Conecte-se Conosco

TECNOLOGIA

Saiba o que melhora com a implementação do 5G no Brasil

CNNBRASIL

Publicado

em

A pandemia do novo coronavírus fez com que o processo de implantação da tecnologia 5G no país ficasse para 2021. Mas você sabe o que ela traz, além de maior velocidade de navegação na internet?

Segundo Henrique Poyatto, especialista em tecnologia da FIA, disse à CNN, com a quinta geração da telefonia móvel, devemos ter um ganho grande em velocidade, pois a tecnologia tem como característica usar frequências muito elevadas. E, quanto maior a frequência utilizada, ela se propaga menos, podendo ultrapassar obstáculos, como paredes, por exemplo. 

Outra questão que o 5G promete melhorar é o sinal em lugares com muitas pessoas no mesmo espaço. Hoje, a conexão geralmente fica muito ruim porque a antena não dá conta de entregar sinal com qualidade para todos. 

A nova geração de internet, porém, deve suportar até um milhão de usuários conectados por quilômetro quadrado. É como se toda a arquibancada de um estádio de futebol pudesse registrar e postar aquele gol tão esperado ao mesmo tempo.

Ao invés das enormes antenas, o 5G vai usar fitinhas para ajudar a melhorar a intensidade do sinal, além de possibilitar a conexão entre diferentes equipamentos eletrônicos.

Mas, para chegar até aqui, foi um longo caminho.

Nos anos 80, a primeira geração possibilitou a comunicação via voz, com aqueles aparelhos enormes — os chamados “tijolões”.

A segunda geração, o 2G, permitiu também a comunicação por texto. Depois veio o 3G, que garantiu o acesso à internet. Por último, o 4G, que ampliou a velocidade de conexão e permitiu o acesso à banda larga.

A transição para a nova tecnologia não será fácil. Isso porque, dos 228,5 milhões de telefones conectados no Brasil, metade deles ainda não tem nem o 4G.

Continue lendo
Clique para comentar

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual