Conecte-se Conosco

Esportes

Segup monta esquema de segurança para RExPA

Publicado

em

Serão mais de 800 agentes atuando a partir das 7h da manhã de domingo, em pontos estratégicos da Região Metropolitana de Belém, como avenidas Augusto Montenegro e Almirante Barroso, BR-316, e os bairros de São Brás, Cidade Nova, Paar e Benguí.

Para garantir a segurança e a tranquilidade dos torcedores de Remo e Paysandu, que jogam pelo Campeonato Paraense de Futebol (Parazão) no próximo domingo (17), foi estabelecido um esquema de ações em reunião nesta quarta-feira (13). As estratégias foram definidas entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), órgãos da segurança estadual, municipal e Ministério Público do Estado (MPE).

O objetivo é prevenir tumulto entre torcidas, no acesso ao estádio e coibir crimes. Serão mais de 800 agentes atuando a partir das 7h da manhã de domingo, em pontos estratégicos da Região Metropolitana de Belém, como avenidas Augusto Montenegro e Almirante Barroso, BR-316, e os bairros de São Brás, Cidade Nova, Paar e Benguí.

Para esse jogo, o acesso ao estacionamento interno pelo anel viário do Estádio Olímpico do Pará – Mangueirão será limitado aos motoristas que já possuírem ticket do espaço. A intenção é evitar tráfego de veículos na área onde se acumulam muitos pedestres.

“A grande novidade para esse RExPA é que será feita uma triagem e somente poderão acessar o estacionamento interno do estádio os veículos que já possuírem o ticket, que está sendo vendidos previamente nos clubes. Isso porque muitas vezes os veículos passam pelo anel viário, não conseguem ingresso e precisam voltar, causando um grande transtorno por conta da aglomeração de torcedores nesse local. Por isso, tanto os tickets de estacionamento quanto os ingressos para o jogo só estarão disponíveis para a venda oficial nos clubes, previamente, e não no dia da partida”, explicou o secretário adjunto de operações da Segup, Luciano de Oliveira.

Durante a reunião também ficou estabelecido que, além das delegações, as torcidas organizadas serão escoltadas até o Mangueirão para evitar conflito entre os grupos. Os vendedores ambulantes terão espaço delimitado pela Secretaria de Economia do Município (Secon) e pela Ordem Pública Municipal, para não prejudicar o fluxo de carros e pessoas.

Para o promotor do MPE, Domingo Sávio Campos, o trabalho integrado é muito importante para o sucesso do evento. “O Ministério Público sempre estará presente para apoiar tudo que o estatuto do torcedor prescreve para grandes eventos esportivos, como é o caso deste. E saio daqui muito esperançoso e entusiasmado pelo que eu ouvi do novo secretário adjunto de operações, pela proposta que foi colocada. Vamos trabalhar juntos para que o torcedor paraense tenha tranquilidade”, avaliou.

Atendimento pré-hospitalar –Três ambulâncias do SAMU, sendo uma UTI móvel e duas básicas, estarão de prontidão nas Unidades Básicas de Saúde da Marambaia e Dr. Freitas para qualquer acionamento de urgência e emergência. Nas imediações do estádio, duas unidades de regate do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) darão o apoio, além de 90 agentes.

Aparato – A Polícia Militar irá contar com mais de 650 homens distribuídos nas áreas internas e externas do Mangueirão, percurso e pontos de saturação na RMB para assegurar a ordem e evitar roubos e outros delitos. Ao todo, 24 viaturas, 25 conjuntos da cavalaria e 15 motocicletas estarão empregadas para o RExPA.

A Polícia Civil terá reforço no contingente policial da Seccional da Marambaia e vai instalar uma delegacia móvel dentro do estádio para rápido atendimento em caso de ocorrências. A Delegacia de Meio Ambiente (Dema) também estará presente para coibir poluição sonora. No total, 20 policiais e quatro viaturas farão parte da operação.

Agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) estarão mobilizados na área interna de acesso ao Mangueirão para realizar o controle de fluxo de veículos, fiscalização de sons automotivos e testes de etilômetro (bafômetro).

