Conecte-se Conosco

Entretenimento

Show de Talentos Solidario no Teatro Maria Silvia Nunes

Publicado

em

No próximo dia,  a partir das 20h, será realizado o Show de Talentos Solidario no Teatro Maria Silvia Nunes, na Estação das Docas, com  abertura por Lucinha Bastos, produção musical de Mocotó Elétrico e muitos talentos.

Adquira seu ingresso e entre nessa corrente do bem e de solidariedade. Ajude a concluir a construção da “Maloca Milagre de Deus” em Anajás,  no Marajó,  que atende crianças carentes daquela região com aulas de música, disponibilizando professores e instrumentos musicais para aulas práticas, retirando essas crianças das ruas e das drogas.

Faça você também parte dessa transformação!! #amigassolidarias #IIIshowdetalentos #solidariedadefazbem #solidariedadefazadiferença

Continue lendo
Clique para comentar

Entretenimento

Belém das Ilhas faz um convite para conhecer o melhor de Belém no verão

Publicado

em

A estrada que vamos pegar a partir desta segunda-feira, 1º de julho, é pelo rio. Os sons de buzinas serão trocados pelos dos pássaros, os que gostam de desbravar os furos dos rios, neste verão, o rio de Belém, das ilhas de Belém.

A Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria de Comunicação Social (Comus), inicia a partir desta segunda-feira, começo do Verão 2019, uma série de reportagens especiais mostrando alguns dos rios que cercam a capital paraense e traz, ainda, opções de lazer com igarapés, restaurantes e trilhas.

Série especial – Uma cidade cercada por rios, com 39 ilhas ao redor, a capital paraense ganhou destaque nacional e internacional por apresentar paisagens paradisíacas, que nesta série foram capturadas pelo repórter fotográfico Fernando Sette, que eternizou, em cada imagem, os pontos escolhidos para a série especial. “Redescobrir lugares próximos a Belém é uma experiência fantástica. A cada restaurante visitado era um susto que eu tomava, ao ver a estrutura e o quanto as pessoas podem curtir em ilhas próximas, como a do Combu”, destaca Sette, que traz no currículo premiações em concursos da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PA).

Para a estudante de jornalismo, Jamyla Magno, que participou de cada visita às ilhas, a oportunidade foi incrível. “Foi a primeira vez em que tive a oportunidade de ir ao Combu e eu fiquei encantada com tudo que vi e conheci”, lembra. “Quando eu vi Belém, pela primeira vez, do meio do rio, as perguntas que eu tinha em mente mudaram. Eu queria saber mais sobre os serviços que os restaurantes oferecem, queria conhecer as pessoas que moram nas comunidades”, disse a estudante.

Durante os próximos dias, o internauta vai poder conhecer mais sobre o deslocamento às ilhas, saber quais opções de restaurantes podem ser encontrados do outro lado do rio, dicas de passeio e opções de trilhas guiadas por ‘seu’ Ladir, um senhor de 77 anos, que conduz turistas pelo terreno da família, localizada da ilha de Boa Vista. E, ainda, depoimentos dos que moram próximos ao rio, como a estudante Belisa Amaral, de 24 anos, graduanda de jornalismo.

“A minha descendência indígena me permitiu ter uma relação mais intimista com o rio, acredito nas lendas contadas pela minha avó e acho muito legal que seja o turismo seja valorizado para perto das comunidades ribeirinhas, mas sem invadir o espaço delas e sem que seja vendido como um espaço exótico apenas para lucrar”, comentou Belisa.

Fabiana Cabral, gestora da Comus, acredita que a série será um meio convidativo para quem ainda não conhece as ilhas que rodeiam Belém, ter a oportunidade de conhecer. “Tem gente que pensa que Belém tem apenas a ilha do Combu, mas temos muito mais que isso. Temos outros espaços tão atrativos quanto o Combu e com opções fantásticas para o lazer”, disse.

Continue lendo

Entretenimento

Câmara de Belém defende volta do programa de música reggae à rádio Cultura FM

Publicado

em

Mauro Freitas criticou a decisão do novo presidente da Funtelpa e pediu providências ao governador Helder Barbalho.

Como apoiador da cultura reggae e autor de dois projetos de lei relacionados ao tema, um que reconhece o Tributo a Bob Marley e outro que instituiu o Dia Municipal do Reggae no calendário oficial de Belém, o presidente da Câmara Municipal de Belém, vereador Mauro Freitas (DC), usou a tribuna da Câmara Municipal de Belém, na  terça-feira  passada (12), para se solidarizar com a nação regueira e recebeu apoio de todos os vereadores presentes.

O presidente manifestou indignação com a decisão do atual diretor da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), Hilbert Nascimento (Binho Dilon), que retirou o programa de música reggae da grade de programação da rádio Cultura FM, após 30 anos no ar. “O programa é uma ferramenta de defesa da cultura negra, defesa da juventude, da cultura de paz, da periferia e atinge uma camada grande da sociedade. É importante reconhecer a importância desse ritmo pra história”, afirmou Mauro.

