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SEAD inicia atualização cadastral de pensionistas especiais

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Foto: Reprodução /Fonte: Agência Pará

A Secretaria de Administração (SEAD) inicia, nesta segunda-feira (10), o recadastramento de cerca de 950 pensionistas especiais, entre civis e militares, gerenciados pela Secretaria de Estado de Administração. Eles devem realizar a atualização cadastral até o dia 09 de agosto deste ano.

A atualização foi instituída pela Portaria nº 0126, de 16 de maio de 2019, da SEAD, publicada no Diário Oficial do Estado do dia 17 de maio de 2019, com o objetivo de manter atualizada a base de dados cadastrais do Sistema de Gestão Integrada de Recursos Humanos – SIGIRH. O procedimento é obrigatório e poderá ser feito presencialmente e a distância.

O recadastramento deve ser feito pelo pensionista ou através de seu representante legal como: responsável legal pelo menor de idade; tutor; detentor de guarda; curador e procurador do pensionista especial, civil ou militar.

Para a atualização cadastral presencial, o pensionista deve agendar dia e hora de comparecimento pelos telefones 3194-1001 e 3194-1002. O atendimento é de 8h às 17 horas, de segunda a sexta-feira, na Secretaria de Estado de Administração, na Travessa do Chaco nº 2.350, bairro do Marco, em Belém. No dia marcado deve identificar-se ao atendente e apresentar os documentos originais abaixo:

– Documento de identificação oficial;
– CPF;
– Comprovante de residência, expedido nos últimos 90 (noventa) dias corridos, que pode estar em nome do pensionista, do pai, da mãe, do filho (a), do cônjuge ou companheiro (a);
– Certidão de nascimento, se solteiro, ou certidão de casamento, incluídas todas as averbações;
– Comprovante de quitação com o serviço militar aos pensionistas do sexo masculino maiores de 18 (dezoito) anos e menores de 45 (quarenta e cinco) anos;
– Foto 3X4 recente;
– Declaração/certidão de união estável, expedida em cartório de notas ou firmada pelos próprios conviventes, contendo, no mínimo, as informações dispostas no modelo disponibilizado nesta Portaria;
– Declaração de não emancipação (somente para pensionista solteiro com idade entre 16 (dezesseis) anos e 18 (dezoito) anos;
– Declaração de manutenção de sua condição de dependente; e,
– Comprovante da condição de estudante, para o pensionista militar, menor de 24 (vinte e quatro) anos, desde que não possua remuneração.

Os modelos de declarações e do termo de responsabilidade encontram-se nos anexos da portaria acima mencionada.

Para a realização da atualização cadastral à distância, o pensionista especial deve remeter, via serviço postal, com Aviso de Recebimento-AR ou por SEDEX, as cópias autenticadas dos documentos acima, além de Escritura Pública Declaratória de Vida e Residência feita e assinada por Tabelião há menos de 60 (sessenta) dias corridos, contendo os dados pessoais, telefone de contato, endereço e estado civil, assinado por 02 (duas) testemunhas. No caso de atualização cadastral realizada por representante legal, deve ser apresentado o documento legal que comprove essa condição.

No caso do pensionista especial se encontrar impossibilitado de se locomover por moléstia grave, por condição de saúde que o impossibilite de comparecer à Secretaria de Estado de Administração no período da atualização cadastral ou que não tenha nomeado procurador para tal fim, ele poderá solicitar visita técnica. O pedido deverá ser realizado por meio de agendamento específico, através dos telefones (91) 3194-1001 e 3194-1002, no horário das 8h às 17h, de segunda feira a sexta feira.

A Portaria nº 0126, de 16 de maio de 2019 está disponível no site da SEAD.

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Agentes de Saúde da Cabanagem recebem capacitação sobre Sub-registro Civil de Nascimento

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Foto: Reprodução /Fonte: Agência Pará

Com o objetivo de combater o sub-registro civil de nascimento, o Programa Territórios pela Paz (TerPaz), por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), promoveu nesta quinta-feira (27) roda de conversa e capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde do bairro da Cabanagem, em Belém.