Já a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) fará o controle do trânsito nas avenidas Augusto Montenegro e Centenário, vias de acesso à partida. Os agentes farão a programação semafórica, a chamada “Onda Verde”, das 18h às 20h, para a rápida evacuação dos veículos após o final do jogo. A Guarda Municipal de Belém (GMB) também dará apoio nas ações de segurança com 35 agentes em 13 viaturas, sendo cinco quatro rodas e oito duas rodas.

O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) estará de prontidão para atuar em caso de necessidade, com um helicóptero e quatro militares. O percurso e áreas de concentração de público, como paradas de ônibus, estarão sob monitoramento das câmeras do Centro Integrado de Operações (Ciop).

Por Laís Menezes

Continue lendo
Clique para comentar

Esportes

Re x Pa: agentes de proteção vão fiscalizar direitos das crianças no Mangueirão

Publicado

em

Agentes de segurança vão atuar no Manguiirão. Objetivo é garantir direitos das crianças e adolescentes. Objetivo é garantir direitos das crianças e adolescentes, com o objetivo de garantir direitos das crianças e adolescentes
Vinte e dois agentes de proteção da 1ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Belém, coordenada pelo juiz João Augusto de Oliveira Junior, farão fiscalização no jogo entre Remo e Paysandu, neste domingo, 17, no Mangueirão, pelo Campeonato Paraense de Futebol 2019. O objetivo é garantir e prevenir os direitos de crianças e adolescentes que irão ao evento. Os agentes serão coordenados pelos comissários da Infância e Juventude, Ruth Helena das Dores e Marcos Pessoa.
A 1ª Vara da Infância e Juventude de Belém orienta as pessoas que queiram levar crianças e adolescentes para o estádio que observem a Portaria nº 011/2008, que disciplina a entrada e permanência de crianças e adolescentes em estádios, ginásios ou campos desportivos. A portaria determina que crianças só poderão acessar o estádio para assistir ao jogo se estiverem acompanhadas dos pais ou seus responsáveis legais. O mesmo serve para adolescentes, que podem também estar na companhia de tios, avós legítimos ou de outros adultos, desde que devidamente autorizados por escrito pelos pais.
Se os agentes de proteção constatarem irregularidades, tais como crianças e adolescentes sozinhas, sem identificação, acompanhadas de pessoas que não são os responsáveis, ou até mesmo consumindo bebidas alcoólicas, as crianças e adolescentes serão encaminhados ao Conselho Tutelar para aplicação das medidas de proteção cabíveis, sem prejuízo da autuação do infrator e dos próprios pais e responsáveis.
É necessário lembrar que o porte do documento de identificação é obrigatório, tanto para adultos quanto crianças, para fins de comprovação do parentesco, como também a autorização por escrito dos pais ou responsáveis – guardião ou tutor – para adolescentes.
Cabe aos organizadores do evento impedir que os torcedores acompanhados irregularmente de crianças e adolescentes adentrem no estádio, exigindo, antes da entrada e no momento da cobrança do ingresso, a apresentação da documentação necessária. Caso não efetivem esse devido controle, poderão ser autuados por inobservância da portaria.
A fiscalização contará com o apoio da Guarda Municipal de Belém e da Polícia Militar, através do Batalhão de Polícia de Eventos (BPE) e Companhia Independente de Policiamento Assistencial (Ciepas).
Na última quinta-feira, 14, durante reunião preparatória no Batalhão de Eventos da Polícia Militar, o comissário-chefe da Infância e Juventude, Francisco França, esteve com dirigentes dos clubes do Remo, Paysandu e da Federação Paraense de Futebol, além de representantes da Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL) e órgãos de segurança pública. Durante o encontro, ele informou e tirou dúvidas acerca do trabalho que será desenvolvido pelo Comissariado e as normativas sobre o acesso de crianças e adolescentes no evento.

Continue lendo

Esportes

CBF divulga datas e horários da segunda fase da Copa do Brasil

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: Gazeta Esportiva

Após a definição dos 40 clubes classificados para a segunda fase da Copa do Brasil, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou os dias e os horários dos duelos do torneio.

Já na próxima terça-feira, o duelo entre Londrina x Paraná abrirá a segunda fase, às 19h15 (horário de Brasília), no Estádio do Café. Das equipes gigantes do futebol nacional, o Corinthians será o primeiro a entrar em campo. O Timão medirá forças com o Avenida, às 21h30 (de Brasília), na Arena, em Itaquera.

