessante para a gente esse projeto. É mais uma porta aberta para o comércio”, disse.

O projeto “Ponto de Apoio”, que oferece passeios gratuitos em bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência e idosos, e a rede Bike Anjo, que incentiva o uso da bicicleta e promove encontros para ensinar a pedalar, participaram do “Rua de Todos”.

A aposentada Delfina Henriques, de 83 anos, adorou passear de bicicleta depois de tantos anos. “Fico muito dentro de casa, quase não saio, então passear de bicicleta foi uma maravilha. Adorei. Tem que ter sempre esse espaço aqui de lazer para isso”, afirmou.

A professora Nazaré Moreira aproveitou a ajuda do Bike Anjo e o local adequado para a prática de atividade física e venceu o desafio de aprender a andar de bicicleta. “Estou saindo pedalando, graças ao Bike Anjo e ao espaço, que dá essa oportunidade e condição dessa prática”, festejou.

Durante todo o dia, servidores de várias secretarias municipais trabalharam no local e nas proximidades. Equipes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) organizaram o trânsito no entorno, a Guarda Municipal garantiu a segurança, equipes da Secon e da Ordem Pública ordenaram e fiscalizaram o comércio, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) montou um posto de atendimento para medir a pressão arterial e a glicemia dos praticantes de atividade física, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) instalou 94 novas lixeiras em toda extensão da Doca e espalhou agentes de limpeza de vias públicas durante todo a programação.

No período da tarde a programação do “Rua de Todos” segue com uma exposição da Associação de Automóveis Antigos do Pará (Asaap), que levará 100 veículos das décadas de 60, 70, 80 e 90 para a Doca, um espaço com brinquedos voltado para crianças, além de food trucks com vendas de lanches.

 

Continue lendo
Clique para comentar

Entretenimento

Festa da Chiquita chega hoje à 40ª edição no Bar do Parque

Publicado

em

Eloi Iglesias hoje comanda a Festa das Filhas da Chiquita que chega ao 40ª ano Foto: Oswaldo Braga
Spread the love
A Festa das Filhas  Chiquita inicia após a passagem da berlinda, que leva a imagem de Nossa Senhora de Nazaré na Avenida Presidente Vargas. Centenas de pessoas se aglomeram na Praça da República à espera da festa.

A Chiquita

A Festa das Filhas da Chiquita foi idealizada e criada pelo sociólogo carioca, Luís Bandeira, na década de 70. A partir de 1990,  passou a ser coordenada Elói Iglesias, que propôs uma mudança na dinâmica do movimento, tornando-o uma festividade voltada para o público LGBT e simpatizante.

Inicialmente, a festa era chamada de Filhas da Chiquita ou Festa da Maria Chiquita. O nome veio da famosa personagem das marchinhas de carnaval, Chiquita Bacana, “mulher existencialista que só faz o que manda o coração”.

A “Chiquita” não é reconhecida pela igreja católica como parte integrante da festividade do Círio de Nazaré, porém o IPHAN, tombou a festa como patrimônio imaterial da humanidade.

Fonte: Espaço de Comunicação e Resistência”

Continue lendo

Entretenimento

“Belém Cidade Luz” leva música à praça Batista Campos

Publicado

em

Spread the love
A programação cultural do projeto “Belém Cidade Luz da Amazônia”, se inicia nesta terça-feira (9),  e se estenderá até o dia 28, sempre a partir das 19h,  na Praça Batista Campos, no centro de Belém, A primeira noite  terá  as atrações o Coral Combel, Grupo Folclórico Frutos do Pará e Dhiana Lima e Banda.

A praça Batista Campos é o palco do evento que virou tradição na capital paraense. A programação é mais uma opção de lazer e cultura para a cidade, justamente quando Belém recebe centenas de turistas para o Círio de Nazaré.

Somente neste ano serão recebidos de forma voluntária 60 grupos, totalizando 2.350 artistas. Na organização do evento são envolvidas 75 pessoas.

Entre os parceiros de 2018 estão a Prefeitura de Belém, Cruz Vermelha, Corpo de Bombeiros, Policia Militar, Guarda Municipal, Associação dos Amigos da Praça Batista Campos,  Comando do Policiamento da Capital e DPA.

“Belém Cidade Luz da Amazônia”, de 9 a 28 de outubro, sempre a partir das 19h, e a primeira noite de espetáculos terá como  atrações o Coral Combel, Grupo Folclórico Frutos do Pará e Dhiana Lima e Banda.

Continue lendo

Entretenimento

Com reservas, Brasil vira para cima da Bélgica no Mundial de vôlei

Publicado

em

Spread the love

Após sair perdendo por 2 a 0, Brasil conseguiu a virada diante dos belgas (Foto: Divulgação/FIVB)

No último sábado, a Seleção já havia carimbado sua vaga na terceira etapa da disputa ao vencer a Eslovênia. Com o triunfo, a equipe verde e amarela já não poderia ser alcançada por nenhum rival, assegurando também a primeira colocação no grupo, que tinha Austrália, Bélgica e Eslovênia.

Nesta segunda-feira, o sorteio para a próxima fase do Mundial será realizado na Itália, às 06h00 (horário de Brasília). Com isso, os comandados de Renan Dal Zotto conhecerão seus rivais na etapa de grupos seguinte.

O jogo – O primeiro set teve o bloqueio belga como protagonista. Os europeus, superando o equilíbrio, também predominante no embate, conseguiram por meio do fundamento a vantagem inicial no embate: 25 a 22. A rodada seguinte contou com novo triunfo da Bélgica.

Com 2 a 0 adverso no marcador, o Brasil iniciou sua reação. A entrada de Douglas Souza na equipe mudou o panorama do jogo e, com nova postura, a Seleção venceu as duas parciais seguintes, pelo placar de 25 a 19 e 25 a 15, sem grandes dificuldades.

No tie-break, set de desempate, a vantagem inicial construída pela Seleção foi crucial para o restante da partida. Com o bloqueio presente e Evandro ligado, os comandados de Renan Dal Zotto não deram chance ao belgas e garantiram o triunfo de virada.

Continue lendo

Facebook

Propaganda

Destaques