“Os agentes comunitários de saúde estão diariamente na porta da população e conseguem identificar com facilidade o nosso público alvo, por isso, a colaboração desses gestores da saúde é de fundamental importância para que nós possamos erradicar o sub-registro civil dentro dos territórios de pacificação”, explica Regina Almeida, técnica da Diretoria de Renda, Cidadania e Combate à Pobreza da Seaster.

Desse modo, os agentes comunitários de saúde tiraram dúvidas e realizaram leitura das Leis que garantem o registro civil e a emissão da certidão de nascimento. Assim como, participaram de dinâmicas em grupo e receberam orientações de abordagem.

A inciativa faz parte das ações do projeto Meu Registro, que tem o objetivo de combater o sub-registro no estado do Pará, e assim garantir o registro civil de nascimento da população. O projeto também visa assegurar o encaminhamento das certidões de nascimento que são extraviadas.

“O clima do estado do Pará apresenta muita umidade, por esse fato, os documentos estão mais vulneráveis para a deterioração, além dos animais e insetos como traças, cupins e outros roedores. O extravio de documentos também acontece nas calamidades como incêndios, enchentes, inundações, entre outros”, comenta.

Gratuidade –  O Estado deve garantir, para todos os cidadãos, a gratuidade do primeiro registro civil, que possibilitará a emissão de outros documentos. Entretanto a gratuidade não é válida para emissão da segunda via, apenas se comprovado, casos de pessoas que estão em situação de pobreza.

“A Seaster é o órgão de governo responsável por realizar o ressarcimento aos cartórios e garantir a gratuidade da tarifa da segunda via para as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social”, pontuou.

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Bradesco é o novo agente bancário da Prefeitura de Belém

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Foto: Reprodução /Fonte: Agência Belém

Na manhã desta quinta-feira, 22, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, anunciou oficialmente, na sede do poder executivo, o banco Bradesco como o vencedor do pregão ocorrido no dia 31 de julho deste ano, que garante à instituição bancária o processo de pagamento da folha salarial de 27 mil servidores ativos e inativos do município, além de pensionistas e estagiários das administrações direta e indireta. O contrato tem a validade de cinco anos.

Todo o processo de transição bancária e a força-tarefa a ser montada pelo banco, a fim de atender ao funcionalismo municipal nas próximas semanas, foi detalhado. Os esclarecimentos foram feitos pelo prefeito, juntamente com José Capeloni Júnior e Eva Franco, respectivamente secretários municipais de Finanças (Sefin) e de Administração (Semad), além de Altair Guarda, diretor regional Norte 2; e Daniel Teixeira Lucas, gerente regional, ambos representantes do banco Bradesco.

Boulevard Shopping – Os executivos do Bradesco informaram sobre os procedimentos a serem adotados por todos os servidores, que deverão abrir uma nova conta, ainda que já a possuam. Para isso, de 9 de setembro a 3 de outubro, uma megaestrutura de atendimento será montada no estacionamento do shopping  Boulevard, com 5.500 m², onde 500 funcionários do banco vão atuar no trabalho de ativação de contas, e também orientando sobre pacote de serviços.

De 26 de agosto a 3 de outubro, o site http://prefeituradebelem.bradesco estará disponível para consulta do local e data de atendimento. O Bradesco fará a convocação dos servidores por ordem alfabética, e, em breve, o banco irá informar o horário especial de atendimento no estacionamento do shopping.

“Estamos aqui para informar, de maneira transparente, o processo de contratação do banco e, ao mesmo tempo, esclarecer todos os procedimentos sobre transição bancária, a fim de atender, da melhor forma, nosso funcionalismo e oferecer um atendimento de qualidade”, destacou Zenaldo Coutinho.

Durante o ato, o prefeito Zenaldo Coutinho relacionou a contratação do banco com o lançamento do Programa de Educação Financeira, ocorrido no dia 14 deste mês. “Iniciamos um programa importante de orientação e com o nosso novo serviço bancário, vamos aproveitar para colocar em prática os ensinamentos e oferecer os benefícios devidos ao servidor”, salientou.