O vereador Fernando Carneiro (PSOL) subscreveu o requerimento e justificou o apoio dizendo que existem muitas bandas autorais que produzem música reggae de altíssimo nível em Belém e em cidades do interior do estado do Pará. “Manter o programa é divulgar o trabalho dos artistas daqui. É importante não só manter o programa, como a equipe que faz a produção desse conteúdo”, disse Carneiro.

Mauro solicitou ao governador  do Pará que intervenha para que a decisão seja reconsiderada e ainda durante a sessão recebeu um retorno de  Hélder Barbalho. Segundo Mauro, o governador informou que vai rever a decisão do atual presidente da Funtelpa.

Continue lendo

Entretenimento

Shows de música regional encerram os festejos do aniversário de Belém

Publicado

em

O público aprovou a seleção de artistas que animou a noite no Portal

Para encerrar o dia festivo do aniversário de Belém nada melhor do que acompanhar shows de artistas locais em um dos pontos mais importantes da cidade, o Portal da Amazônia. Na noite do sábado, 12, os belenenses de nascimento ou de coração puderam celebrar com música regional e cantar o tradicional “Parabéns Pra Você” pelos 403 anos da cidade morena do cheiro-cheiroso.

Até quem mora do outro lado da cidade passou para assistir aos shows. “Eu moro na Mário Covas e sempre que tem festa aqui, sempre que eu posso, estou vindo para cá. A gente se sente seguro em trazer a família. Estou achando ótimo, maravilhoso”, conta Onorina Ferreira. A dona de casa estava acompanhada da numerosa família, que tem pessoas de vários lugares de Belém e que se encontram no Portal. “Veio a família toda. Aqui tem mais de 20 pessoas. E todo ano a gente vem, é muito bacana. Aqui na orla é nosso point”, destaca a vendedora Benedita Salgado, que também faz parte da turma.

“É muito bom ter uma festa dessa para a nossa cidade. A gente tem que aproveitar e estamos aproveitando”, disse o motorista Mauro Silva, que assistia ao evento acompanhado da esposa, Rosa Cravo. O casal conta que é bastante assíduo no Portal. “Moramos aqui perto e sempre viemos aqui no Portal. Eu gosto muito daqui. Quase todas as noites a gente vem aqui”, garante a estudante de pedagogia.

Os shows ficaram por conta de quatro bandas e um DJ que agitaram quem passou pelo local. A banda ACena abriu a programação com música afro-brasileira, Sérgio Leite & Banda apresentaram um repertório de músicas regionais, Henrique Senna & Banda deram um show de MPB e a banda Camarote Vip colocou o público para dançar com uma mistura de ritmos populares. O DJ Proefx apresentou um set de música eletrônica paraense intercalando com as outras atrações.

Encerramento da programação de aniversário de Belém atraiu um grande público ao Portal da Amazônia

 

A escolha dos artistas foi aprovada pelo público, que dançava e arriscava cantar junto com os músicos. “O que eu achei bacana é que são artistas da nossa terra, mesmo. Aqui é nossa raiz. E esse momento de lazer e festa na beira do rio é maravilhoso”, apreciou Flávio dos Santos. Desde cedo no Portal, o autônomo se antecipou e garantiu os petiscos para curtir a noite. “Trouxemos o isopor com nosso tira-gosto e nossa bebida para curtir bastante até o final”, disse.

Promover a participação de artistas locais nas manifestações culturais da cidade é uma das marcas da atual gestão da Prefeitura de Belém. A diretora do departamento de ação cultural da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Thaissa Scerne, explica que em novembro de 2018 foi aberto um edital com categorias para o réveillon e para o aniversário de Belém e essas atrações foram aprovadas, selecionadas, credenciadas e estão fazendo parte da grade de eventos.

“São artistas maravilhosos, com trabalhos autorais, trabalhos de cultura popular. É importante a gente dar uma misturada nos ritmos da nossa guitarrada, do nosso carimbó e dos trabalhos autorais que falam de Belém. Essa é a nossa homenagem à nossa cidade. A gente, da Fumbel, pensou com muito carinho nesse evento”, disse Thaissa.

Para garantir a segurança daqueles que passaram pelo Portal da Amazônia a Guarda Municipal de Belém (GMB) atuou com 90 agentes, cinco viaturas, seis motos e com o ônibus “Crack, é possível vencer”. A Defesa Civil esteve presente com 17 pessoas divididas em duas equipes realizando ações preventivas. O ordenamento do trânsito ficou por conta da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), que impediu a circulação de veículos nas vias onde estava sendo realizado o evento e o desvio das vias adjacentes.

Equipes da GMB garantiram a segurança de quem foi ver os shows que encerraram os festejos dos 403 anos de Belém

 

Pinheira/Comus PMB

Continue lendo

Destaque