Santos será o último gigante a atuar. No dia 7 de março, o Peixe de Jorge Sampaoli receberá o América-RN. Provavelmente o duelo será no Estádio do Pacaembu, às 21h30 (horário de Brasília).

Confira os jogos da segunda fase da Copa do Brasil:

Terça-feira, 19-02

19h15 – Londrina x Paraná

Quarta-feira, 20-02

19h15 – Luverdense x Figueirense
21h30 – Corinthians x Avenida-RS
21h30 – Serra-ES x Vasco
21h30 – Santa Cruz x Náutico

Quinta-feira, 21-02

19h15 – Criciúma x Oeste
21h30 – Goiás x CRB

Terça-feira, 26-02

21h30 – Atlético-CE x Atlético-GO

Quarta-feira, 27-02

15h30 – Bragantino-PA x Aparecidense
19h15 – Foz do Iguaçu x Ceará
20h30 – URT x Vila Nova

Quinta-feira, 28-02

19h15 – Tombense x Botafogo-PB
21h30 – Juventude x América-MG

Quarta-feira, 06-03

19h15 – Santa Cruz-RN x Bahia
21h30 – Fluminense x Ypiranga-RS
21h30 – Mixto-MT x Chapecoense

Quinta-feira

19h15 – Avaí x Brasil de Pelotas
20h30 – ABC x Moto Club
21h30 – Santos x América-RN

Continue lendo

Esportes

Cuca se diz esperançoso e agradece Mancini por treinar o São Paulo

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: Gazeta Esportiva

Anunciado como novo técnico do São Paulo na última quinta-feira, Cuca está motivado para dirigir novamente o time depois de 15 anos. O treinador, que assumirá a equipe somente após o Campeonato Paulista por causa de um tratamento cardiológico, comemorou o acerto com o Tricolor.

“Estou muito feliz por voltar ao São Paulo depois de 15 anos, esperançoso de poder ajudar o clube novamente, como fiz em 2004”, disse Cuca, em entrevista ao site oficial do Tricolor.

O técnico será apresentado na tarde da próxima segunda-feira, no CT da Barra Funda. Cuca, no entanto, ainda não trabalhará no clube por restrições médicas. A tendência é que ele inicie sua segunda passagem pelo clube no dia 15 de abril.

“Minha vontade era de me apresentar agora, mas ainda não fui liberado pelo meu médico e terei de continuar com o tratamento aqui em Curitiba. Enquanto esses dois meses não chegam, estarei me preparando ainda mais para desenvolver meu trabalho”, assegurou.

Enquanto Cuca não estiver à disposição, Vagner Mancini exercerá de forma interina a função de técnico a pedido do sucessor de André Jardine. O coordenador de futebol já estará na beira do campo durante o clássico contra o Corinthians, neste domingo, em Itaquera.

“Quero agradecer ao Mancini, porque todos sabemos que ele chegou ao São Paulo para exercer outra função, de coordenador, e ele só está assumindo o time de forma interina pelo nosso bem, especialmente pelo bem do São Paulo”, declarou Cuca, que complementou.

“Eu já tinha uma admiração grande por ele, e agora essa atitude só reforça o meu apreço. Estou muito feliz por esse desfecho e desejo ao Mancini e aos atletas toda a sorte do mundo no clássico contra o Corinthians no domingo. Estarei na torcida”, prometeu.

Em sua primeira passagem pelo São Paulo, em 2004, Cuca obteve um aproveitamento de 64% dos pontos disputados, somando 30 vitórias, oito empates e 13 derrotas em 51 jogos. Seu principal feito foi levar o time às semifinais da Copa Libertadores daquele ano, além de ter ajudado na montagem do elenco que conquistou o torneio continental, o Paulistão e o Mundial de Clubes na temporada seguinte.

“Tenho um carinho muito grande pelo São Paulo, desde 2004. Agradeço a todos, e especialmente à diretoria são-paulina, pela compreensão e também pela decisão de esperar pela minha plena recuperação. Chegarei com toda a força para ajudar o clube a cumprir com todos os objetivos”, concluiu.

Continue lendo

Facebook

Propaganda

Destaques