Interno – A gestão municipal acordou com a direção do Bradesco a abertura de atendimentos especiais para receber os ativos do funcionalismo municipal. Dessa forma, serão instalados caixas, com apoio de um gerente de relacionamento, nas sedes das Secretarias Municipais de Saneamento (Sesan), Educação (Semec), Saúde (Sesma) e do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Belém (IPMB). O prédio da Guarda Municipal de Belém (GMB) contará com um serviço de caixa eletrônico.

Expansão – A necessidade de expansão do atendimento bancário para melhor atender os servidores da Prefeitura de Belém motivou a abertura de quatro agências no Entroncamento, em Icoaraci, Mosqueiro e Outeiro. Os servidores que moram em Cotijuba contarão com o Bradesco Expresso, serviço de correspondência bancária.

Procedimentos e serviços – O cliente receberá o cartão de débito no momento da formalização da conta podendo solicitar, também, a liberação da função crédito. Aberta a conta, será emitida a senha para acesso ao Internet Banking e aos outros canais digitais do Bradesco.

Uma equipe de atendimento do banco ajudará o cliente a baixar os aplicativos e orientará sobre o uso do Bradesco Celular. O registro biométrico será necessário para utilizar as máquinas de autoatendimento. Além disso, é possível trazer para o Bradesco todos os débitos automáticos em conta.

O Bradesco disponibilizará uma central de atendimento (0800 208 0330) exclusiva para servidores do município com as principais informações. Atualmente, Belém conta com 392 pontos de atendimento do Bradesco, sendo 24 em agências e 368 pontos de atendimento.

“Vamos intensificar o relacionamento com os servidores, oferecer os melhores pacotes. A ideia é ‘encantar’ os novos clientes com os melhores produtos e serviços”, destacou Altair Guarda, diretor do Bradesco.

Altair também reforçou sobre os investimentos a serem feitos a partir de então. “Estaremos contratando cerca de 50 bancários”, disse. Além disso, o executivo garantiu não somente a grande mobilização de atendimento, como também a logística para transportar possíveis servidores que tiverem dificuldade de deslocamento até o shopping Boulevard.

Condições especiais – O Bradesco oferecerá condições especiais e diferenciadas para os servidores que mantiverem o salário e movimentação da conta no banco. Serão disponibilizadas linhas de crédito como crédito consignado, cheque especial, créditos parcelados, cartão de crédito, crédito imobiliário e financiamento de veículos com condições especiais.

Texto: Sérgio Chêne

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Feirantes do Ver-o-Peso são orientados a prevenir e combater incêndios

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Foto: Ascom CBMPA /Fonte: Agência Pará

Durante esta semana o Corpo de Bombeiros Militar promoveu uma ação educativa no Mercado do Ver-o-Peso. Feirantes e vendedores de alimentos foram orientados em como prevenir e combate incêndios domésticos. As atividades aconteceram no Mercado da Carne, área de alimentação, bares e restaurantes da redondeza.

O objetivo da campanha é alertar os feirantes e funcionários para os riscos desse tipo de acidente, que são frequentes na área. Militares orientaram os trabalhadores a como agir em uma situação de princípio de incêndio nas barracas, o manuseio dos extintores e a utilização correta da mangueira de registro, já que as últimas ocorrências dessa natureza no mercado foram por conta de problemas com o gás de cozinha.

De acordo com o capitão Anderson Braga, as campanhas contribuem para a prevenção desses tipos de problemas na feira. “É importante que as pessoas tenham uma consciência preventiva, noção de concentração, não criar pânico e saber o que fazer diante de uma situação dessa. Com estas orientações, levamos esse conhecimento ao feirante e assim evitamos acidentes e prejuízos maiores.”

Além disso, também foi repassado para o público, orientações de primeiros socorros como cortes, engasgamentos, desmaios e outros.

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