

Sem categoria
Segundo turno transcorre sem problemas na área de segurança, no Pará
A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social informa que a operação para as eleições 2018 foi retomada na manhã do último sábado (27), para o segundo turno do pleito eleitoral. O esquema de segurança está centralizado e sendo monitorado no Centro Integrado de Comando e Controle, instalado no Centro Estadual Integrado de Inteligência, vinculado à Secretaria de Segurança.
Sistema Córtex- No Centro Integrado estão sendo computadas informações, em tempo real, sobre trabalho dos agentes de segurança pública e ocorrências registradas em todas as cidades paraenses, por meio dos coordenadores de segurança. Esses dados estão subsidiando, por meio do Sistema Córtex, o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, instalado em Brasília, pelo Ministério da Segurança, que recebe informações de todos os 26 estados e do Distrito Federal.
Integração com Brasília – Às 16h deste domingo, 28, representantes do CICC do Pará participarão de uma videoconferência com o Ministro da Segurança, Raul Jungmann. Durante o encontro virtual será informado ao Ministro o balanço parcial do andamento do pleito eleitoral. Neste horário participarão também os Estados do Espírito Santo (ES), Rondônia (RO) e Mato Grosso do Sul (MS).
Em tempo real – Mais de 280 câmeras de vídeo monitoramento possibilita a observação policial em todo o Estado. Técnicos do Centro Integrado de Operações e Comandos (CIOP) realizarão o monitoramento.
Efetivo– Para o segundo turno das eleições, mais de 8.500 agentes de segurança, entre Policial Militar, Guardas Municipais e Forças Armadas estão atuando nos municípios paraenses. 60 municípios contarão com a presença das Forças Armadas e 35 cidades com as Guardas Municipais locais. 287 viaturas estão sendo utilizadas na operação. A Polícia Civil ficará responsável pelos flagrantes registrados, quando no local não houver agentes da Polícia Federal.
Substituição – Por solicitação do próprio Juiz Eleitoral local, alegando que não haveria necessidade da presença de efetivo nacional, dois dos 60 municípios que receberam o apoio das Forças Armadas foram substituídos. Foram retirados da lista os municípios de Monte Alegre e Moju e ingressaram Cachoeira do Piriá e Barcarena.
Lei Seca – O Estado do Pará aderiu a Lei Seca proibindo a venda e o fornecimento, ainda que gratuito, de bebidas alcoólicas, no horário entre às 00h00 à 18h.
Ocorrência – Até o momento, nenhuma ocorrência policial foi registrada.
Fonte: Ascom/Segup