Conecte-se Conosco

BELÉM

SeMOB recebe comissão do Sindicato dos Guardadores de Carro de Belém

Foto: Reprodução / Fonte: Agência Belém

Publicado

em

O titular da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), Gilberto Barbosa, recebeu na tarde da última segunda-feira, 13, uma comissão do Sindicato dos Guardadores de Carro de Belém. Na pauta, alguns esclarecimentos sobre demandas que foram levantadas pela categoria em manifestações realizadas nos meses de novembro e dezembro do ano passado, em Belém.

Naquelas duas oportunidades, os guardadores de carro reclamavam de uma suposta instalação de um projeto de estacionamento rotativo, popularmente conhecido como “zona azul”, sem o diálogo com a categoria que trabalha diretamente no segmento. E já no início da reunião, o superintendente da SeMOB informou que não está tramitando no órgão nenhum projeto de mobilidade que preveja estacionamento rotativo em nenhum ponto de Belém.

“Não tramita nenhum projeto desse tipo na SeMOB. O que havia, inclusive, nós mandamos arquivar, assim que assumimos, porque depois de iniciados os estudos eles apresentaram problemas técnicos de diversas ordens. E isso tudo foi informado ao Ministério Público, que é o órgão fiscalizador e que pediu informações sobre esses projetos”, detalhou Gilberto Barbosa, destacando, inclusive, que se o projeto tivesse avançado seria fundamental ouvir a categoria ainda na fase de elaboração.

“Um projeto desse tipo não envolve só sinalização, nem só são atores disso os guardadores de carro. É preciso ouvir a população, os comerciantes das áreas envolvidas, pedestres, ciclistas, condutores, tem que ouvir quem trabalha com a parte ambiental também. Se houvesse algo em andamento, seria preciso ouvir a população em uma grande audiência pública e fazer na sequência uma grande consulta pública. Sem dúvida, não faríamos um projeto sobre estacionamento rotativo sem ouvir a todos”, garantiu Gilberto Barbosa.

Ronyvaldo Souza de Andrade, presidente do Sindicato dos Guardadores de Carro de Belém, informou que as manifestações foram provocadas por essa informação equivocada que chegou à categoria.

Esclarecidos os fatos, Andrade deixou aberto um convite para que o superintendente da SeMOB participe de uma assembleia a ser convocada pelo sindicato, para levar a informação detalhada aos demais membros da categoria. E ainda avisou que vai aproveitar o canal de diálogo aberto pela Prefeitura de Belém, via SeMOB, para apresentar novas demandas dos guardadores de carro.

“O estacionamento rotativo é positivo, porque o carro parado por muito tempo em área comercial não é positivo para o comerciante, nem para o usuário que quer estacionar ali também. E é uma oportunidade dos guardadores serem transformados em microempreendedores individuais, trabalhando com a venda dos talonários. Vamos aproveitar que não há nada nesse sentido e apresentar esse projeto, e também aproveitar para levar à SeMOB outras demandas da categoria, de vias que podem ter o estacionamento público otimizado para atender a mais pessoas”, disse Ronyvaldo, que participou da reunião acompanhado por Dário Mendes Macêdo e Edivaldo dos Santos Gonzaga, membros de uma comissão formada no sindicato.

Gilberto Barbosa também aproveitou o encontro para solicitar aos representantes da categoria que façam uma campanha interna de conscientização entre os membros para que orientem os condutores a estacionar de forma correta na via, respeitando a sinalização e sem utilizar as calçadas para esse fim, não só por ser uma infração de trânsito, mas também por respeito aos demais cidadãos.

“Todo mundo tem o direito de ir e vir, e Belém está ficando uma cidade envelhecida. Então, não podemos aceitar veículos nas calçadas, atrapalhando os pedestres e dificultando ainda mais a locomoção de idosos e pessoas com deficiência. Estamos abertos a receber as sugestões da categoria dos guardadores e atender o que for possível, ou mesmo explicar tecnicamente o que não é possível atender, mas também contamos com a colaboração para que eles sempre alertem os condutores a seguirem as regras ao estacionar”, finalizou o superintendente da SeMOB.

Texto: Esperança Bessa

PREFEITURA DE BELÉM

Prefeitura anuncia serviços de pavimentação nos bairros do Guamá, Terra Firme e Condor

Publicado

em

Texto: Victor Miranda/ Agência Belém

As obras de pavimentação seguem em vias de diversos bairros de Belém com o programa de asfalto. As assinaturas das Ordens de Serviço (OS) foram direcionadas para vias nos bairros do Guamá, Terra Firme e Condor, e contou com a participação do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e dos vereadores Simone Kahwage (PRB), Fabrício Gama (PMN), Toré Lima (PRB) e Gleisson Silva (PSB), durante as assinaturas das OS.

Guamá – O bairro do Guamá receberá serviços de pavimentação asfáltica em algumas de suas vias. A primeira assinatura foi para as obras da vila Stélio Maroja, no trecho na passagem Paulo Cícero, entre a avenida José Bonifácio e travessa Castelo Branco.

“Na continuação das obras em Belém e distritos, estou assinando e entregando a Ordem de Serviço para a empresa começar esse trabalho, que foi um pedido da comunidade”, comentou Zenaldo.

Morador da área há 15 anos, o autônomo Carlos Cavalcante comemorou a chegada das obras na vila onde reside. “É motivo de muita alegria para nós, moradores. Essa obra é essencial para a nossa rua e vai trazer muitos benefícios”, comentou o morador.

Também para o bairro do Guamá, o prefeito assinou a Ordem de Serviço de obras na passagem Nova, entre as passagens Caraparu e Napoleão Laureano. Para o autônomo Domingos Lima, que acompanhou a assinatura ao lado de outros moradores daquela área, a comunidade espera ansiosa pelo serviço. “Estamos aguardando ansiosamente por essa obra, que vai ajudar e melhorar a nossa vida”, comemorou.

Passagem Marajoara – Localizada no bairro da Condor, a passagem Marajoara, entre a avenida Bernardo Sayão e a travessa Padre Eutíquio, vai receber obras de pavimentação na via. “A Ordem de Serviço já está assinada e a obra se inicia no dia 22 de janeiro”, anunciou Zenaldo Coutinho, durante a assinatura das ordens.

Um grupo de moradores da passagem Marajoara acompanhou a assinatura.  Para o engenheiro civil Rogério Palheta, morador da passagem, os serviços serão essenciais para melhorar a qualidade de vida da população que reside na área. “É um sonho que vai melhorar a nossa qualidade de vida”, celebrou.

Passagem Maria – A professora Lúcia Conceição, moradora da passagem Maria, no bairro da Terra Firme, estava feliz com a assinatura da Ordem de Serviço da obra de pavimentação, que vai levar benefícios para os moradores. “Essa obra vai valorizar, cada vez mais, as nossas casas e a rua asfaltada será mais uma opção para as nossas crianças brincarem”, comentou.

“Estou entregando a Ordem de Serviço da passagem Maria, entre as ruas Celso Malcher e Dois de Junho. São muitas obras que estamos assinando os serviços, para que possamos levar dignidade e qualidade de vida aos bairros da nossa cidade”, finalizou o prefeito.

Continue lendo

BELÉM

Festival gratuito exibe curtas francófonos em Belém

Publicado

em

Cena do curta Ralha-Criançada (Gronde marmaille), dirigido por Clémentine Carrié. — Foto: Reprodução Fonte: G1 Foto reproducao

A programação traz curtas-metragens do My French Film Festival, às terças-feiras, sempre às 18h30. Confira a programação.

Belém recebe um festival de filmes francófonos a partir da próxima terça-feira (21), em uma escola de idiomas. A programação exibe curtas-metragens, sempre às 18h30, do My French Film Festival, com entrada gratuita.

O festival chega à 10ª edição com novos filmes, novas plataformas e lançamentos em cinemas de vários países. Serão 31 filmes em seis temáticas diferentes, entre eles filmes sem falas, destinado às crianças.

Entre os 17 curtas que serão exibidos em Belém estão filmes de animação, dramas, suspenses e comédias, como “A Noite Dos Sacos Plásticos” (2018), de Gabriel Harel; “Uma irmã” (2018), de Delphine Girard; “A aventura atômica” (2019), de Loïc Barché; “Pelo menos”, de Lauriane Escaffre.

Programação

21/01, 18h30
Animação francófona
Classificação: livre e 16 anos
Categorias: My Little Zoo e Is it real?
Legendas em português

“Depois Da Chuva” (After the Rain) 2018 – Dir: coletiva
“O Sonho De Sam” (Le Rêve de Sam) 2018- Dir: Nölwenn Roberts
“O Tigre Sem Riscas” (Le Tigre sans rayures) 2018 – Dir: Raùl Robin e Morales Reyes
“Stuffed” 2018 – Dir: coletiva
“Turbopéra” 2018 – Dir: coletiva
A Noite Dos Sacos Plásticos (La Nuit des sacs plastiques) – Dir: Gabriel Harel
O Discurso Glorioso De Aceitação De Nicolas Chauvin (Le Discours d’acceptation glorieux de Nicolas Chauvin) 2018 – Dir: Benjamin Crotty

28/01, 18h30
Obras de arte em realidade virtual
Classificação: 16 anos
Categoria: New Horizons
Legendas em francês

Un bar aux Folies Bergère VR (A Bar at the Folies-Bergère VR) 2018 – Dir: Gabrielle Lissot
L’Île des morts VR (Isle of the Dead VR ) 2018 – Dir: Benjamin Nuel
Le Cri VR (The Scream VR) 2019 – Dir: Sandra Paugam e Charles Ayats

04/02, 18h30
Sobre mulheres / histórias do front
Classificação: 16 anos
Categoria: All about woman e On the frontline
Legendas em português

Pleno Oeste (Plein Ouest) 2019 – Dir: Alice Douard
Uma Irmã (Une sœur) 2018 – Dir: Delphine Girard
A aventura atômica (L’Aventure atomique) – Dir: Loïc Barché

11/02, 18h30
Para rir e se divertir
Classificação: 12 anos
Categorias: Say Cheese e Teen Spirit
Legendas em português

A Tração Dos Polos (La Traction des pôles) 2018 – Dir: Marine Levéel
Pelo Menos (Pile poil) 2018 – Dir: Lauriane Escaffre e Yvonnick Muller
O Canto De Ahmed (Le Chant d’Ahmed) 2018 – Dir: Foued Mansour
Ralha-Criançada (Gronde marmaille) 2018 – Dir: Clémentine Carrié

Serviço

Exibição de curtas-metragens do My French Film Festival 2020
Data: terças-feiras (21 e 28 de janeiro / 04 e 11 de fevereiro)
Hora: 18h30
Local: Aliança Francesa de Belém, na tv. Rui Barbosa, 1851 – Batista Campos
Entrada gratuita
Mais informações: (91) 3224-3998 e pelo site

Continue lendo

BELÉM

Quatro suspeitos de tráfico são flagrados com cocaína ingerida no Aeroporto Internacional de Belém

Publicado

em

PF prende suspeitos de tráfico internacional de drogas no Aeroporto Internacional de Belém. — Foto: Reprodução / Assessoria Polícia Federal

Outras porções da droga foram encontradas em peças de roupa do grupo. Exames foram realizados em um hospital público de Belém.

Quatro homens foram flagrados pela Polícia Federal no Aeroporto Internacional de Belém neste domingo (19), suspeitos de tráfico de drogas, ao tentarem transportar cocaína dentro do corpo. Outras porções da droga foram encontradas nas peças de roupa dos suspeitos. O grupo vai responder por tráfico internacional de drogas.

Os suspeitos seriam dois brasileiros e dois estrangeiros. Segundo informações preliminares, o grupo estaria indo para Caiena, capital da Guiana Francesa.

Exames apontam drogas dentro de corpo de suspeitos de tráfico internacional de drogas em Belém. — Foto: Reprodução / Assessoria Polícia Federal

O quarteto foi submetido a exames em um hospital público de Belém. O nome do hospital não foi divulgado. O resultado da ação da PF ainda será divulgado na noite deste domingo, durante entrevista coletiva em Belém. A perícia ainda está realizando análises.

A Infraero informou, por telefone, que não vai se manifestar sobre o caso, que é competência da Polícia Federal.

Passageiros que embarcam em voos no aeroporto internacional de Belém reclamaram de calor provocado pela falta de energia elétrica nesta sexta (2). — Foto: Gabriela Azevedo/G1
Passageiros que embarcam em voos no aeroporto internacional de Belém reclamaram de calor provocado pela falta de energia elétrica nesta sexta (2). — Foto: Gabriela Azevedo/G1

Continue lendo

Facebook

Propaganda

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Corpes Digital